Cream Tea da Inglaterra
NOTÍCIAS

Você conhece o tradicional Cream Tea da Inglaterra?

Dia 25 de junho de 2021 é Dia Nacional do Cream Tea da Inglaterra, celebrando o que se tornou um ritual britânico único. Mas você já ouviu falar nessa tradição, que é diferente do conhecido chá da tarde (afternoon tea)? Então, leia o artigo abaixo e conheça essa tradição para viajar para a Inglaterra sem sair de casa.

Ao contrário do chá da tarde, o cream tea pode ser apreciado a qualquer hora do dia entre as refeições. Além disso, ele pode ser encontrado no cardápio de salões de chá em toda a Inglaterra. Um cream tea é uma refeição leve que consiste em scones, geleia de frutas, creme de leite e um bule de chá recém-feito. É comumente servido no sudoeste da Inglaterra (onde ficam as regiões de Devon e Cornualha), mas também pode ser encontrado em outras partes do país.

História do Cream Tea da Inglaterra

Se formos buscar a história do Cream Tea da Inglaterra, voltaremos a 1662, quando Catarina de Bragança se casou com Charles II. A partir daí se tornou costume tomar chá na corte, tornando a bebida popular em todo o mundo, posteriormente. Em 1706, Thomas Twining abriu o primeiro salão de chá de Londres. Era um ambiente muito mais convidativo para uma senhora do que as casas de café, voltadas para os cavalheiros.

A tradição do cream tea da Inglaterra floresceu na região conhecida como Westcountry após a alta do turismo na década de 1850. Os visitantes seguiram para o sul do país em busca de relaxamento e prazer. Hotéis, casas de chá, casas de fazenda e cafés ofereciam deliciosos cream teas à tarde, feitos com os melhores ingredientes locais. A geleia era invariavelmente de morango. E o creme estava sempre coalhado.

Salões de chá para aproveitar o Cream Tea da Inglaterra

Bettys Tea Room

Bettys foi fundado em 1919 pelo confeiteiro suíço Frederick Belmont. Segundo dizem, ele pretendia abrir um negócio na costa sul da Inglaterra, mas pegou o trem errado e acabou em Harrogate, Yorkshire. Ali então abriu o primeiro Bettys.. Existem seis Bettys Tea Room Cafés localizados em Yorkshire, incluindo Harrogate e York, onde servem o cream tea da Inglaterra.

Fir Tree House Tearooms

Fir Tree House, originalmente parte da Penshurst Estate, foi construída no século 16 em estilo tradicional de Kent. A casa é cheia de personalidade, com as cinco mesas de chá feitas de pinho escocês de 250 anos – de uma árvore que morreu após uma tempestade de 1987. Os salões de chá ficam abertos de quarta a domingo.

The Secret Garden

Também em Kent, o Secret Garden serve cream tea da Inglaterra com morangos frescos de origem local e geleia em um terraço com vista para um jardim murado. Em anexo a uma mansão do século 18 projetada por Robert Adams. Todos os scones são assados no local.

Victoria & Albert Museum

Garden Café é um oásis aninhado no meio do icônico museu em Londres, aberto durante todo o ano. Em meio a um cenário idílico, é possível desfrutar scones recém-assados do V&A Café e uma seleção de chás especiais disponíveis durante todo o dia. Um cream tea também está disponível dentro do café principal, o V&A Café.

Bedford Hotel

A cidade de Tavistock, em West Devon, afirma ser o berço do cream tea. Segundo manuscritos antigos, a tradição remete aos monges da abadia beneditina de Tavistock. Então se estiver visitado a região, o Bedford é um elegante hotel no coração da cidade especializado em cream teas e que fazia parte da histórica abadia beneditina.

Margaret’s Rustic Tea Room

Na Cornualha, este salão de chá nada mais é do que uma caravana estática cercada por bancos de piquenique. No entanto, com a proximidade do rio, a uma curta caminhada da praia de Northcott Mouth, é uma experiência eclética de cream tea da Inglaterra. O Margaret’s Rustic Tea Room está ganhando fama por ser um dos melhores lugares para o cream tea na Cornualha.

Receita Especial de Scone para acompanhar o Cream Tea da Inglaterra

Há duas opções de chá disponíveis: a receita completa com a mistura de pequenos sanduíches e bolinhos (petit fours) e o tradicional cream tea. Além de um chá quente, tudo o que você precisa é de um pouco de creme coalhado (um creme de leite muito espesso), uma geleia saborosa… e, claro, scones, um tipo de bolinho delicioso, típico do chá da tarde. Por isso, separamos uma receita especial de Scone para você tomar seu Cream Tea da Inglaterra em casa.

Ingredientes para 8 scones (4 pessoas):

  • 230g de farinha de trigo
  • 150ml de leite
  • 1 ovo
  • 60g de manteiga sem sal, cortada em cubos
  • 25g de açúcar
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira com manteiga ou cubra-a com um pedaço de papel manteiga.
  2. Misture em uma tigela a farinha, o fermento, o açúcar e o sal, de maneira uniforme. Depois acrescente o leite.
  3. Adicione os cubos de manteiga frios (não os derreta), e então os amasse tudo até adquirir uma massa lisa.
  4. Estique a massa em uma superfície revestida com farinha, de forma que ela fique com 2 cm de altura. Recorte a massa com o auxílio de um copo ou de um cortador de biscoitos redondo.
  5. Pincele os bolinhos com uma mistura de ovo com um pouco de leite.
  6. Asse a massa até que os bolinhos cresçam e fiquem levemente dourados. Normalmente leva em torno de 15 a 20 minutos, mas o tempo pode variar de acordo com o seu forno.
  7. Pronto! Agora é só servir os scones em seu Cream Tea da Inglaterra em casa.

Confira nossa experiência de Chá da Tarde em Toronto

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *