comidas e bebidas do Uruguai
NOTÍCIAS

6 Comidas e Bebidas para experimentar no Uruguai

Nosso vizinho Uruguai é um excelente destino para visitar em tempos de alta do dólar. Sem contar que o país é um gigante no quesito acolhimento e apresenta uma diversidade cultural e gastronômica enorme. Por isso, reunimos 6 comidas e bebidas no Uruguai que você precisa experimentar quando conhecer o país.

A gastronomia rica em sabor se deve à cultura platense e às interferências indígenas e europeias dos imigrantes. Tais influências, aliás, ajudaram o país a criar uma identidade totalmente única. E daí, surgem por exemplo as empanadas, massas, doce de leite e alfaiares, entre outras delícias que podem ser saboreadas lá. Inclusive, todas as comidas são servidos nos bares e restaurantes do Enjoy Punta del Este.

1 – Chivito e Tostado

O Chivito é uma espécie de sanduíche uruguaio com basicamente tudo dentro. Carne, ovo, queijo, presunto, maionese, alface, tomate, bacon, pimentão, azeitonas e o que mais estiver ao alcance do chef na hora do preparo. Já o famoso misto quente, ou Tostado não fica atrás. Esses dois sanduíches são a pedida certa para matar a fome após um dia inteiro de praia ou, quem sabe, uma tarde repleta de emoções no cassino em Punta del Este.

2 – Asado

O asado, como é chamado o churrasco, é a principal estrela da gastronomia uruguaia. Não por acaso o país é um dos maiores consumidores de carne do mundo e um excelente pecuarista. Por todo o Uruguai é possível encontrar um bom churrasco. A parrilla uruguaia é a mais comum delas, presente inclusive no Mercado Central de Montevidéu. Nela as carnes são assadas em uma grelha inclinada para controlar a temperatura e proximidade das chamas. O asado de tira, que é o equivalente à nossa costela, também é muito popular e saboroso.

3 – Tortas Fritas

Muito apreciadas no Uruguai e na Argentina, as tortas fritas são ótimos e deliciosos petiscos para qualquer ocasião. Do café da manhã ao chá da tarde, o petisco normalmente pode ser doce ou moderadamente salgado. Pode ser encontrado nos bares que estão na orla de Punta del Este, na região do Porto.

4 – Pastafrola

Herança das influências europeias, a pastafrola é uma espécie de torta de massa quebrada muito comum no Uruguai, assim como em outros países da América Latina. Pode ser recheada, por exemplo, com geleia, goiabada ou doce de leite. Está presente no menu do Festival Rio Platense que acontece todos os anos no restaurante Las Brisas, no Enjoy Punta del Este.

comidas e bebidas do Uruguai
Pastafrola

5 – Vinho Tannat

Assim como o Chile e a Argentina, o Uruguai também produz ótimos vinhos. Inclusive possui excelentes e charmosas vinícolas espalhadas por todo o país. Contudo, diferentemente dos seus vizinhos, a grande estrela da vinicultura é a uva Tannat, que foi trazida da França no século XIX. O clima uruguaio deu características próprias ao vinho. O tanta uruguaio é mais macio, concentrado e cheios de fruta em comparação aos de sua terra natal. Atualmente, esta é a uva que representa a vinicultura no Uruguai. Por isso, é fácil encontrar ótimos rótulos nos restaurantes e mercados a preços justos.

6 – Medio Y Medio

Por fim, em Montevidéu, a bebida alcoólica típica é o Medio y Medio – ou meio a meio, traduzindo para o português. O nome se dá à mistura de um vinho espumante doce com um vinho branco seco. A tradicional bebida pode ser encontrada pronta já nos mercados, e claro, servida também nos principais restaurantes da capital uruguaia.

Já experimentou algumas dessas comidas e bebidas do Uruguai? O que achou? Deixe seu comentário.

Redação
Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *