Belo Horizonte

7 Experiências em Belo Horizonte fora do lugar comum

Quando fui convidado para a press trip em Belo Horizonte com curadoria do blog Coisas de Mineiro, não imaginava que iria vivenciar experiências em Belo Horizonte tão fora do comum. Claro que fizemos o roteiro turístico básico, mas vivenciar a cidade saindo do lugar comum foi o ponto alto da viagem. O melhor de tudo é que todas as experiências que tivemos, podem ser feitas por quem visita a cidade e até mesmo pelos belorizontinos.

1 – Piquenique no Mirante do Mangabeiras

Quando se fala de ter uma vista incrível de Belo Horizonte, sempre vem à mente a Praça do Papa. Realmente é uma vista linda, mas ela pode ser contemplada em uma experiência diferente. Que tal fazer um piquenique enquanto aprecia o pôr do sol de Belo Horizonte? Foi justamente isso que fizemos, ou ao menos tentamos, porque o dia não estava tão ensolarado. Contudo, não atrapalhou em nada nossa experiência.

Ainda não conhecia o Mirante do Mangabeiras e foi uma das novidades que conheci em BH. O mirante leva o nome do bairro onde está localizado e é uma área de preservação ambiental. Ali fica também o Palácio das Mangabeiras, que foi inaugurado em 1955, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Quem preparou nosso piquenique especial foi a Nina do À Mesa com a Nina. Um verdadeiro banquete com delícias salgadas e doces, tudo acompanhado de um delicioso vinho rosé. Foi um fim de tarde delicioso, que qualquer pessoa pode fazer igual.

Piquenique no Mirante do Mangueiras

Para qualquer evento no local, é preciso agendar e reservar o local enviando e-mail para eventosparques@pbh.gov.br. Neste e-mail basta demonstrar interesse informando dia, horário, número de pessoas e o tipo de evento que quer realizar.

A natureza no entorno do mirante é abundante, o que torna o local ainda mais especial. Por isso, para manter essa beleza natural intacta, após seu piquenique, recolha todo o lixo e leve consigo. Dessa forma, você evita que animais silvestres entrem em contato com alimentos não usuais e não polui o local.

O Mirante do Mangabeiras funciona de terça-feira a domingo, das 09h às 20h. A entrada é permitida até 19h30, mesmo para quem só quer apreciar o local.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras – Tel.: (31) 3246-5030

2 – Aula de preparação de massas em restaurante italiano

Se você gosta de agregar uma experiência de culinária à sua viagem, essa dica cairá como uma luva. O restaurante italiano Est! Est!! Est!!! promove um Curso de Massas Artesanais em dois módulos, várias vezes ao ano. Tivemos essa experiência em forma reduzida e sinceramente, saí dali me sentindo um verdadeiro cozinheiro.

O curso é ministrado pela chef Ana Jatobá. Ele consiste de uma parte teórica sobre os diversos tipos de massa e em seguida, botamos literalmente a mão na massa. Preparamos nossa própria massa artesanal e logo após, fomos ao restaurante para experimentar alguns pratos servidos na casa. Por fim, recebemos um certificado do curso.

Curso de Massa Artesanal no Est

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 107 – Funcionários – Tel.: (31) 2526-5852

3 – Descobrindo o bairro da Lagoinha

Com a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte, três bairros formaram a Praça 15 de Junho: Bonfim, Santo André e Lagoinha. Por isso, a Lagoinha é considerada um dos bairros pioneiros de Belo Horizonte. Atualmente, o bairro ficou meio esquecido, mas abriga boa parte da história da cidade.

Então, mais uma das experiências em Belo Horizonte é conhecer melhor a história do bairro e da cidade no tour oferecido pelo Daniel Queiroga do Casas da Lagoinha. Neste tour pudemos conhecer o Cemitério do Bonfim e suas curiosidades. Além disso, percorremos as ruas conhecendo detalhes sobre as casas e igrejas do bairro. O tour é recheado de histórias, lendas, referências e locais para observação.

Tour na Lagoinha

4 – Assistir a um jogo de futebol no Mineirão

Mesmo que não seja fã de futebol, vale a pena assistir a um jogo de futebol no Mineirão. Preferencialmente, se tiver um time mineiro disputando a partida. A emoção de ver a torcida gritando e as luzes do estádio todas acesas dão um plus à experiência. É possível também fazer uma visita ao Mineirão e ao Museu do Futebol.

Endereço: Praça Doutor Waldir da Mota, 34 – Olaria – Tel.: (31) 3988-0249

5 – Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais será uma das experiências em Belo Horizonte com um viés mais cultural. Os concertos acontecem na belíssima Sala Minas Gerais.

O exterior do prédio já é belíssimo, iluminado e com uma arquitetura arrojada. A Sala Minas Gerais foi inaugurada em fevereiro de 2015, sendo criada primeiramente a sala principal por conta da acústica, e posteriormente a parte externa. Justamente por isso, é um espaço de escuta sensível, capaz de ampliar a experiência com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Eu já tinha feito um tour pela Casa da Música no Porto e aprendido um pouco mais sobre a acústica nessas salas. Isso fez com que eu pudesse notar diversas semelhanças com a Sala Minas Gerais. Estão preparando um tour pela Sala Minas Gerais, ainda sem datas marcadas.

Os concertos acontecem durante todo o ano, por isso vale a pena ficar de olho na programação no site oficial. A filarmônica é formada por músicos do Brasil e de outros países, que se juntaram em 2008. São conduzidos até hoje pelo maestro Fabio Mechetti e já ganharam diversos prêmios.

A bilheteria da Sala Minas Gerais funciona de terça a sexta, de 12h a 20h, e no sábado, de 12h a 18h.

Endereço: Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Tel.: (31) 3219-9000

6 – Compras no Mercado Central de Belo Horizonte

Adoro visitar mercados gastronômicos dos destinos que visito. Já tinha feito isso nos mercados gastronômicos de Madrid e no St. Lawrence Market em Toronto. Por que não conhecer o principal mercado de Belo Horizonte? Foi justamente essa uma das experiências em Belo Horizonte, guiada pelo chef Edson Puiati, professor do curso de gastronomia do UNA.

O Mercado Central de Belo Horizonte está atualmente onde ficava o primeiro estádio do América Futebol Clube. Em 1964, a prefeitura não tinha condições de manter o mercado e os funcionários fizeram então uma cooperativa, que hoje forma o Mercado Central. Com isso, o mercado passou a ser cercado e coberto, sendo reformado internamente na década de 80.

Foi considerado o terceiro melhor mercado do mundo pela revista TAM nas Nuvens, ficando atrás apenas do La Boqueria em Barcelona e do Boroughmarket em Londres. Recebe em torno de 1,3 milhões de pessoas por mês. Uma curiosidade é que o mercado vende cerca de 350 toneladas de queijo por mês, o equivalente a uma Torre Eiffel de queijo.

Compras no Mercado Central de BH

Mas não é apenas queijo que é vendido por ali. São lojas de produtos árabes, japoneses, artesanato, bem como restaurantes da típica comida mineira. São realizadas também visitas guiadas e o balcão de informações turísticas dentro do mercado disponibiliza um mapa para que o visitante não se perca. O mercado funciona de segunda a sábado das 07h às 18h; e aos domingos das 07h às 13h.

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro – Tel.: (31) 3274-9434

7 – Noite no Mercado Novo

Próximo ao Mercado Central de Belo Horizonte está o Mercado Novo. O local foi inaugurado em 1960 na intenção de substituir o mercado central, sem sucesso. Em 2019, surgiu a ideia de revitalização para atrair um público descolado que atualmente frequenta os bares, cafeterias, lanchonetes, lojas… um verdadeiro colab mineiro no segundo andar do prédio. A entrada é pela rua Rio Grande do Sul.

O espaço funciona às quartas das 18h às 00h; quinta e sexta-feira das 14h às 00h. Aos sábados e domingos de 12h às 18h. Certamente foi uma das experiências em Belo Horizonte que mais curti na viagem.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Centro

Se ainda tiver tempo em seu roteiro que tal conhecer outras cidades em Minas Gerais? Uma sugestão é estender sua viagem até Capitólio MG.

O Rodrigo do blog “O Mundo em Lanches” sugere 9 cidades incríveis para conhecer em Minas Gerais.

A press trip para Belo Horizonte teve patrocínio da Belotur, Mineirão, Gás Produtora e curadoria do Coisas de Mineiro.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Ainda não conheço Belo Horizonte, mas gostei bastante das dicas de assistir a orquestra filarmônica e do bairro da Lagoinha. Amo centros históricos, e pelo visto Belo Horizonte é repleta de história e programas culturais.

    • Eu adoro programas culturais então além dos museus na Praça da Liberdade, assistir ao concerto da Filarmônica foi especial demais.

  • Muito bacana todas essas dicas! Principalmente a da cerveja e do Mercado Novo, dois itens dessa lista que adoraria experimentar.

  • Adorei tua programação super diferente. A única q não iria é a tal cervejaria que está sob investigação por uso de produtos ilícitos e fatais em alguns lotes. Vou anotar todos os outros que parecem ser incríveis

  • Nós não conhecemos nada de Minas e achei seu roteiro em Belo Horizonte uma ótima forma de começar a conhecer o estado. Destaque para a Orquestra Sinfônica e o piquenique muito chique e personalizado, rs.

    • A Orquestra Sinfônica foi realmente muito interessante e o melhor que tem programação para o ano inteiro, então independente de quando você visite a cidade, terá um concerto na época.

  • Que maravilha de blogtrip, Léo. Eu tenho uma grande amiga em Belo Horizonte e já estive na cidade mais de uma vez, mas ainda não tive direito a um piquenique charmoso como esse :)

  • Quanta coisa boa para fazer em Belo Horizonte. Só estive lá de passagem, mas acho que deve ser muito legal assistir a um jogo de futebol no Minerão. Eu amo futebol! Gostei da dica da cervejaria. Também adoro fazer degustação de cerveja e vinho!

    • Eu que não sou muito fã de futebol achei demais assistir a um jogo lá. O tour guiado também é bem interessante, em breve contarei tudo aqui.

  • Que roteiro de experiências em Belo Horizonte bem diferentes! Adorei a dica do piquenique. A cara da riqueza! rsrs A aula de culinária me pareceu super interessante. A Backer é uma cervejaria bem legal (fui também da Walls, que super recomendo).

  • O bairro da lagoinha me encantou quando quando estive por ali, agora tenho que ir para conhecer as outras experiência que tem em BH

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás