Hotel Plaza de Armas
Cusco

Hotel em Cusco de frente para a Plaza de Armas

Cusco é uma cidade relativamente pequena, considerando a parte turística que está em volta da praça principal da cidade, a Plaza de Armas. Na hora de reservar o hotel em Cusco, priorizei a localização próximo à praça. Por isso, escolhemos o Hotel Plaza de Armas Cusco.

Estrutura do Hotel em Cusco

O hotel fica em um casarão de esquina, que abrange um bom quarteirão de uma rua transversal à praça. Contudo, a entrada e recepção do hotel estão de frente para a Plaza de Armas de Cusco, no primeiro andar. 

Como a cidade está a 3.400 metros acima do nível do mar, é normal que seus visitantes venham a desenvolver o mal de altitude, também conhecido como soroche. Uma das formas de amenizar esse mal é tomando o chá de coca, feito da folha de coca. Então, logo ao chegar, enquanto a recepcionista localizava nossa reserva, já nos foi servido um chá de coca e também bala de coca.

chá de coca no hotel em Cusco
Chá de coca nas boas-vindas

Eu adorei o gosto do chá e tomava todos os dias no café da manhã e sempre que parava na recepção. O hotel disponibiliza uma garrafa térmica com água e um pote com as folhas de coca para você colocar na xícara e fazer seu próprio chá. Eu não sofri muito com o mal de altitude, tive apenas uma dor de cabeça mais forte na primeira noite. Mas acho que porque bebi vinho e pisco logo no primeiro dia, mesmo já sabendo que NÃO era aconselhado. Então, se quiser sair ileso, evite bebidas alcoólicas no primeiro dia.

Nosso quarto em Cusco

Reservamos o quarto duplo standard com cama king que ficava no 2º piso. Existem quartos no piso superior (3º), mas ao que pude perceber eram de categoria mais cara. A saída do elevador dava direto no restaurante do hotel, onde inclusive é servido o café da manhã que estava incluído na diária. Dali, uma porta separava do corredor onde ficam os quartos.

O quarto era de bom tamanho, com um mini-closet e pia que levava para o banheiro em si. Para nós foi bem satisfatório, mas para aqueles que querem quartos imensos e bem luxuosos, ideal escolher outra categoria. Todo dia o pessoal da limpeza deixava um chocolate para nós, um mimo simples, porém válido. A wi-fi pega em todo hotel e funcionava bem.

Quarto do hotel em Cusco
Nosso quarto no hotel em Cusco

Nossa janela era para a rua lateral e para aqueles que são mais sensíveis a barulho para dormir, pode vir a ser um incômodo. Isso porque o movimento na praça fica até tarde. Como fomos na semana santa, inclusive pegamos uma procissão que passou embaixo da nossa janela. Achei até bonito e mesmo assim era por volta das 20h. Na verdade, o barulho não me incomodou dia algum, já que voltávamos exaustos dos nossos passeios.

Leia sobre nosso bate-volta de Cusco para Pisac e Ollantaytambo

Serviço do hotel

O café da manhã era bem servido com pães, frios, iogurtes, geleias, além de sucos e café. Podia pedir ovo mexido ou omelete, ambos feitos na hora. Do restaurante inclusive, a vista era perfeita. Podíamos ter uma vista total da Plaza de Armas, que à noite fica mais linda ainda iluminada como na foto tirada da sacada do restaurante.

vista da Plaza de Armas
Plaza de Armas em Cusco vista do hotel

Para nós que ficamos fora o dia todo explorando a cidade de Cusco e os parques arqueológicos em povoados vizinhos, o hotel foi de ótimo custo-benefício. Recomendamos.

Uma dica se você for subir Machu Picchu em um dia e voltar para Cusco para pegar seu voo de volta. Mesmo que vá dormir em Águas Calientes, mantenha seu quarto reservado em Cusco também. Dessa forma você pode deixar suas malas no hotel e evitar de carregá-las de um lado para outro.

Endereço: Av. Portal Mantas, 114 – Tel.: +51 84-225959

Fotos: Leo Vidal e hotel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *