chef Igor Barroso e sommelier Kadu Lima Parador Lumiar
Região Serrana

Chef Igor Barroso assume a cozinha do Parador Lumiar

Com localização na Serra Fluminense, o Parador Lumiar é um refúgio em meio a natureza. Perfeito para quem quer desacelerar e curtir um momento mais relaxante. Além disso, a gastronomia é um capítulo à parte e merece destaque. O hotel conta com seu próprio restaurante em uma proposta que mescla alta gastronomia, cultura local e o charme do Parador Lumiar. Recentemente, o chef Igor Barroso assumiu a cozinha do restaurante e fiz uma degustação dos pratos que entrarão no cardápio.

Vale ressaltar que o restaurante do Parador Lumiar funciona diariamente para os hóspedes. No entanto, visitantes e não hóspedes também podem aproveitar da cozinha que privilegia o uso de insumos locais e ingredientes frescos. Aliás, muitos deles são de cultivo na própria horta orgânica do hotel, como, por exemplo, mandioca, mel de laranjeira, cará, ovos de galinhas caipiras. Ainda frutas como carambola e amora. Tudo é preparado na casa, com a premissa da horta para a mesa.

Sobre o chef Igor Barroso

O chef Igor Barroso iniciou sua trajetória na gastronomia ainda jovem, acompanhando sua mãe na cozinha do restaurante da família, onde desenvolveu seu paladar e aprendizado com os sabores. Profissionalmente, começou como garçom no Hotel Parador Lumiar aos 16 anos. Com o tempo, passou a se envolver mais na cozinha, quando recebeu convite para trocar de setor. A partir daí, começou sua carreira como cozinheiro profissional ao lado do chef Isaías Neries, com quem trabalhou por dez anos como subchefe.

Autodidata, o chef Igor Barooso sempre se atualiza por meio de pesquisas e vídeo aulas. Ao receber a proposta de assumir a cozinha do Parador, seguiu a tradição de valorizar o uso de ingredientes locais e aqueles cultivados na horta do hotel. Sua especialidade abrange pratos salgados, incluindo massas, proteínas e risotos. Com uma filosofia de “menos é mais”, o chef acredita que os sabores devem ter equilíbrio, evitando a confusão de ingredientes que podem ocultar o principal sabor do prato.

Menu Degustação no Parador Lumiar

Recentemente fui convidado a me hospedar no Parador Lumiar e conhecer os novos pratos do chef Igor Barroso. O menu degustação teve harmonização com vinhos da adega do hotel, sob orientação do sommelier Cadu Lucena. Os pratos, que vão entrar no cardápio em breve, chegaram à mesa em porções reduzidas para que pudéssemos fazer um passeio gastronômico mais completo.

Primeiramente, como amuse bouche, Crocante de Tapioca recheado com camembert trufado e geleia de pimenta com maçã. Muito bem equilibrado no sabor do salgado e doce. Em seguida, o delicioso Ceviche de Caju com leite de tigre vegano feito pelo chef Igor Barroso, coentro, cebola roxa, mini pimentões assados, batata doce assada e milho tostado. Ambos pratos harmonizados com um espumante espanhol da Bodegas López Morenas, cujo método de vinificação é Charmat.

Amuse Bouche menu chef Igor Barroso
Amuse Bouche do chef Igor Barroso

Na ala das entradas, o chef Igor Barrosos preparou Vinagrete de Atum com pepino chinês, cebola roxa e tomate. A iguaria vem à mesa em uma folha de arroz que confere um crocante especial ao prato. Com apresentação impecável, em seguida, provei o Aro Crocante com Mix de Folhas. Uma entrada leve de mix de folhas com tomatinho cerejea, palmito, quiabo assado e ervilha torta. O aro é de massa folhada com gergelim. Para esta etapa, a harmonização foi com o espumante francês Veuve du Vernay.

Entrada restaurante Parador Lumiar
Entradas do chef Igor Barroso

Principais e Sobremesas

Posteriormente, como principais iniciamos com a Truta com Risoto Proibido. Trata-se de arroz negro, truta, brócolis assado, alcachofra, alho poró grelhado e molho beurre blanc. O prato combinou perfeitamente com o Pinot Grigio da Arcaia, um vinho branco italiano da região da Sicília. Em seguida, o surpreendente Gnocchi de Banana da Terra ao molho de cordeiro do chef Igor Barroso. Uma combinação interessante do dulçor da banana da terra em contraste com o salgado da carne de cordeiro. Para harmonizar, um Tannat de Corte da Bodega. Um vinho tinto uruguaio que é um blend de Tannat, Marselan, Petit Verdot e Cabernet Franc.

Principais chef Igor Barroso
Pratos Principais do chef Igor Barroso

Iniciando na ala das sobremesas, harmonizando com vinho do Porto, um Mil Folhas de Maçã Verde com creme inglês e coulis de frutas vermelhas. Por fim, Cheesecake feita com queijo local Café Espresso, glaçagem espelhada de frutas vermelhas, creme inglês, farofa de pistache e tuile de amêndoas. Esta última, harmonizada com cachaça da casa. Ambas sobremesas bem equilibradas, porém destaco o mil folhas que estava sensacional.

Sobremesas Parador Lumiar
Sobremesas do Parador Lumiar

Dessa forma, o chef Igor Barroso nos proporcionou uma experiência gastronômica completa. Reunindo sabores, texturas e técnicas avançadas, resultando em pratos gostosos e com apresentações de se apreciar. Sem dúvida, vale a pena conhecer o restaurante do Parador Lumiar, quando estiver visitando a região.

Foto de Capa: Cadu Lucena (sommelier) e chef Igor Barroso do Parador Lumiar

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.