A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus após três dias de sua crucificação. Em abril, o Memorial da Devoção de Nossa Senhora Aparecida preparou uma exposição de esculturas contando a vida de Jesus de Nazaré.
A exposição gratuita “A Trajetória de Jesus de Nazaré sob o olhar de Wandecok Cavalcanti” reúne 38 peças feitas em argila, que apresentam importantes passagens bíblicas referentes a vida de Jesus de Nazaré, desde a Anunciação do Anjo a Maria até a Ascensão aos Céus.
Natural de Caruaru (PE), Wandecok Cavalcanti é autodidata e com facilidade de absorver fotograficamente as figuras por ele estudadas nas igrejas e museus dos estados de Pernambuco e Bahia.
Com um talento excepcional para transmitir expressões por meio do barro, o Wandecok retrata, de forma cronológica e com riqueza de detalhes, 17 cenas da trajetória de vida de Jesus de Nazaré, representando os acontecimentos e personagens que fazem parte da história do símbolo maior da fé católica.
As peças foram confeccionadas com terracota e cinco tonalidades de argila (marfim, preta, creme, shiro e tabaco). Utilizando diferentes pontos de queima da matéria prima, o artista consegue reproduzir de forma natural vários tons de cores, diferenciando cabelos, peles e vestimentas, sem o uso de nenhum tipo de pigmento ou pintura.
A exposição “A Trajetória de Jesus de Nazaré” tem curadoria de Jorge Brandão e está em exibição no Cinemuseu no Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida no interior de São Paulo.