A partir do dia 08 de janeiro de 2025, brasileiros que viajam ao Reino Unido precisarão ter uma autorização eletrônica de viagem (Eletronic Travel Authorization, ETA). O ETA para o Reino Unido tem objetivo de oferecer uma experiência de imigração mais ágil e segura para os milhões de visitantes. Além de viagens de avião, o ETA também é obrigatória para viagens marítimas, como cruzeiros, por exemplo; ou por terra, em viagens de trem, por exemplo.
O que é o ETA para o Reino Unido?
O ETA é uma autorização digital obrigatória para viajantes que planejam visitar o Reino Unido, alinhada a práticas já adotadas por diversos países. Essa iniciativa busca trazer mais segurança, além de agilizar o processo de entrada. Todos os visitantes isentos de visto precisarão solicitar o ETA, que oferece um processo simples, acessível e totalmente digital. Além do Brasil, a regra vale também para outros 47 países que fazem parte do programa de isenção de vistos da região.
No entanto, quais os benefícios do ETA? Primeiramente, é um processo rápido, simples e digital. Uma vez que o pedido é realizado online, custa apenas £10 e pode ser concluído rapidamente. A autorização tem validade por até dois anos. O ETA permite múltiplas viagens ao Reino Unido, com estadias de até seis meses por vez, durante dois anos ou até o vencimento do passaporte – o que ocorrer primeiro. Em relação a agilidade e segurança, a iniciativa faz parte de um esforço para digitalizar e modernizar o sistema de imigração britânico, tornando-o mais eficiente e confiável.
Recomendações para os viajantes
Para pedir o ETA para o Reino Unido, é preciso ter um passaporte biométrico válido por pelo menos seis meses. A pessoa não pode ter intenção de permanecer, trabalhar ou estudar no Reino Unido por mais de 180 dias. Além disso, ela não pode ter antecedentes criminais e ter violado as lei de imigração da região ou de outros países.
Para solicitar o ETA, o método mais ágil e altamente recomendado é através do aplicativo oficial ‘UK ETA’, disponível para dispositivos Android e iOS. Caso o solicitante esteja impossibilitado de usar o aplicativo oficial para celular, é possível fazer o processo através do site do Home Office.
Para acessar o vídeo oficial de passo a passo para solicitar um ETA, acesse este link. Para mais informações, acesse o site GOV.UK – o único canal oficial para atualizações e informações sobre o ETA.