câmbio no Japão
Hiroshima Kyoto Matsumoto Osaka Tóquio

Câmbio no Japão: qual moeda levar e como trocar dinheiro

Viajar para locais onde as moedas não são o dólar americano ou Euro, sempre causa dúvida, em especial sobre qual moeda levar para trocar. No país do sol nascente, a moeda oficial é o iene, por isso o câmbio no Japão é obrigatório. Mas qual moeda levar e como fazer esse câmbio?

Qual a moeda levar para o Japão?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que levar ienes já daqui do Brasil pode parecer interessante e mais prático. Contudo, não são todas as casas de câmbio que vendem a moeda, e nas que vendem, muitas vezes você tem que encomendar com uma certa antecedência. Além do mais, a quantidade de notas que você terá que levar para uma viagem ao Japão pode gerar um volume um tanto incômodo.

Por lá circulam apenas notas de 1.000 (mil), 5.000 (cinco mil) e 10.000 (dez mil) ienes. Mais raras, algumas notas de 2.000 (dois mil ienes), porém, nos 19 dias no Japão, não vi uma, sequer. Outro fato importante é levar um porta-moeda porque no Japão eles usam muitas moedas e elas tem um valor considerável. A mais alta de 500 (quinhentos) ienes equivale a 5 (cinco) dólares americanos. Além da de 500, circulam moedas de 1 (um), 10 (dez) e 100 (cem) ienes, e também as de 5 (cinco) e 50 (cinquenta). Detalhe que essas duas últimas apresentam um furo no meio, sendo a de cinco dourada e a de cinquenta prateada.

As moedas mais aceitas para câmbio no Japão são o dólar americano, o Euro e o dólar australiano. Outros tipos de moeda só em casas de câmbio de agências de viagens ou no aeroporto. Quando estivemos no Japão em 2016, levamos apenas dólares americanos que em média tinha uma conversão de 95 (noventa e cinco) ienes para cada 1 (um) dólar americano. No caso do Euro, a cotação estava um pouco mais alta. Em média 104 (cento e quatro) ienes para cada 1 (um) Euro. Por isso, achamos mais vantajoso levar dólar, já que a diferença de conversão não era tão grande. Além disso, para nós sai mais barato comprar o dólar americano, em relação ao Euro.

Onde fazer câmbio no Japão?

Aeroporto

O primeiro local onde trocamos dinheiro foi no guichê que fica dentro do aeroporto de Narita, já que precisávamos de ienes para comprar o bilhete do trem que leva do aeroporto para o centro de Tóquio. Trocamos apenas uma quantia mínima, uma vez que a tarifa cambial em aeroporto normalmente é desvantajosa. Surpreendentemente, depois de ver as taxas de câmbio no centro de Tóquio, percebemos que a do aeroporto foi uma das mais altas e que valeria a pena ter trocado mais dinheiro lá.

Hotéis

Um lugar bem seguro para trocar dinheiro certamente é no balcão da recepção do seu hotel. Porém, em alguns hotéis, como foi o caso em Osaka e Kyoto, há um limite diário de troca por quarto ou por pessoa. No nosso caso, em ambos hotéis o limite era de 300 dólares por quarto.

Faça reserva do seu hotel no Japão por aqui. Garanta bom preço e ajude o Panorama de Viagem a se manter no ar, sem pagar nada a mais por isso.

Currency Exchange Machine para câmbio no Japão

Pode ser que seu hotel tenha uma máquina de troca de dinheiro. Foi o caso do Sunroute Plaza Shinjuku onde ficamos hospedados. Esta é uma forma bem fácil. Basta inserir as notas de dólar que ela já te dá o valor equivalente em ienes. Essas máquinas aceitam outros tipos de moeda e também são muito comuns em lojas de departamento. Às vezes até nas estações de trem conseguimos encontrar uma dessas. A tarifa cambial é super variável, então achou uma com boa cotação, já vale a pena trocar.

câmbio no Japão
Máquinas de troca de dinheiro

Banco é opção para câmbio no Japão

Outra forma segura de trocar dinheiro é se dirigir a um banco que tenha o serviço de câmbio. Em algumas cidades pequenas, como foi nosso caso em Matsumoto, não achávamos a máquina de câmbio e nem no hotel eles faziam esse serviço. Logo, fomos ao banco indicado por eles (Hachijuni Bank). O serviço, como quase todos no Japão, foi perfeito e fomos muito bem atendidos. Importante ressaltar que nesse caso é importante estar com o passaporte ou ao menos uma cópia do mesmo em mãos.

Banco em Matsumoto

Lojas de Câmbio na Rua

Em Tóquio, precisamos trocar um pouco de dinheiro no final da viagem e trocamos em uma loja de câmbio na rua mesmo. Optamos por trocar valores baixos e não tivemos problemas. Alguns ambulantes oferecem serviço de troca de dinheiro, mas eu não aconselho trocar com eles.

Em agosto de 2016, o câmbio que usávamos para conversões rápidas para dólar era de 100 vezes, ou seja, 100 (cem) ienes equivaliam a 1 (um) dólar americano.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

One thought on “Câmbio no Japão: qual moeda levar e como trocar dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *