NA TELA E NO SOM

Festival Internacional de Cinema de Surf acontece em Ubatuba

O 1º Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba (FICSU) acontecerá entre os dias 13 a 16 de junho de 2019. A cidade é conhecida como a capital do surf, então nada mais justo que ser sede para o festival. Além da exibição dos filmes, o festival ainda inclui feira de expositores locais e shows de bandas. Além disso, pinturas de pranchas, exposição de pôsteres e fotografias de surf, oficinas e bate-papos sobre o tema. A exibição dos filmes será gratuita na praia.

A curadoria selecionou 21 filmes, dos quais 8 são do Brasil, sendo um, inclusive, de Ubatuba. Os demais são dos EUA, México, Portugal, Angola, Austrália, França, Suíça, Canadá, Espanha, Rússia e Itália. Alguns dos selecionados já foram exibidos e premiados em festivais importantes. O filme de Portugal e Angola “Kalunga” recebeu diversos prêmios, entre eles o de menção honrosa no Lisbon Surf Film Festival. Já o australiano “Beyound the Noise” recebeu o prêmio de melhor fotografia no London Surf Film Festival e no Bells Beach Surf Film Festival. Outro filme bastante premiado é o suíço “Tan”, que é inédito na América do Sul. Entre outras premiações, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Santa Cruz Surf Film Festival.

Entre os filmes inéditos no Brasil, estão “Nessa Vibe – Com Jeferson Guedes”, de Ubatuba, e que acompanha o pintor de pranchas Jeferson Guedes; e “Annais”, de Gabriel Novis, que fez o curta com o Canal OFF.

Temática no Cinema de Surf

A presença feminina no surf e no cinema é uma temática constante. O festival traz quatro curtas que colocam a mulher como protagonista de seus filmes. Outro aspecto importante dos filmes inscritos é a beleza fotográfica de suas imagens. Há nomes relevantes da fotografia de surf no mundo entre os filmes selecionados. Entre eles: o americano Morgan Maassen (“Water II”), o francês Hugo Manhes (“La Torche”), o australiano Andrew Kaineder (“Beyound the Noise”) e o fotógrafo uruguaio Guel Varela, com um curta que leva seu nome e mostra um pouco de seu processo.

Ao todo, o festival oferecerá 6 troféus, 1 de homenagem, 1 de júri popular e 4 de júri especializado. A premiação será dividida por categorias que levam nome de algumas praias de Ubatuba. O Prêmio Sununga premiará o filme mais inovador e transformador. Já o Prêmio Vermelhinha será oferecido ao filme mais ousado, que leva o expectador ao limite da emoção. O Prêmio Perequê-Açú será para realizadores estreantes, enquanto o Prêmio Itamambuca será dado para um filme completo, com boa narrativa, bem feito em todos os seus aspectos. Por fim, o Prêmio Praia Grande será entregue ao filme que receber maior votação do público.

A programação completa pode ser consultada no site do Festival.

João Marcelo

Companheiro de viagem e responsável pelos bastidores das fotos nos diversos destinos visitados. Amante da sétima arte, está por dentro do que rola no mundo do cinema.

Posts recentes

Eventos no Rio em outubro de 2025

A coluna Panorama Carioca está de cara nova. Agora trará sempre os principais eventos que…

% dias atrás

Meu Ano em Oxford: conheça as locações do filme

Desde sua estreia no início de agosto, Meu Ano em Oxford tornou-se um dos filmes…

% dias atrás

For Rainbow 2025: Fortaleza recebe maratona cinematográfica

De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow…

% dias atrás

Rio Gastronomia 2025 celebra 15 anos do festival culinário

Os apaixonados por boa comida já têm compromisso marcado: o Rio Gastronomia 2025 promete ser…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em agosto de 2025

Com a chegada do mês de agosto, muitos chefs mudam os cardápios de seus restaurantes,…

% dias atrás

Parador Lumiar: refúgio de charme para relaxar na Serra

Localizado no coração da Serra Fluminense, o Parador Lumiar Hotel & Spa é a escolha…

% dias atrás