Milanesa no Bodegón Rio
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Bodegón: milanesas e experiência portenha com ótimo custo-benefício

Visitar o Bodegón é embarcar diretamente no universo dos tradicionais bodegones de Buenos Aires. Premiado pelo Rio Show em 2025 como melhor custo-benefício, o restaurante combina atmosfera acolhedora, sabores clássicos e generosidade. Aliás, marcas registradas dos imigrantes que moldaram a gastronomia portenha. Localizado na Praça General Osório, em Ipanema, o espaço rapidamente se tornou referência para quem busca uma vivência argentina de verdade no Rio.

Distribuído em dois andares, o espaço tem um clima descontraído e vibrante, com lambes-lambes, espelhos decorados com pinturas artesanais e frases típicas dos bodegones portenhos. Textos como “La vida no es para llevar, es para comer aquí” ou “No es beber, es desimfectar las heridas internas”, trazem um toque de irreverência ao local. O mobiliário de madeira oferece um ar de aconchego ao salão, que recebe também objetos temáticos garimpados pelos sócios em viagens de pesquisa à Argentina.

Ambiente do Bodegón em Ipanema
Ambiente do Bodegón em Ipanema

Há ainda uma adega com mais de 150 rótulos de vinhos argentinos. A ideia é escolher direto da prateleira para acompanhar a refeição. Enfim, certamente uma atmosfera perfeita para reunir família e amigos em volta da mesa.

Menu descomplicado do Bodegón

A poucos passos da estação de metrô General Osório, o restaurante de culinária argentina vai muito além dos tradicionais cortes de carne. O premiado Bodegón traz, entre os destaques, as Milanesas em versões de carne e frango. Mas antes de falarmos das milanesas, vale destacar algumas entradas da casa, na ala “Picadas y Bocatinos”. O Roast Beef com Quso de Cabra é uma entrada perfeita para compartilhar. Chega à mesa acompanhado de picles de cebola roxa, queijo cabra, azeite de funghi Porcini, milho crocante com mostarda e rúcula baby. Outra boa opção para compartilhar é a Provoleta Asada, um queijo provolone assado, que vem com geleia de tomate, picles de cebola roxa e rúcula baby.

Se a ideia for pedir uma entrada individual, sem dúvida a escolha fica para as Empanadas fritas. Eu experimentei tanto a Fugazzetta recheada com queijo Minas padrão e cebola caramelizada, assim como a clássica de carne. Ambas valem muito a pena!

Entradas Bodegon
Entradas no Bodegón

Milanesas e Cortes de Carne

Como já disse acima, o destaque fica pelas Milanesas, que chegam ao menu em seis opções. A clássica é uma carne empanada com aioli cítrico de ceboulette e rúcula baby. Para aqueles que gostam de um plus, eu sugiro a Fugazzetta que vem com queijo canastra e cebola roxa assada com ervas. Já aqueles que buscam algo mais completão, a sugestão certamente será a Del Pelado Loko que vem com queijo Canastra, queijo gorgonzola, ovo estalado, bacon crocante e batata frita. Aliás, esta é a única milanesa que já vem com batata frita.

Principais Bodegon
Milanesas no Bodegon

Isso porque os acompanhamentos também são um capítulo à parte no Bodegón. A Batata Frita Bodegón é cortada na faca e vem com alho assado, alecrim, tomilho e aioli de mostarda Dijon. No entanto, a minha preferida foi a Batata Bombonera, uma batata doce, dourada, crocante e com raspas de laranja. Na ala das saladas, a Caesar crocante Bodegón é bem interessante, mas para algo diferente, escolha a Salada de Peras Gratinadas. Mix de folhas com molho de iogurte com hortelã, peras assadas recheadas com gorgonzola e Grana Padano gratinados e nozes crocantes. De comer rezando!

Além das milanesas, que seguem protagonistas, a casa tem também cortes de carnes. Na ala da carnes, dois novos cortes nobres de Wagyu entram em cena. De marmoreio intenso e sabor apurado, a Capa de Ojo de Bife de Wagyu, uma peça mais robusta e a Flat Iron de Wagyu, um corte mais magro. Optei pela segunda opção e estava divina. Macia, no ponto certo, perfeito para harmonizar com minha opção de vinho, um Cabernet Franc da região de Mendoza.

Cortes Wagyu
Flat Iron de Wagyu

Sobremesas

Para finalizar a experiência, não poderia ficar de fora a Panqueca de doce de leite argentino. Doce na medida certa, acompanha um creme com raspas cítricas. Já para os chocólatras de plantão, a opção é a Mousse de Chocolate Amargo que, no Bodegón, tem um toque diferente na receita, Fernet.

Panqueca de Doce de Leite e Mousse de Chocolate
Panqueca de Doce de Leite e Mousse de Chocolate Amargo

Se você ainda não conhece o Bodegón em Ipanema, precisa conhecer. Comerá muito bem, pagando um preço justo.

Endereço:  R. Jangadeiros, 14 – Ipanema – Tel.: (21) 97686-3300

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.