monumentos em Washington
Washington DC

8 monumentos a céu aberto em Washington DC

A capital dos Estados Unidos não é famosa apenas por abrigar a Casa Branca, casa do presidente ou por seus museus. Washington DC possui grandes monumentos a céu aberto e de acesso gratuito, para conhecer um pouco mais da história do país.

Todos os monumentos em Washington que incluímos neste post podem ser visitados em sequência em uma tarde, dependendo do tempo que parar em cada um deles, de forma gratuita e a pé. Alguns deles são grandiosos memoriais dedicados a ex-presidentes dos Estados Unidos. Partindo do primeiro monumento da lista que é o grande obelisco, dando à volta pelo lago Tidal Basin e chegando à Academia Nacional de Ciências, podemos percorrer todos os oito monumentos abaixo.

1. Washington Monument

Um dos mais emblemáticos monumentos de Washington é o obelisco que está localizado ao final do National Mall, corredor ao centro dos principais museus da capital americana. O projeto é do arquiteto Robert Mills e o monumento possui 169,7 metros de altura. Constituído de mármore, granito e arenito, o Washington Monument foi construído entre 1848 e 1885, quando foi dedicado ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, sendo que até 1889 foi a estrutura mais alta construída pelo homem, quando perdeu o posto para a Torre Eiffel de Paris. Contudo, o monumento continua sendo a mais alta estrutura em pedra do mundo.

Washington Monument

O obelisco passou por várias reformas entre 1998 e 2001, incluindo a construção de um elevador. Foi reaberto algumas vezes, mas sempre por curtos períodos de tempo até 2014, inclusive quando estive na capital americana (agosto de 2012) ele estava em obras. Atualmente, o monumento está fechado novamente para modernização do elevador até a primavera de 2019.

Encontra-se rodeado de grandes construções como o Capitólio, a Casa Branca, o lago Tidal Basin e o Lincoln Memorial, separado deste pela Reflecting Pool. Quem não lembra da cena do filme “Forrest Gump” em que a personagem de Robin Wright se reencontra com a de Tom Hanks em Washington? É justamente ali no espelho d’água que acontece esse encontro.

2. Thomas Jefferson Memorial

Um dos mais belos memoriais de Washington é o Thomas Jefferson Memorial. Localizado às margens do Tidal Basin e em linha reta com a Casa Branca, o memorial foi construído pelo arquiteto John Russell Pope que se inspirou no gosto de Thomas Jefferson pela arquitetura clássica. O monumento foi oficialmente dedicado ao 3º presidente dos Estados Unidos e um dos redatores da Declaração de Independência, em 13 de abril de 1943, data em que seria comemorado o 200º aniversário do ex-presidente. Após a construção do prédio neoclássico, em 1947, foi erguida uma estátua em bronze de Thomas Jefferson. O reflexo do prédio no Tidal Basin rende belíssimas fotos.

monumentos em Washington
Thomas Jefferson Memorial

3. Franklin Delano Roosevelt Memorial

Mais um memorial em homenagem a um presidente, desta vez o 32º dos Estados Unidos. O monumento foi dedicado a Franklin Delano Rooselvelt em maio de 1997 e teve como arquiteto o paisagista Lawrence Halprin, que retratou o presidente com seu cão Fala. Mas esta é apenas a maior delas, já que no memorial estão esculturas retratando cenas da “Grande Depressão” americana. Mas o detalhe que torna esse memorial diferente dos demais, é o fato de ser o único memorial que homenageia também uma Primeira Dama, com uma estátua de Eleanor Roosevelt, que dedicou parte de sua vida à ONU.

monumentos em Washington DC
Franklin Delano Roosevelt Memorial

4. Martin Luther King Jr. Memorial

Localizado a oeste do Potomac Park, este monumento é em homenagem ao Dr. Martin Luther King, Jr., um ministro Batista e ativista social que se tornou uma figura notável durante o movimento dos direitos civis dos EUA em meados dos anos 50. Ele desempenhou um papel fundamental no fim da segregação legal de afro-americanos, influenciando a criação da Lei de Direitos Civis de 1964 e da Lei de Direitos de Voto de 1965. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964, entre outras honras, sendo assassinado em 1968.

monumentos em Washington
Martin Luther King Jr. Memorial

O memorial foi inaugurado em 2011, é o primeiro honrando um afro-americano e o quarto não-presidente a ser lembrado de tal forma. Em uma estrutura de pedra, a figura de Martin Luther King está em alta relevo e algumas frases retiradas de seus discursos foram entalhadas. Contudo, a mais famosa de suas frases “I Have A Dream” está em um degrau na escadaria de acesso ao Lincoln Memorial. A localização do Memorial Martin Luther King, Jr. ao longo de uma linha imaginária que o liga aos monumentos de Thomas Jefferson e Lincoln ajuda a reforçar a conexão entre esses três líderes em três momentos importantes para os direitos civis na história da nação.

5. National World War II Memorial

O Memorial da Segunda Guerra Mundial honra os dezesseis milhões de americanos membros das Forças Armadas que serviram durante a guerra, reconhecendo a vitória que eles conseguiram para restaurar a liberdade e acabar com a tirania do mundo. Foi um dos monumentos em Washington mais interessantes que visitei.

Localizado no extremo leste da Reflecting Pool, é composto por 56 colunas de granito de 5 metros de altura, cada uma representando um estado e território americano no momento da Segunda Guerra Mundial em volta de um chafariz e 24 painéis de bronze em baixo relevo flanqueando a entrada do memorial. Foi aberto ao público em 29 de abril de 2004 e dedicado ao presidente George W. Bush em 29 de maio de 2005.

monumentos em Washington DC
National World War II Memorial

6. Lincoln Memorial

Talvez o mais imponente dos monumentos em Washington depois do Capitólio, o Lincoln Memorial foi dedicado ao 16º Presidente dos Estados Unidos, que foi assassinado em 1865. Inaugurado em maio de 1922, o memorial que foi arquitetado por Henry Bacon, possui murais pintados por Jules Guerin e uma grande escultura de mármore feita por Daniel Chester French, onde Lincoln permanece imortalizado como um símbolo duradouro de unidade, força e sabedoria. Seguindo uma arquitetura que remete aos templos gregos, seu exterior possui 30 metros de altura.

Em 28 de agosto de 1963, foi o local de culminância da Marcha de Washington, um dos maiores comícios políticos da história americana. Na ocasião, Martin Luther King Jr, com seu memorável discurso I Have a Dream, foi ouvido por pouco mais de 250 mil pessoas. O degrau onde o líder batista estava durante o discurso é lembrado com a célebre frase.

A escultura de Lincoln o mostra sentado em um grande pedestal, de frente para a Reflecting Pool e todo National Mall. Ela mede 5,8 metros de altura e o pedestal onde ela está possui 3 metros de altura. Sobre a escultura, um epitáfio que diz, traduzindo para o português: “Neste templo / como nos corações do povo / para quem salvou a união / a memória de Abraham Lincoln / é conservada para sempre”. Uma curiosidade: o monumento figurou no verso da moeda de um centavo de 1959 a 2008 e figura no verso da cédula de 5 dólares, cuja frente está o rosto de Abraham Lincoln.

Lincoln Memorial

7. Korean War Veterans Memorial

Este monumento está localizado perto do Lincoln Memorial e foi dedicado em 27 de julho de 1995, data do 42º aniversário do cessar fogo que levou ao final da guerra.  São 19 estátuas em aço inoxidável esculpidas por Frank Gaylord of Barre, representando algumas posições estratégicas dos soldados. O memorial comemora os sacrifícios dos 5,8 milhões de americanos que serviram nos serviços armados dos EUA durante o período de três anos da Guerra da Coreia. A guerra foi considerada uma das mais difíceis da história americana, uma vez que durante os três anos de duração, mais de 36 mil americanos morreram em ações hostis. Infelizmente, não visitei este memorial, mas pelo que vi depois de ter ido a Washington, parece ser bem interessante, por isso o incluí nesta lista.

8. Estátua de Albert Einstein

Esculpida por Robert Berks, a enorme estátua de Albert Einstein é um dos monumentos em Washington. Está localizada em uma área arborizada em frente à Academia Nacional de Ciências (National Academy of Sciences), mais especificamente no número 2101 da Constituion Avenue. A estátua em bronze representa o cientista assentado com papéis de seu manuscrito na mão e foi inaugurada em 22 de abril de 1979, em homenagem ao centenário de nascimento de Einstein.

A escolha do local se deve ao fato de Einstein ter sido eleito um associado estrangeiro da Academia Nacional de Ciências em 1922, ano seguinte ao que ele ganhou o Prêmio Nobel de Física. O cientista tornou-se membro da Academia em 1942, dois anos depois que ele se tornou um cidadão naturalizado americano. Eu adorei conhecer esse monumento, que não é muito conhecido pelos turistas, mas que enaltece um grande cidadão e cientista.

monumentos em Washington
Estátua de Albert Einstein

Aproveite e saiba como funciona a visita guiada no Capitólio em Washington.

9 thoughts on “8 monumentos a céu aberto em Washington DC

  1. Impressionante como os americanos constroem monumentos grandiosos contando sua história, isto é admirável, acho bonito o patriotismo do país.
    Quero muito conhecer Washington e todos estes monumentos incríveis que existem na cidade.
    Ótimo post, parabéns!

  2. O seu post está fantástico. Excepto o memorial a Lincoln, que é incontornável, não me lembraria de todos esses pontos de interesse histórico. O de Martin Luther King é muito significativo, para mim

  3. Adorei o post!! Washington é uma cidade surpreendente. São tantos monumentos em Washington que é difícil conseguir visitar todos. O que mais me impressionou ao vivo foi o do Martin Luther King. A imagem passa uma sensação de força e coragem muito grande.

  4. Adorei relembrar a cidade! Visitei Washington já faz mais de 10 anos e às vezes a gente se esquece do quanto um destino é incrível. Mas não me esqueço que na época me surpreendi muito com visita, foi uma passagem de final de semana, já que estava morando lá perto e não tive tempo de conhecer todos os monumentos mencionados.

    Sempre temos bons motivos para voltar.

  5. Um roteiro a céu aberto em Washington DC parece ser uma delícia e ainda gratuito, aí é melhor ainda! Adorei o mapinha! Super vai ajudar! Obrigada por compartilhar, Léo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *