GASTRONOMIA

Da Brambini: charmoso restaurante italiano no Leme

Se você pensa em surpreender escolhendo um restaurante para um jantar intimista, essa é a dica. Melhor ainda quando a comida é italiana e resgata a nossa memória afetiva. É esse o clima do charmoso Da Brambini, restaurante italiano no Leme.

Ambiente do restaurante no Leme

Fui convidado a conhecer o Da Brambini que dá charme às calçadas do Leme desde 1991. A fachada é um capítulo a parte, parece uma casinha de boneca. Decorada com plantas e uma iluminação delicada, já desperta a curiosidade dos passantes. Além disso, uma simpática mesa com cadeiras vermelhas combinando com a porta, divide espaço com uma lambreta italiana.

No interior, um clima intimista porém descontraído de trattoria italiana moderna, com capacidade para 38 pessoas. Objetos e quadros de diversas cidades italianas embelezam as paredes do restaurante que sofreu uma recente ampliação. Chama atenção um painel de azulejos pintado a mão com ilustração de limões sicilianos. O mobiliário em madeira oferece conforto ideal para uma boa refeição.

Ambiente interno

A experiência no Da Brambini

O cardápio do Da Brambini oferece o melhor da culinária italiana, tanto que o restaurante já recebeu prêmios pelo Consulado Italiano. Além do menu fixo e variado, há ainda algumas sugestões do chef.

Nossa experiência se iniciou com um delicioso e colorido couvert. Bem completo, é composto por cesta de pães, patê e manteiga, azeitonas, muçarela de búfala e antepastos de berinjela e abobrinha. Acompanhando, pedimos uma taça de vinhos italianos: um Pinot Grigio e um Montepulciano, indicados pelo gerente. A carta de vinhos é bem variada, apresentando rótulos de diversos países.

Não escolhemos entrada, pois o couvert foi suficiente. Então, partimos direto para os pratos principais. Dentre as sugestões do chef, o Gnocchi mari e monti mistura o melhor da terra e do mar. Um nhoque ao molho de tomate, camarão, shitake e azeite trufado. Já o João, optou por um prato que apresenta uma mistura mais difícil de ser encontrada nos restaurantes tradicionais. O risoto com pêras, camarões e gengibre. Ambos pratos são muito bem servidos e estavam saborosos.

Pratos no Da Brambini

Para sobremesa, mais uma vez me deparei com algo não muito comum nos restaurantes e que eu amo. Pêra ao vinho tinto com sorvete de creme, que estava sensacional. Bateu aquela nostalgia gostosa, já que era uma sobremesa que minha avó fazia com frequência. Entretanto, se quiser ser mais tradicional, peça o Tiramisú, que é bem leve e aerado.

Serviço

Sem dúvida, o Da Brambini nos leva a uma autêntica experiência pela culinária italiana. Outros pratos do cardápio parecem igualmente interessantes e o que achei melhor, não são achados em qualquer outro italiano. Talvez por isso, o restaurante esteja aberto há tanto tempo, com fregueses fiéis. Aquele restaurante que certamente você acertará a pedida, independente do evento. O Da Brambini funciona de domingo a quinta das 12h à 00h e às sextas e sábados das 12h à 01h.

Endereço:  Av. Atlântica, 514 B – Leme – Tel.: (21) 2275-4346

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Posts recentes

Dia das Mães em Hotéis do Rio e São Paulo

Maio é o mês das mães. Aquela data que queremos celebrar aquelas que nos deram…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em maio de 2024

Maio começa agitado com o show da Madonna na praia de Copacabana. Com isso, alguns…

% dias atrás

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás