NOTÍCIAS

500 anos da morte de Leonardo da Vinci na Toscana

Em maio deste ano a morte de Leonardo da Vinci completará 500 anos. Quem estiver na região da Toscana, Itália, durante o período não pode deixar de visitar as cidades de Vinci, Anchiano – onde o italiano nasceu – e Florença, que guardam museus dedicados à história deste consagrado artista e inventor.

Vinci, comuna localizada a aproximadamente uma hora de Siena, preserva as típicas paisagens toscanas, com vinhedos e olivais, e abriga o Museu Leonardiano, que mantém em sua biblioteca uma das coleções mais extensas e originais, com manuscritos, desenhos, invenções e obras literárias de Leonardo da Vinci. Lá pode-se observar as reproduções de sua bicicleta e da “máquina voadora”, algo parecido com a atual asa delta. O local receberá diferentes eventos em abril e maio, incluindo a exibição de filmes sobre a vida do artista e encontros com especialistas.

Outros dois importantes espaços culturais são o Museu Ideale Leonardo da Vinci, que conta com uma coleção de pinturas originais e a casa natal de Leonardo, localizada em Anchiano, a cinco minutos de carro de Vinci. Nela, o turista encontra uma narração audiovisual do italiano através de tecnologia tridimensional.

Já em Florença está o Museu Leonardo da Vinci, ótimo para visitas com crianças e muito próximo ao centro histórico da cidade e à Catedral de Santa Maria del Fiore. Sua sala principal reúne mais de 40 máquinas construídas em tamanho real, seguindo os projetos originais, e na sala das pinturas há reproduções das principais obras de Leonardo. Ainda, na sala da anatomia há uma projeção com suas pesquisas sobre o corpo humano.

Todas as cidades estão a curtas distâncias do hotel Laticastelli Country Relais, que inicia a sua temporada 2019 em 11 de abril, sendo uma ótima opção de hospedagem para quem pretende explorar a Toscana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *