Micro Bar Leblon
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Micro Bar: um brinde à coquetelaria no Leblon

Quem passa pela movimentada Ataulfo de Paiva no Leblon, descobrirá o Micro Bar. O cantinho aconchegante enaltece a coquetelaria carioca pelas mãos do mixologista italiano Nicola Bara. Fui convidado a conhecer o menu de comidinhas e provar os drinques que estão super aprovados.

Ambiente do Micro Bar

Inaugurado em 2018, o Micro Bar exibe um clima aconchegante. A meia luz do bar contrasta com a iluminação verde do topo do balcão e o colorido das garrafas no painel de fundo também iluminado. O balcão amplo é convidativo para quem gosta de solicitar os drinques diretamente ao bartender. A decoração segue a tendência do toque industrial, trazendo vida nas samambaias espalhadas pelo bar. Do lado de fora, as mesas invadem a calçada à noite, dando aquele clima bem carioca ao bar.

Ambiente Micro Bar
Ambiente do Micro Bar

A carta de drinks

À frente do bar está o mixologista Nicola Bara que já passou pelo SubAstor de São Paulo. Na carta estão os signature drinks de onde se destaca, por exemplo, o Terra e Alma (2). Um blend de scotch whisky, catuaba artesanal, licor de alcachofra, geleia artesanal de jabuticaba, bitter aromático e absinto. Drink aromático, com ingredientes potentes bem dosados.

Contudo, para mim a melhor seção do cardápio é a de Inspiração Brasileira. Nela, Nicola acrescenta insumos bem típicos do Brasil a suas criações. Meu preferido foi o Tamarindo e Pera (1) feito com Gin Tanqueray, pera, soda artesanal de tamarindo, gengibre e pacová, finalizado com suspiro. Ótima aposta para o verão. Quem gosta de cachaça, pode se aventurar no Flor Elétrica (3). Feito com blend de cachaça infusionada com jambu e Nega Fulô Carvalho, mel, chá verde e suco de limão siciliano. Servido em copo baixo, a apresentação traz flores sobre uma folha de papel alumínio.

Os fãs de gin tônica podem comemorar, pois o Micro Bar tem uma seção dedicada aos GTs. O mais interessante foi o Micro Gin, feito com gin, ginger beer, limão siciliano, tangerina, mel, canela, tomilho e tônica. Inclusive, a água tônica é produzida na casa, com receita desenvolvida pelo mixologista.

Quer se surpreender? Então peça o This Is Not A Piña Colada (4). Só a apresentação já é totalmente diferente do que você espera de uma Piña Colada. É justamente esse o interessante do drinque, que leva Bacardi Carta Blanca, leite de coco artesanal, suco de limão taiti, xarope de coco artesanal, abacaxi e mix de especiarias. Servido em copo longo, o drinque é finalizado com uma rodela de ganache de chocolate branco. Por fim, a carta ainda conta com uma seção de drinques sem álcool.

Drinks no Micro Bar

Comidinhas para acompanhar

As comidinhas para acompanhar as criações do Nicola ficam por conta da chef Juliana Reis. Ela já esteve à frente de restaurantes como, por exemplo, o Epifania e Manifesto. Sua inspiração vem da gastronomia contemporânea com um toque de brasilidade.

Entre as opções frias, o ceviche de peixe branco temperado com leite de coco, cebola roxa, coentro e acompanha chips de batata doce. Sem dúvida um dos melhores que já comi. Já a burrata é servida com rúcula, tapenade de azeitona, molho pesto, tomate confit e torradas de pão sourdough.

Para dividir, os espetinhos de camarão e queijo coalho temperados com melado picante são uma ótima pedida. Completando o tom de brasilidade, barquinhas de tapioca com recheio de coalho com geleia de abacaxi e de carne seca com catupiry. Essa de carne seca é deliciosa. Bem diferente, o Pork Tacos é feito de massa de pastel com pernil desfiado, sour cream e tartare de abacate.

Comidinhas da chef Ju Reis

Quem prefere aquela comidinha elegante, pode escolher ainda entre três opções de bowls. Experimentei a moquequinha, feita com peixe, pimentões, coentro, ceviche de banana e farofa de alho. Bom tempero e saborosa. Para sobremesa, a granada de doce de leite, servida em colheres e finalizada com flor de sal. Achei grande e consequentemente enjoativa, mas quem gosta de doce de leite, certamente irá se deliciar.

Bowl de Moquequinha e sobremesa

O Micro Bar funciona de terça a quinta das 18h à 01h; sexta e sábado das 18h às 02h; e aos domingos das 18h às 00h. Sem dúvida, uma boa pedida para uma sexta-feira à noite ou curtir o final de semana com os amigos.

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1079 – Loja F – Leblon – Tel.: (21) 99435-0307

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *