restaurante Chicha em Cusco
Cusco

Chicha: experiência no restaurante de Gastón Acúrio em Cusco

Um dos restaurantes mais indicados por amigos quando estivemos em Cusco foi o Chicha do famoso chef Gastón Acúrio. O chef peruano é dono de vários restaurantes, inclusive do Tanta e do Astrid Y Gastón. Vale a pena conhecer este restaurante em Cusco. Afinal é uma forma de conhecer a gastronomia de um dos chefs mais premiados.

O que é Chicha?

Antes de mais nada, você sabe o que significa Chicha? Chicha é uma bebida fermentada a base de milho e outros cereais produzida pelos povos indígenas da região dos Andes. Eu tive a oportunidade de provar a bebida no passeio ao Valle Sagrado.

bebendo Chicha
Bebendo Chicha no Peru

A bebida lembra muito um caldo de cana, até mesmo no aspecto turvo, só que a base de milho. O gosto é bem doce com um azedo ao fundo, como de uma fruta passada. Foi interessante experimentar e segundo explicaram, é uma bebida riquíssima em nutrientes. Além disso, é uma bebida super popular entre os peruanos.

O restaurante de Gastón Acúrio em Cusco

Voltando ao restaurante, o nome é justamente em homenagem a essa bebida local. O restaurante fica na Plaza Regocijo, uma praça que fica a uma quadra da principal praça da cidade, a Plaza de Armas. Mais especificamente, localizada em um grande casarão branco, onde podemos ver ao alto o nome CHICHA.

Da entrada vemos uma escada que nos leva ao andar de cima onde fica efetivamente o restaurante.A decoração é bem simples, com muitos quadros de milhos. Contudo, a parte do bar chamou mais minha atenção que o resto do restaurante.

Como eu estava louco para provar o vinho peruano, pedimos uma garrafa de Intipalka Chardonnay que não é tão bom. Porém, não recomendo tomar bebida alcoólica se for seu primeiro dia na cidade, devido à altitude. Primeiramente, ambiente-se à região.

Experiência Gastronômica no Chicha

O cardápio é super intituitivo quanto à divisão em: “Del Mar”, “De La Tierra”, “Del Mundo”, “Del País”, “Del Cusco” e “Del Dulce”. Pedimos o Pulpo a la brasa que vinha um polvo delicioso com tarwi – um estilo de tremoços – e salada de yacón (um tipo de batata da região) e rabanete. Ademais, escolhemos o Tabule Cusco Suecia, um tabule de quinoa com peixe defumado, yacón e algumas hortaliças da região. Bem gostoso!

Por fim, de sobremesa optamos pela Degustación de suspiros que vem em quatro tipos. O tradicional com doce de leite, de camu camu e de lúcuma (duas frutas da região) e café. Pedimos também o Soufflé de chocolate de Quillabamba que vem acompanhado de sorvete de muña, que lembra menta. Tudo maravilhoso.

Pratos do restaurante Chicha em Cusco
Pratos do restaurante Chicha em Cusco

Optamos por fazer nosso primeiro almoço em Cusco no Chicha. Mas confesso que não achei o clima do restaurante a essa hora tão intimista. No entanto, já vi fotos de amigos que foram jantar lá, até mesmo por indicação minha, e achei o clima (pelas fotos) mais agradável. Então fica a dica! Foi uma experiência interessante, mas em uma próxima oportunidade pretendo ir no jantar. Talvez, quem sabe, pedir o menu degustação.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *