Casa de Julieta em Verona
Verona

Casa de Julieta em Verona

Verona ficou conhecida como a cidade romântica da Itália por conta da história de Romeu e Julieta, imortalizada por William Shakespeare. A peça é baseada em um conto italiano que tem como foco o desentendimento entre os Montecchios e os Capulettos, duas famílias que viveram em Verona. Por essa razão, a casa de Julieta se tornou a principal atração de Verona.

As famosas Cartas para Julieta

Antes de mais nada, aconselho assistir ao filme “Cartas para Julieta” antes de ir a Verona. O filme conta a história da aspirante a escritora Sophie (Amanda Seyfried) que viaja para a Itália acompanhando seu noivo, que sonha ter seu próprio restaurante. Em Verona, ela descobre uma antiga carta de amor e se junta a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. E essa tradição realmente existe até hoje. São vários os visitantes que vão até a Casa de Julieta para deixar uma carta pedindo por um amor. Afinal, quem não quer achar o grande amor? Diferente do filme, as cartas não são colocadas nas paredes da casa.

Museu Casa di Giulietta está localizado em um edifício medieval, onde a família Dal Cappello – que daria origem ao nome Capuletto, escolhido por Shakespeare – residia desde o século 13. Atualmente, além das pessoas escreverem nos muros brancos da casa, “Julieta” se modernizou e agora responde e-mails dos enamorados em busca de grandes amores. Ou seja, o tempo passa sem deixar morrer a lenda e crença popular. E “ela” responde mesmo, pois um amigo deixou recado e recebeu retorno um tempo depois.

Tradição na Casa de Julieta

Apesar de não ter enviado carta ou e-mail para Julieta, não fugi de uma outra tradição muito comum para quem visita o local. Passar a mão no seio direito da estátua de bronze de Julieta, localizada no pátio externo. Segundo a lenda, quem toca no seio dessa que é considerada o maior ícone do romantismo mundial, terá felicidade no casamento.

Casa de Julieta

A casa é aberta a visitação, mediante pagamento de um ingresso. Uma série de obras de arte estão exibidas. No térreo há dois afrescos do século 14 e esculturas procedentes do Palácio da Corte de Verona. No segundo andar da Casa de Julieta estão expostos afrescos do século 16 com candelabros de flores e  pinturas atribuídos ao âmbito de Paolo Veronese. Mas o que atrai ainda mais os turistas é a possibilidade de se reproduzir a famosa cena da sacada na casa da família Capuleto, de onde Julieta assiste Romeu declamar suas juras de amor.

A casa está aberta todos os dias. Às segundas das 13h30 às 19h30 e de terça a domingo das 08h30 às 19h30, com última admissão às 18h45.

Endereço: via Cappello 23 – Verona – Tel.: + 39 045 8034303

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *