Santiago

Santiago vista de cima do Cerro Santa Lucia

Uma oportunidade de ver a capital chilena de cima é subir o Cerro Santa Lucia que fica no coração da cidade de Santiago. É fácil de chegar, uma vez que fica próximo à estação de metrô Santa Lucia. Além da vista, a colina de Santa Lucia acomoda um parque arborizado, com fontes e um castelo. Atrações para visitar diariamente das 09h às 19h.

Anteriormente, o Cerro se chamava Huelén (que significa “dor”). Funcionou como ponto de defesa para o conquistador Pedro de Valdivia, que fundou a cidade neste local em 13 de dezembro de 1541, dia de Santa Lucia. Por isso, recebeu posteriormente o nome de Cerro Santa Lucia. Em 1871, o prefeito da cidade Benjamin Vicuña Mackenna começou obras de reestruturação da colina, em seguida transformando-a em um grande jardim de pouco mais de 65.000 m².

Vai viajar para Santiago? Então faça sua reserva de hotel em Santiago por aqui e garanta os melhores preços

Visita ao Cerro Santa Lucia

O principal acesso ao Cerro Santa Lucia é pela Avenida Alameda. A partir dali, sobe-se uma escadaria que chega em frente à Terraza Neptuno, área onde tem a fonte em homenagem a Netuno. Nessa fonte, assim como em muitas outras espalhadas pelo mundo, é encorajado que o visitante jogue uma moeda de costas para a fonte e faça um pedido. Lenda urbana ou não, eu joguei minha moeda e fiz meu pedido.

Fonte de Netuno no Cerro Santa Lucia

Em seguida, subindo um pouco mais pela Subida Las Niñitas, uma escada nos leva a uma área bem grande chamada Terraza Caupolicán. Essa área é um grande descampado arborizado com bancos de praça, quiosques com lanches e estátuas de madeira que são grandes totens indígenas. Ali também se encontra, do alto de uma rocha a escultura em homenagem ao guerreiro araucano Caupolicán, um índio chefe de musculatura atlética, em vigilância. A escultura em bronze é obra do escultor chileno, Nicanor Plaza. Do Terraza Caupolicán já é possível ter uma boa vista da cidade e do próprio jardim no Cerro Santa Lucia.

Terraza Caupolican no Cerro Santa Lucia

Do alto do Mirante até o Castelo Hidalgo

Infelizmente, a poluição em Santiago é bem grande. Por isso, muitas vezes o smog (mistura das palavras em inglês smoke e fog, que signifcam fumaça e nevoeiro, respectivamente) não permite que vejamos a Cordilheira dos Andes. Em um dia ensolarado, certamente você terá mais chances de uma melhor vista a partir do Cerro Santa Lucia.

Dessa forma, suba até o Mirante El Cañón por uma escadaria mais estreita, não muito regular. O acesso é difícil porém viável. No caminho passamos por uma pedra com uma placa de bronze em homenagem a Charles Darwin, quando o cientista esteve em Santiago. Do alto do mirante temos uma vista melhor da cidade a 629 metros acima do nível do mar. No entanto, o espaço comporta não muito mais que 12-20 pessoas.

Vista panorâmica do Mirante

Logo após, na descida passamos pelo Jardim Circular, próximo ao Castillo Hidalgo. O castelo foi erguido na guerra da independência (1814-1817) e atualmente é aberto ao público. Como queríamos ir a outros locais ainda no mesmo dia, não entramos no castelo. Entretanto, é um grande espaço para eventos, com dois grandes salões e restaurante. Inclusive é muito procurado pelos santiaguinos para a virada de ano.

Na saída passamos pela lateral do Cerro Santa Lucia, na Av. Libertador Bernardo O’Higgins. Ali é possível observar um grande painel em cerâmica do artista chileno Fernando Daza Osorio. Sem dúvida, uma belíssima homenagem à poetisa e feminista chilena Gabriela Mistral.

Castelo Hidalgo e mural em homenagem a Gabriela Mistral

Em suma, pelo fácil acesso de transporte público, o Cerro Santa Lucia se torna um dos principais pontos turísticos de Santiago. E certamente, uma das melhores vistas da capital chilena.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás