Em edição comemorativa de 20 anos, o The World’s 50 Best Restaurants anunciou os 50 melhores restaurantes do mundo em 2022. A classificação foi anunciada em cerimônia presencial realizada em Londres, no Old Billingsgate. O prédio vitoriano anteriormente já abrigou o maior mercado de peixes do mundo no século XIX. Dois restaurantes brasileiros figuram entre os melhores do mundo: A Casa do Porco (SP) e Oteque (RJ).
Os restaurantes brasileiros vêm ganhando atenção do mundo inteiro. A Casa do Porco, em São Paulo, aparece em sétimo lugar. Dessa forma, sendo o restaurante brasileiro mais bem colocado no ranking dos melhores restaurantes do mundo. O restaurante de alta gastronomia caipira dos chefs Janaína e Jefferson Rueda subiu dez posições em relação ao último ranking, chegando ao TOP 10 da premiação.
Juntando-se ao restaurante de São Paulo, o Oteque do chef Alberto Landgraf ocupa a 47ª posição do ranking. Ao todo, são seis restaurantes brasileiros na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo. O D.O.M. (SP) ocupa a 53ª posição, enquanto o Evvai (SP) a posição de número 67. Figuram na lista ainda o carioca Lasai na 78ª posição e o Maní (SP) na 96ª posição.
O primeiro lugar do The World’s 50 Best Restaurants 2022 ficou com o dinamarquês Geranium, do chef Rasmus Kofoed. Em seguida, o Central de Lima em segundo e o Disfrutar de Barcelona em terceiro lugar, respectivamente. Restaurateurs, escritores, críticos e bem viajados amantes da gastronomia votaram em 10 restaurantes cada, com a opção de escolher locais em sua região de origem ou além. A votação e os resultados são auditados de forma independente pela Deloitte. Confira a lista completa dos 50 melhores restaurantes e também a lista dos que ocupam as posições de 51 a 100.
Foto de capa: A Casa do Porco – crédito Mauro Holanda