Festival For Rainbow 2025 cinema
NA TELA E NO SOM

For Rainbow 2025: Fortaleza recebe maratona cinematográfica

De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, um dos mais importantes eventos culturais do Brasil dedicados à pluralidade sexual e de gênero. Durante oito dias, o público poderá assistir a 61 filmes, divididos em seis mostras, além de participar de lançamentos de livros, oficinas, espetáculos teatrais e shows.

Competição oficial: longas e curtas disputam troféu Elke Maravilha no For Rainbow

Na Mostra Competitiva Internacional, sete longas e 22 curtas-metragens concorrem ao cobiçado troféu Elke Maravilha em nove categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atuação, Fotografia, Direção de Arte, Som, Trilha Sonora, Edição e Prêmio da Crítica.

Entre os longas do For Rainbow, cinco produções brasileiras se destacam:

  • Apenas Coisas Boas – Daniel Nolasco (GO)
  • Nem Toda História de Amor Acaba em Morte – Bruno Costa (PR)
  • Salomé – André Antônio (PE)
  • As Primeiras – Adriana Yañez (SP) – Documentário
  • Explode São Paulo, Gil – Maria Clara Escobar (SP) – Filme híbrido (ficção/documentário) que abre a competição

A seleção internacional traz ainda o colombiano Brigitte’s Planet B (Santiago Posada) e o holandês Me Chame de Agnes (Daniel Donato), ambos documentários.

Já nos curtas do For Rainbow 2025, 14 são brasileiros, com destaque para produções do Rio de Janeiro e São Paulo (quatro cada), seguidos por Bahia e Ceará (duas cada). Pará e Rio Grande do Sul completam a lista nacional. Oito produções internacionais vêm de países como Argentina, Filipinas, França, Itália, Myanmar, Polônia e Turquia, além de um curta hispano-alemão.

Ao todo, 1.508 filmes de 90 países foram inscritos no For Rainbow 2025. A seleção dos 29 títulos que disputarão a mostra competitiva ficou a cargo de um trio de especialistas: Galba Gogóia (roteirista, atriz e diretora), Layla Braz (produtora e curadora) e Sunny Maia (diretor de fotografia e montador).

Mostras paralelas ampliam a diversidade

Além da competição, o festival apresenta quatro mostras paralelas:

  1. Mostra Cearense – 13 filmes, incluindo ficções, animações, documentários, produções experimentais, um clipe e um filme de dança.
  2. Mostra Feminino Plural – 9 produções dirigidas por mulheres cis, trans, travestis, héteras ou lésbicas, sem recorte temático. Inclui filmes do Brasil, México, Colômbia e França.
  3. Mostra de Filmes Convidados – Destaque para Carlinha e André (Ricky Mastro) e Secundária (Amanda Pontes e Michelline Helena).
  4. Mostra Duplo Orgulho – Filmes LGBTI+ de comunidades tradicionais ou ligados à cultura popular, com produções do Brasil, Índia e Mianmar.

Todas as produções das mostras paralelas foram escolhidas por curadoria interna e serão exibidas no Cinema do Dragão, reforçando o compromisso do For Rainbow com a representatividade e a qualidade artística. O júri oficial, composto por cinco nomes de destaque nas artes e no cinema, será responsável por definir os vencedores do troféu Elke Maravilha nas categorias de curtas e longas.

Redação Panorama de Viagem
Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.