Los Angeles

Píer Santa Monica: um clássico na Califórnia

O Píer Santa Monica talvez seja o maior ícone da Califórnia. Por exemplo, em quantos filmes de catástrofe já não vimos o píer ser “destruído”? Ao mesmo tempo, o local já foi cenário para diversos filmes de romance, policial e ação. Quem está em Los Angeles pode facilmente aproveitar o dia na praia de Santa Monica e claro, visitar o famoso píer.

Histórico do Píer Santa Monica

Quem estiver chegando a Los Angeles de carro pela Highway 1 já consegue avistar de longe a icônica roda-gigante do píer Santa Monica. Entretanto, a história do píer já é centenária. Construído em 1909, na praia que lhe deu nome, foi o primeiro píer de concreto na costa oeste dos Estados Unidos. Com isso, ganhou reputação entre os locais como o melhor local de pesca em SantaMonica.

Logo após, em 1916, foi inaugurado o hipódromo de Looff, atualmente um marco histórico nacional que abriga o icônico carrossel inaugurado em 1939. Com tanta história e fama, o píer de Santa Monica foi eleito em 2017 o local mais fotografado de Los Angeles. Inclusive, o tradicional letreiro de neon de Santa Monica Yacht Harbour – inaugurado em 1941 – é ponto perfeito para garantir uma foto.

Como chegar ao Píer Santa Monica

Uma vez em Santa Monica, para chegar ao píer, basta pegar a rampa localizada no cruzamento da Ocean Avenue com a Colorado Avenue. Quem estiver de carro, pode contar com o estacionamento no final da rampa do convés do próprio píer ou no Lot 1 North. Já de bicicleta, basta seguir pela Marvin Braude Bike Trail (The Strand) e, posteriormente, seguir em direção à calçada de acesso a pedestres. Quem estiver no centro de Los Angeles, Culver City e afins, pode utilizar a Metro Expo Line.

Ideal ter como primeira parada o Pier Shop & Visitor Center, onde você pode encontrar mapas da área e guias de visitantes. Agora, o que você pode fazer no píer?

Quer se hospedar em Santa Monica? Faça sua reserva.

Atrações no Píer

Minhas “informações” sobre o píer eram apenas as que tinha visto nos filmes. Como estava acompanhado de uma amiga que mora em Los Angeles, foi mais fácil localizar o que fazer por ali.

Algo que eu não sabia é que a famosa Rota 66 terminava ali. Na verdade, a oficialização desse fato se deu em 2009, mas o fato é que em pleno píer podemos tirar uma foto com a tradicional placa da rota mais famosa dos Estados Unidos. Quem não dispensa umas comprinhas pode aproveitar a The Route 66 Shop. São camisetas, bolsas e outros acessórios da Route 66, perfeito para presentear os amigos.

Final da Rota 66 no Píer Santa Monica

Ainda no ritmo de compras, no Pier Gear se encontram presentes, souvenires e peças de vestuário que vão de acessórios a moda praia.

Parque de Diversões no Píer

A grande atração fica com o Pacific Park, o único parque de diversões da costa oeste localizado em um píer. E aí não pense que são só as crianças que adoram. Está cheio de adultos circulando pelo parque e nos brinquedos. A mais concorrida é a roda-gigante Pacific Wheel, da qual se tem uma vista superior incrível da praia de Santa Monica e pasmem, é movida a energia solar – a única do mundo. 

Para completar a diversão uma montanha-russa que se eleva a 15 metros acima do Oceano Pacífico e outros brinquedos típicos de parques. Aqueles que gostam de tentar a sorte, podem passar o tempo nos diversos jogos e quem sabe garantir um brinde para levar para casa. Não há bilhete de entrada para o parque, mas sim para cada uma das atrações.

Uma atividade diferente, mas bem interessante é ter uma aula na Escola de Trapézio de Nova York (TSNY), localizada no píer SantaMonica. Não é necessária experiência prévia e as aulas duram de 60 a 120 minutos, dependendo da atividade. É preciso ter mais de 6 anos para participar. Por fim, quem gosta de jogos, pode aproveitar o Playland Arcade com mais de 200 jogos, incluindo o clássico pinball.

Pacific Park em Santa Monica

Onde comer no Píer Santa Monica

Na parte gastronômica, além das gulodices vendidas nas barraquinhas do Pacific Park, é fácil encontrar alguns restaurantes. Meu preferido é o Bubba Gump Shrimp Co inspirado no filme Forrest Gump. Além disso, a culinária mexicana está representada no Mariasol Cocina Mexicana, quem gosta de hambúrguer pode aproveitar o PierBurger e o Albright oferece um conceito de comida farm-to-table, frutos do mar e vinhos locais.

Por isso, visitar o Pier Santa Monica é um programa imperdível para quem está em Los Angeles e quer sentir um pouco da vibe californiana. E claro, se sentir parte de um dos mais famosos ícones da costa oeste.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Que demais suas dicas sobre o Píer de Santa Mônica!
    Realmente é um lugar que muita gente sonha em conhecer por causa da influência nos filmes e séries!

    Não fazia a mínima ideia sobre a Rota 66 e o parque de diversões completo (pensava que só tinha a roda gigantes!)

    Abraço!

    • Eu também descobri que era lá o fim da Rota 66 quando visitei o píer. Depois tive a oportunidade de conhecer o início que é na cidade de Chicago.

  • O Píer Santa Monica é tão clássico que o dia em que eu for vou me sentir num filme! hahahaha adorei passear por lá no post de vocês :)

    • Eu me senti assim Gabi, acabei voltando uma segunda vez no final da viagem para deixar aquele gostinho...

  • Realmente esse é um clássico mesmo. Irei ver de pertinho em breve. Meu filho está morando na Califórnia e sempre me enche de vontade com essas informações que você passou aqui.

    • Eu pretendo voltar à Califórnia e fazer novamente uma roadtrip, mas dessa vez indo até San Diego que não conheci ainda.

  • Gostei de estar em Santa Mônica. Foi bem aí no Pier de Santa Mônica, o final de minha road trip pela Califórnia, onde percorri alguns trechos sensacionais da Route 66. Com uma foto embaixo da placa: icônico né?! :)

  • Fui pra California no inverno então nem aproveitamos o Pier Santa Monica infelizmente. Acho q ele aparecia no Barrados no Baile nos anos 90, não? Amava aquele seriado hehehe É a cara de Los Angeles pra mim.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás