guia de compras em Tiradentes
Tiradentes

Compras em Tiradentes: o que vale a pena comprar?

Tiradentes atrai os turistas pela sua tradição histórica e pela alta gastronomia. Além disso, a cidade histórica mineira exibe uma grande variedade de lojas de todos os tipos. Com tantas ofertas de lojas e preços dos mais variados, será que vale a pena fazer compras em Tiradentes? Tire suas próprias conclusões ao ler nosso relato e deixe seus comentários.

Antes de mais nada, saiba que mesmo que não tenha interesse em grandes compras em Tiradentes, você vai levar alguns souvenires para casa. As principais lojas de Tiradentes estão espalhadas pelas ruas Direita e Ministro Gabriel Passos. No entanto, é possível encontrar outras lojas afastadas do centro histórico ou então nas ruas transversais que unem as ruas mencionadas anteriormente.

Guia de compras em Tiradentes

Algo muito comum de se encontrar em Tiradentes são peças de cerâmica artesanal. Não deixe de passar nas lojas Scarlatelli e na Casa Grande Cerâmicas Artesanal. Esta última, não conseguimos visitar pois estava fechada em férias coletivas. Os preços das cerâmicas não são tão atrativos, pois não diferem muito do que podemos encontrar nos ateliês que vendem pelo Instagram. Mas se você olha a peça e se apaixona, então vale a pena investir. Fora do centro histórico, vale conhecer o RM Cerâmica Artística e o ateliê Nicia Braga Cerâmica. Inclusive, as peças da Nicia Braga são utilizadas no Angatu Restaurante.

Quem gosta de artigos de decoração, precisa conhecer a Galeria Brasileirinho na Rua Direita. A loja reúne o melhor da arte popular brasileira para compras em Tiradentes. São itens de diversos artistas brasileiros, funcionando como um colab. Um outro colab interessante é o da Semana Criativa de Tiradentes, na Rua do Chafariz. Mas sem dúvida, a loja que eu mais gostei de conhecer foi a Marcas Mineiras, que fica no Largo das Mercês. Além de ter vários itens de decoração, jardinagem e móveis, abriga um charmoso café aos fundos, onde lanchamos.

Lojas para Compras em Tiradentes
Galeria Brasileirinho / Café e Loja Marcas Mineiras

Além disso, no roteiro de compras em Tiradentes não pode faltar o estanho. A cidade é famosa por deter a maior produção de estanho do Brasil. Então, recomendo visitar a Imperial Estanhos e a Faemam Estanhos para comprar itens feitos nesse metal. Os itens vão desde baldes de gelo a conjuntos completos de chá com bules e xícaras. Para itens criativos em madeira, sugiro visitar a Woodland Studio Design. São tábuas em madeira com diversos formatos e desenhos em lâminas naturais coloridas. Para móveis em madeira, a sugestão é o Empório Patrícia Barbosa, onde compramos cadeiras para a mesa de jantar.

Comidas e Souvenires

Por quê não comprar os famosos doces mineiros? Seja para comer no hotel ou levar para casa como souvenir, sempre vale a pena comprar um docinho. Na Chocolateria Puro Cacau comprei um delicioso licor de chocolate, mas eles também vendem chocolates, licores de outros sabores e sorvetes. Na O Rocambole & Cia vale a pena comprar um dos diversos queijos mineiros premiados e a tradicional goiabada. Doce de leite também é uma boa pedida de compras em Tiradentes e eles podem ser encontrados em diversas lojas, das mais diversas marcas.

Por fim, vale a pena levar chocolates especiais da loja da Jane’s Apple que fica na Rua Direita. Mas a loja que eu mais gostei de conhecer e que merece estar no seu roteiro de compras em Tiradentes é a Casa das Latas. São várias filiais em Tiradentes e até uma em Bichinho. São latas decorativas para ter em casa na cozinha ou simplesmente com desenho de pontos turísticos de Tiradentes para você presentear familiares e amigos. Dentro das latas você pode incluir balas de caramelo, chocolates e bombons. Certamente um presente que quem receber vai adorar!

Casa das Latas Tiradentes
Casa das Latas em Tiradentes
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *