cervejas Pappa Jack
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Cervejas Pappa Jack para harmonizar com as pizzas

A pizzaria Pappa Jack lançou sua linha de cervejas artesanais. Com o intuito de harmonizar com as pizzas da casa, são quatro tipos de cervejas Pappa Jack. Fui convidado para uma harmonização especial e deixo aqui as dicas para quem quer combinar cerveja e pizza.

Ambiente da Pappa Jack

Com inspiração no grande artista dos palcos e das panelas Jack Le Grand, assim nasceu o Pappa Jack. Apesar do nome de gringo, o artista brasileiro dedicou sua vida à música e à cozinha. Além das pizzas, o Pappa Jack apresenta um cardápio com pratos que misturam o resgate da culinária familiar.

São três filiais no Rio: Barra da Tijuca, Leblon e Copacabana. Foi na Pappa Jack de Copacabana que tive a chance de experimentar as cervejas artesanais Pappa Jack. O grande salão interno é perfeito para reunir os amigos e familiares, já que há espaço para mesas grandes. Na parte externa, algumas mesas para quem gosta do ar livre no melhor estilo carioca.

Ao fundo, o grande forno a lenha, de onde saem as saborosas redondas. São mais de 30 sabores que podem ser servidos em massa tradicional ou integral. Além disso, o cliente pode optar por massa sem glúten e queijo de búfala sem lactose.

Harmonização das cervejas Pappa Jack

Um detalhe interessante a se observar é o design das garrafas. O design diferencial permite uma espuma mais uniforme e cremosa, impedindo o contato do líquido com o ar. Desta maneira, mantendo a temperatura do líquido por mais tempo.

As cervejas artesanais da pizzaria recebem nomes em homenagem a grandes cantores, alguns da música italiana. Então vamos conhecer cada uma, com sua sugestão de pizza para harmonização.

Di Capri

Para quem gosta de uma boa cerveja Pilsen, a Di Capri é a pedida certa. Inspirada em Pepino Di Capri, é çeve e com notas cítricas. Apresenta IBU de 12 e teor alcoólico de 4,2%. A sugestão de harmonização é com a clássica Margueria Gourmet. A pizza leva molho de tomate natural, orégano chileno, folhas de manjericão fresco, muçarela de búfala, tomate cereja temperado gratinado com Grana Padano. As notas leves e semelhantes da cerveja e da pizza combinam perfeitamente, trazendo elegância ao paladar com simplicidade.

Sinatra

Ao experimentar a Sinatra é a vez de saborear uma Munich Helles. Este estilo de cerveja tradicional de Munique homenageia Frank Sinatra. Ela apresenta teor alcoólico de 4,2% e IBU de 14. As notas de cereais e aveia combinam perfeitamente com a Zucchini ao Pesto. A pizza leva além do molho de tomate e orégano chileno, muçarela de cura especial. Além disso, o destaque fica para as lâminas de abobrinha, berinjela desidratada e uma leve camada de pesto de manjericão, gratinada com parmesão.

Pavone

A cantora Rita Pavone dá nome a essa American Lager. Mais floral e frutada que as anteriores, a Pavone traz um leve amargor e sabores complexos. O teor alcoólico é de 5,2% e IBU de 20. Perfeita para acompanhar a pizza de Parma e Rúcula que traz ao paladar sabores robustos. A pizza é feita com molho de tomate natural, orégano chileno e muçarela de cura especial. Quando sai do forno recebe uma salada de rúcula com tomate cereja, azeitona e parmesão. Por fim, lâminas de presunto de Parma.

Pavarotti

A Red IPA de gosto intenso e encorpado não poderia homenagear outra pessoa, que não o tenor Luciano Pavarotti. Mais lupulada, com IBU de 40 e teor alcoólico de 6,2%. Harmoniza perfeitamente com a Pappa Premium. A pizza que leva o nome da casa tem recheio de cebola roxa e muçarela de cura especial. Além disso, leva pepperoni, linguiça calabresa artesanal e pancetta. Por fim, é gratinada com parmesão. Apesar dos sabores fortes, a Pavarotti ajuda no corte da gordura dos embutidos servidos na pizza.

Claro que você pode escolher apenas tomar a cerveja enquanto experimenta alguns dos petiscos, por exemplo. Assim como os pratos ou outros sabores de pizza que a casa oferece. Porém, caso tenha vontade de experimentar todos os quatro tipos de cerveja, a sugestão é seguir inclusive, a ordem apresentada. Harmonizar cerveja e pizza na Pappa Jack é apreciar a gastronomia italiana sem abrir mão da descontração carioca.

Pappa Jack Barra da Tijuca – Av. das Américas, 8585 – loja 162 – Tel.: (21) 3005-1234

Pappa Jack Copacabana – R. Raimundo Corrêa, 11 – Tel.: (21) 3005-1234

Pappa Jack Leblon – Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Tel.: (21) 3005-1234

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *