Se você está em busca de sabores autênticos da culinária lusitana, os restaurantes portugueses no Rio de Janeiro oferecem uma deliciosa imersão gastronômica que une tradição e sofisticação. Espalhados pelos bairros cariocas, esses estabelecimentos encantam com pratos clássicos de bacalhau e os irresistíveis sobremesas conventuais. Seja em tascas acolhedoras com clima de taberna ou em casas mais elegantes com carta de vinhos portugueses selecionada, é possível vivenciar um pedacinho de Portugal sem sair da cidade maravilhosa. Confira nosso roteiro de restaurantes portugueses, ideal para viajantes que desejam explorar o Rio também através do paladar.
Aurora – roteiro de restaurantes portugueses
Há 127 anos no Humaitá, o restaurante Aurora é um clássico do bairro com seu cardápio luso-brasileiro que atende a todos os gostos. Comandado pela sócia e chef Ana Beatriz Capão, a casa de 200 lugares funciona diariamente, com clientes fiéis do almoço executivo ao happy hour, além das famílias que costumam dividir grandes mesas nos fins de semana.
Desde a sua fundação, os donos são portugueses ou de ascendência lusitana, caso da chef Ana Beatriz Capão, com família vinda de Aveiro, na costa Oeste de Portugal. Sua origem serviu de inspiração para pratos como a Costela de Porco à Bairrada (serve duas pessoas), receita típica dessa região. O molho também está presente nos Rissóis de Porco (4 unidades), salgados que fazem parte da ala das entradas, assim como os Bolinhos de Bacalhau (6 unidades) com receita que passa de geração em geração. Outro destaque é o Camarão à Guilho, preparo ibérico com refogado de alho, pimenta dedo-de-moça e louro, flambado no Brandy. Mas o grande destaque do cardápio são as quatro receitas de bacalhau do menu fixo, feitas com Bacalhau Gadus Morhua e ideais para compartilhar.

O Bacalhau à Lagareiro tem molho especial da família da chef, bacalhau em postas com batatas ao murro, brócolis ao alho, cebolas e azeitonas. Já o Bacalhau à Aurora é uma receita autoral também com bacalhau em postas, batata sauté, arroz de brócolis, cebola, tomate e azeitonas puxados no azeite. Outros dois preparados tradicionais são o Bacalhau à Gomes de Sá, desfiado com batata sauté, cebola, azeitonas, ovo cozido e salsinha e o Bacalhau com Natas, com lascas refogadas com batatas em cubinhos, cebolas laminadas e molho bechamel de bacalhau, gratinado com queijo parmesão.
Aurora – Rua Capitão Salomão, 43, Humaitá – Reservas e informações: (21) 2537-2755
EA Gastronomia Botafogo – restaurante português
Após o fechamento do lendário Antiquarius em 2018, antigos maitres da casa decidiram realizar o sonho de abrir seu próprio restaurante, mantendo o alto padrão da gastronomia portuguesa, mas em um ambiente mais acolhedor e próximo dos clientes fiéis. Para isso, reuniram renomados chefs da antiga equipe — João Batista de Almeida, Sebastião de Souza, José Maria Pontes, Luiz Ademar e Francisco Viana — com o objetivo de criar um espaço que unisse tradição, excelência e hospitalidade, tratando cada cliente como um velho amigo.

Entre os clássicos imperdíveis do EA Gastronomia Botafogo, três pratos ganham destaque especial e encantam os amantes da culinária portuguesa: o Bacalhau à Lagareiro, servido no ponto perfeito, com batatas ao murro e muito azeite; o Arroz de Pato, que combina sabor e tradição em uma receita reconfortante e cheia de personalidade; e os Risoles de Camarão, crocantes por fora e cremosos por dentro, ideais para abrir a refeição com muito sabor.
EA Gastronomia Botafogo – R. Paulo Barreto, 64A – Botafogo – Telefone: (21) 96806-2489
Henriqueta – roteiro de restaurantes portugueses
Uma tasca portuguesa com alma carioca. Assim é o bar-restaurante Henriqueta, que reúne muitas delícias da terrinha em ambiente aconchegante e descontraído. Nas paredes, o tom de terracota contrasta com a madeira trazendo uma atmosfera acolhedora. Os mais de 100 rótulos de vinhos se destacam nas prateleiras e compõem o ambiente, que conta ainda com pratos pintados à mão de diferentes artistas portugueses. Já os janelões de ferro e vidro chamam a atenção de quem passa pela calçada da Rua Aristides Espínola, quase esquina com a Dias Ferreira. À frente da casa, o chef Carlos Gleyson comanda a cozinha aberta para o salão. O menu conta com uma variedade de receitas lusitanas perfeitas para beliscar e abrir o apetite apreciando um bom vinho ou tomando um chope bem gelado.
Nas opções de entrada, Sardinha na brasa acompanhada de baguete, Lulas à Guilho – lulas frescas puxadas na frigideira com azeite, alho laminado, dedo de moça, limão e sal, finalizada com salsinha picada; Pataniscas de Bacalhau (4 unidades) lascas de bacalhau empanadas em massa leve, temperadas com pimenta do reino, limão e sal; Croquetes de Alheira (4 unidades) embutido de carne de caça e miolo de pão empanado na farinha panko e acompanhado de aioli de páprica. Tem também Biff-Anas Açorianas, um sanduíche de pão crocante recheado com lombo de porco temperado em vinha d’alho e frito na banha de porco e o Caldo Verde, tradicional caldo português com chouriço, couve e batatas, que acaba de entrar no menu. Outra pedida é o Bulhões Pato, molho clássico da região da Estremadura – tributo ao poeta português Raimundo Antônio de Bulhão Pato -, preparado com azeite, manteiga, alho, coentro, vinho branco, limão, pimenta do reino e sal. Pode ser servido com Amêijoas ou Camarões.

Seguindo para os principais, fazem sucesso o Polvo à Lagareiro polvo assado com azeite, cebola confitada, batatas ao murro e brócolis no vapor; Arroz de Pato (para duas pessoas) arroz cozido com coxa de pato confitada e chouriço português, servido assado. E Arroz de Camarão (para duas pessoas) arroz malandrinho puxado com camarões, brócolis e coentro. De novidades, o Polvo Panado vem com tentáculos de polvo empanado, arroz de tomates frescos com chouriço e salicornia. As sobremesas trazem receitas tradicionais como o Toucinho do Céu com gemas de ovos e amêndoas; Pastel de Natas massa folhada recheada com creme à base de leite e ovos e o Joaquim e Maria queijo minas frescal de cabra com goiabada de Ponte Nova.
Henriqueta – Rua Aristides Espínola, 121 – Leblon – Telefone: (21) 3490-6261 / 99736-4097
Mercearia da Praça – restaurante português
A Mercearia da Praça, em Ipanema, é um dos destinos mais encantadores do Rio para quem aprecia boa gastronomia e vinho de qualidade. Com quase uma década de história, o restaurante e empório se consolidou como o “Real Gabinete do Vinho”, abrigando mais de 1400 rótulos. Ao longo dos anos, o espaço mais que dobrou de tamanho e passou a contar com a Adega da Mercearia, um ambiente exclusivo no subsolo, onde ocorrem jantares harmonizados e encontros com grandes nomes da enologia portuguesa, como Anna Jorgensen, Paulo Laureano e Anselmo Mendes.
O cardápio, assinado pelo chef Gilles Danton, mistura tradição dos restaurantes portugueses e inovação. O Polvo Crocante com tentáculos grelhados, servidos com bastante azeite de salsa, coentro e alho frito. O Fish &Chips faz sucesso desde a abertura da casa. Para comer com as mãos as tiras de bacalhau crocantes e empanadas em especiarias e servido com um aioli da casa. Entre os pratos principais, destaque para o Bacalhau ao Forno à Portuguesa para compartilhar. São 300g de posta de bacalhau assado, servido com batatas ao forno, ovos cozidos, azeite de alho, cebola salteada, tomate grelhado, brócolis, azeitonas pretas e verdes.

Entre os clássicos da culinária portuguesa destaque para o imperdível Arroz de Mariscos à Portuguesa – arroz cozido no caldo de mariscos, mexilhão, camarão, polvo, lula, peixe e coentros. Na vitrine, há irresistíveis doces conventuais. Mas o destaque, fica para a Rabanada dos Sonhos com massa leve, aerada e farto recheio de creme de confeiteiro. A casa ainda oferece drinques autorais criados pelo mixologista Roberto Torres.
Mercearia da Praça – Rua Jangadeiros, 28 – Praça General Osório – Ipanema – Telefone: (21) 39861400 – Whatsapp 97565-0774
Quinta da Henriqueta
O restaurante Quinta da Henriqueta, no Jardim Botânico, se destaca por levar a rica gastronomia portuguesa — especialmente com influências açorianas — a um ambiente elegante e contemporâneo. Instalado em um charmoso casarão de dois andares na rua Lopes Quintas, o espaço é comandado pelo chef Carlos Gleyson, que assina um cardápio repleto de entradas criativas e clássicas, como bolinhos recheados, croquetes, frutos do mar à moda tradicional e crudos com bacalhau e anchova. O menu também conta com pratos típicos das ilhas dos Açores, como as alcatras de polvo e carne cozidas lentamente em panela de barro, além de receitas de frutos do mar e arroz caldoso.

O Quinta da Henriqueta oferece uma imersão na culinária portuguesa com entradas que equilibram tradição e criatividade. Para compartilhar, o Abrindo o Picaporte reúne uma seleção de pães, pastas, embutidos, queijos e petiscos típicos como torresminhos e chouriço do Alentejo. Destaques individuais incluem o Bolinho da Serra — bacalhau com queijo da Serra da Estrela empanado em panko —, o Croquete de Leitão da Bairrada com bechamel e o Pastel de Bacalhau em Natas. As amêijoas e camarões à Bulhão Pato resgatam sabores da Estremadura com alho, coentro e vinho branco. Nos crudos, o restaurante apresenta preparações frescas como o Atum Jncquoi, Carpaccio de Anchova Negra e a tradicional Punheta de Bacalhau.
Na seção “Memórias dos Açores”, as alcatras de polvo ou carne ganham protagonismo, cozidas lentamente em panela de barro com toucinho e vinho branco. Pratos principais como o Robalinho do Zé, a Cataplana de Cherne com camarões e o Arroz de Mariscos reforçam o protagonismo dos frutos do mar. Já os clássicos com bacalhau vêm em generosas porções para dois, com variações como o Bacalhau da Quinta (empanado na farinha de milho), Bacalhau em Natas (gratinado com bechamel), o Bacalhau dos Sócios (com ovos e azeitonas) e o à Lagareiro (assado com azeite e cebolas caramelizadas). Para adoçar, as sobremesas típicas encerram a experiência com destaque para o Creme de Setúbal com Moscatel, Dona Amélia com farofa de castanhas e o tradicional Pão de Ló de Ovar. Não faltam também clássicos dos restaurantes portugueses como o Pudim Molotof, Brisas de Lis, Toucinho do Céu e o icônico Pastel de Natas.
Quinta da Henriqueta – Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico – Telefone: (21) 2137-7493 / 97893-0929
Rancho Português – roteiro de restaurantes portugueses
Inaugurado em dezembro de 2014, o Rancho Português está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. Firmou-se como um verdadeiro reduto da cultura lusitana e um dos mais prestigiados restaurantes portugueses da cidade. Instalado em um charmoso casarão branco, o restaurante oferece uma autêntica imersão no universo português, com decoração composta por painéis de azulejos, pratos Vista Alegre e uma guitarra portuguesa, todos trazidos diretamente de Portugal. O espaço abriga dois salões distintos: a Sala D. João VI, no primeiro andar, com 78 lugares, bar e adega; e a Sala Dom Pedro I, mais intimista, com 32 lugares e vista panorâmica para a lagoa, ideal para ocasiões especiais. Ao longo de sua trajetória, o Rancho tem sido reconhecido pela qualidade de sua cozinha, sendo vencedor de importantes prêmios, como o Veja Rio Comer & Beber, na categoria de Melhor Restaurante Português do Rio, em sua edição mais recente.

O cardápio é um verdadeiro passeio pela culinária tradicional portuguesa, com 17 variações de pratos à base de bacalhau, como o Bacalhau à Brás, à Lagareiro e o Bacalhau da Rampinha, típico do Porto. Além do bacalhau, figuram clássicos como arroz de pato, polvo à lagareiro, caldo verde, francesinha e os tradicionais bolinhos de bacalhau. As sobremesas também são um capítulo à parte, com doces conventuais como encharcada alentejana, toucinho do céu, ovos moles e o raro pudim do Abade de Priscos. Durante a semana, a casa oferece almoço executivo, e nos fins de semana, sugestões especiais. A experiência é completada por uma adega com rótulos selecionados das principais regiões vinícolas de Portugal e bebidas típicas como Ginginha e Bagaceira, fazendo do Rancho Português uma verdadeira extensão da ‘terrinha’ em solo carioca.
Rancho Português – R. Maria Quitéria, 136 – Ipanema – Telefone: (21) 2287-0335
Sardinha Taberna Portuguesa
O Sardinha Taberna Portuguesa oferece uma verdadeira imersão nos sabores e na cultura de Portugal em pleno Rio de Janeiro. Com quatro unidades espalhadas pela cidade — no Leblon, BarraShopping, Botafogo Praia Shopping e Shopping Tijuca —, os restaurantes portugueses apresentam ambiente acolhedor e atmosfera lusitana. Fundado em 2021, o Sardinha é fruto da união de experientes empresários da gastronomia, incluindo o icônico garçom Cecílio, e tornou-se um sucesso absoluto ao trazer a alma da cozinha portuguesa para diferentes regiões do Rio.

O cardápio do restaurante português oferece uma deliciosa viagem pelos sabores tradicionais de Portugal, começando com petiscos típicos como a Sardinha assada à portuguesa, a Empada de bacalhau, Bolinho de Alheira e Punheta de Bacalhau. Os tradicionais sanduíches portugueses, chamados de Sandochas, também ganham destaque, como o Bifana — carne suína marinada — e o Prego de Atum, sempre acompanhados de batatas portuguesas e maionese da casa. A Patanisca de Bacalhau, uma receita clássica envolta em massa frita, é exclusiva da unidade do Leblon.
Entre os pratos principais, a seção “Para encher a mula” traz opções robustas e saborosas como o Terra e Mar (filé mignon com camarão), o Polvo à Moda das Beiras e o Atum da Costa Vicentina. O bacalhau, protagonista da culinária portuguesa, aparece em versões tradicionais como à Azeiteiro, com Natas e à Brás. Para finalizar, as sobremesas são um verdadeiro espetáculo: desde o famoso Pastel de Nata ao Bolo de Laranja com calda de Porto, além de receitas caseiras como Arroz Doce, Baba de Camelo e Mousse de Chocolate com toque de vinho do Porto — perfeitas para adoçar a experiência.
Sardinha Taberna – Rua Aristides Espínola, 101 – Leblon
Av. das Américas, 4666 – Lj 156 (Nível Lagoa) – BarraShopping – Barra da Tijuca
Praia de Botafogo, 400 – loja 404 – Botafogo Praia Shopping – Botafogo
Av. Maracanã, 987 – L3 – Shopping Tijuca – Tijuca
Tasca Carvalho
Para português nenhum colocar defeito, a Tasca Carvalho é das mais autênticas tascas da cidade. O ambiente aconchegante no coração de Copacabana, esconde joias da culinária portuguesa. De petiscos típicos a pratos fartos para uma refeição completa, passando pelos ‘enchidos’- embutidos – como o salpicão, o chouriço e a alheira. Para beber, vinhos da Terrinha, com ênfase aos rótulos de ótimo custo benefício, para beber em taça ou uma, duas, três ou mais garrafas.
A casa é comandada por Marcos Sá, português que atravessou o Atlântico ainda bebê e aqui se radicar carioca, ao lado dos sócios Pedro Freitas, também português, e Tony Campos. O cardápio celebra a rica culinária portuguesa com entradas da seção “Para Tascar”, como a tradicional Punheta de Bacalhau, o Polvo à Carvalho e as crocantes Pataniscas. As opções de charcutaria e queijos incluem delícias como o Chouriço na aguardente, Morcela com Ananás e a generosa Tábua de Frios. Já na parte “Para Encher a Pança”, brilham pratos clássicos como o Bacalhau à Brás, o Arroz de Pato e a Carne de Porco à Alentejana. As receitas com bacalhau ganham destaque especial nos almoços de fim de semana, com versões como à Lagareiro, Gomes de Sá e à Tasca. Para finalizar, sobremesas típicas como o Pastel de Nata e o Toucinho do Céu, além do licor de pastel de nata e vinhos do Porto, garantem um encerramento à altura da experiência.
Tasca Carvalho – Rua Ronald de Carvalho, 266 – Copacabana – Telefone: (21) 99957-9845
Tasca da Mercearia – roteiro de restaurantes portugueses
Entre os restaurantes portugueses, a Tasca da Mercearia conta com dois endereços na cidade, um em Botafogo e o outro mais recente em Laranjeiras, num charmoso sobrado na animada São Salvador. A Tasca é uma versão mais descontraída da prestigiada Mercearia da Praça, que faz sucesso desde 2016 em Ipanema. A Tasca apresenta a autêntica experiência portuguesa para a a cidade. Além de charmosos salões com luz baixa, mobiliário de madeira e decoração que remete à terrinha, a gastronomia típica de Portugal e a seleção de vinhos prometem proporcionar uma viagem inesquecível. Não só para almoço ou jantar em família, a casa é uma ótima opção para curtir a noite carioca com amigos. São mais de 400 rótulos de vinhos oferecidos para serem degustados no local ou em casa em Laranjeiras e mais de 300 em Botafogo. A proposta permite que os clientes desfrutem dos vinhos a preço de prateleira.
No menu assinado pelo chef Gilles Danton, entradas com aquele DNA de boteco que o carioca ama. O bolinho de bacalhau pode ser recheado com queijo Serra da Estrela. Outro clássico é o croquete de alheira. E, ainda, a punheta de bacalhau com pão da casa (100g). O bacalhau brilha no menu principal com sete opções. Entre eles o tradicional Bacalhau à Lagareiro chama atenção com suculenta posta de 200g assada, servida com cebola roxa refogada em azeite extra virgem português, batatas ao murro e tomatinhos, finalizado com salsa e azeitonas pretas. Ainda há o Bacalhau de Natas, entre outros.

Completam os principais, o Bife de Pojadouro à Café, uma tradicional receita lisboeta com filé mignon em corte alto, flambado com vinho do porto, finalizado com natas e mostarda; acompanhado de batata frita da casa. Entre os arrozes, o de Pato à Dona Rosa é um dos mais pedidos e preparado com pato desfiado, miúdos de pato, chouriço português, pimenta do reino e vinho do Porto. Uma seção especial em homenagem aos tradicionais espetos da Ilha da Madeira. A de Frutos do Mar chega com camarão, polvo, lula, peixe branco e vegetais. Já a Mista leva filé mignon, frango, linguiça calabresa, pimentão, bacon defumado e cebola, marinados em azeite de especiarias. Na vitrine, há irresistíveis doces conventuais como o Pastel de Nata e Amêndoas e o Toucinho do Céu.
Tasca da Mercearia – Rua São Salvador, 72 – Laranjeiras – Telefone: (21) 3437-4512
Rua Assis Bueno, 26 – Botafogo – Telefone: (21) 3556-1425