Com localização na Serra Fluminense, o Parador Lumiar é um refúgio em meio a natureza. Perfeito para quem quer desacelerar e curtir um momento mais relaxante. Além disso, a gastronomia é um capítulo à parte e merece destaque. O hotel conta com seu próprio restaurante em uma proposta que mescla alta gastronomia, cultura local e o charme do Parador Lumiar. Recentemente, o chef Igor Barroso assumiu a cozinha do restaurante e fiz uma degustação dos pratos que entrarão no cardápio.
Vale ressaltar que o restaurante do Parador Lumiar funciona diariamente para os hóspedes. No entanto, visitantes e não hóspedes também podem aproveitar da cozinha que privilegia o uso de insumos locais e ingredientes frescos. Aliás, muitos deles são de cultivo na própria horta orgânica do hotel, como, por exemplo, mandioca, mel de laranjeira, cará, ovos de galinhas caipiras. Ainda frutas como carambola e amora. Tudo é preparado na casa, com a premissa da horta para a mesa.
Sobre o chef Igor Barroso
O chef Igor Barroso iniciou sua trajetória na gastronomia ainda jovem, acompanhando sua mãe na cozinha do restaurante da família, onde desenvolveu seu paladar e aprendizado com os sabores. Profissionalmente, começou como garçom no Hotel Parador Lumiar aos 16 anos. Com o tempo, passou a se envolver mais na cozinha, quando recebeu convite para trocar de setor. A partir daí, começou sua carreira como cozinheiro profissional ao lado do chef Isaías Neries, com quem trabalhou por dez anos como subchefe.
Autodidata, o chef Igor Barooso sempre se atualiza por meio de pesquisas e vídeo aulas. Ao receber a proposta de assumir a cozinha do Parador, seguiu a tradição de valorizar o uso de ingredientes locais e aqueles cultivados na horta do hotel. Sua especialidade abrange pratos salgados, incluindo massas, proteínas e risotos. Com uma filosofia de “menos é mais”, o chef acredita que os sabores devem ter equilíbrio, evitando a confusão de ingredientes que podem ocultar o principal sabor do prato.
Menu Degustação no Parador Lumiar
Recentemente fui convidado a me hospedar no Parador Lumiar e conhecer os novos pratos do chef Igor Barroso. O menu degustação teve harmonização com vinhos da adega do hotel, sob orientação do sommelier Cadu Lucena. Os pratos, que vão entrar no cardápio em breve, chegaram à mesa em porções reduzidas para que pudéssemos fazer um passeio gastronômico mais completo.
Primeiramente, como amuse bouche, Crocante de Tapioca recheado com camembert trufado e geleia de pimenta com maçã. Muito bem equilibrado no sabor do salgado e doce. Em seguida, o delicioso Ceviche de Caju com leite de tigre vegano feito pelo chef Igor Barroso, coentro, cebola roxa, mini pimentões assados, batata doce assada e milho tostado. Ambos pratos harmonizados com um espumante espanhol da Bodegas López Morenas, cujo método de vinificação é Charmat.

Na ala das entradas, o chef Igor Barrosos preparou Vinagrete de Atum com pepino chinês, cebola roxa e tomate. A iguaria vem à mesa em uma folha de arroz que confere um crocante especial ao prato. Com apresentação impecável, em seguida, provei o Aro Crocante com Mix de Folhas. Uma entrada leve de mix de folhas com tomatinho cerejea, palmito, quiabo assado e ervilha torta. O aro é de massa folhada com gergelim. Para esta etapa, a harmonização foi com o espumante francês Veuve du Vernay.

Principais e Sobremesas
Posteriormente, como principais iniciamos com a Truta com Risoto Proibido. Trata-se de arroz negro, truta, brócolis assado, alcachofra, alho poró grelhado e molho beurre blanc. O prato combinou perfeitamente com o Pinot Grigio da Arcaia, um vinho branco italiano da região da Sicília. Em seguida, o surpreendente Gnocchi de Banana da Terra ao molho de cordeiro do chef Igor Barroso. Uma combinação interessante do dulçor da banana da terra em contraste com o salgado da carne de cordeiro. Para harmonizar, um Tannat de Corte da Bodega. Um vinho tinto uruguaio que é um blend de Tannat, Marselan, Petit Verdot e Cabernet Franc.

Iniciando na ala das sobremesas, harmonizando com vinho do Porto, um Mil Folhas de Maçã Verde com creme inglês e coulis de frutas vermelhas. Por fim, Cheesecake feita com queijo local Café Espresso, glaçagem espelhada de frutas vermelhas, creme inglês, farofa de pistache e tuile de amêndoas. Esta última, harmonizada com cachaça da casa. Ambas sobremesas bem equilibradas, porém destaco o mil folhas que estava sensacional.

Dessa forma, o chef Igor Barroso nos proporcionou uma experiência gastronômica completa. Reunindo sabores, texturas e técnicas avançadas, resultando em pratos gostosos e com apresentações de se apreciar. Sem dúvida, vale a pena conhecer o restaurante do Parador Lumiar, quando estiver visitando a região.
Foto de Capa: Cadu Lucena (sommelier) e chef Igor Barroso do Parador Lumiar