HOSPEDAGEM

Vila Galé Rio: hotel no coração do centro histórico

No coração da Lapa, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, está o Vila Galé Rio. O hotel quatro estrelas é um verdadeiro oásis no centro histórico do Rio. Recentemente fomos convidados a vivenciar a experiência de se hospedar e conhecer as novidades gastronômicas do hotel.

A estrutura do hotel

Com 20 propriedades em Portugal e 7 no Brasil, a rede Vila Galé é reconhecida por sua tradição, experiência e paixão pela hotelaria. Inaugurado em dezembro de 2014, o Vila Galé Rio de Janeiro está localizado no histórico e boêmio bairro da Lapa. O projeto arquitetônico é resultante da recuperação de um antigo palacete e dos edifícios preservados que já abrigaram uma escola. Unindo o clássico ao moderno, uma nova torre foi construída para abrigar mais acomodações, totalizando 292 quartos.

No prédio histórico do século XIX, estão as 12 suítes divididas entre Junior – com e sem varanda – e Master. Esta última é muito usada para noite de núpcias e dia da noiva. O charme palaciano também está presente na recepção do hotel. O mobiliário em tons de vermelho e bege compõe com o estilo clássico do prédio. Na entrada, um corredor com quadros relatando fatos da história do Brasil.

Prédio Histórico do Vila Galé Rio

É também neste prédio que está localizado o spa Satsanga de acesso gratuito para os hóspedes. A área oferece banho turco e jacuzzi, além de tratamentos e massagens a bons preços. Por fim, em anexo está o ginásio com aparelhos para exercícios aeróbicos e de musculação.

Área do Spa Satsanga e academia

Nossa acomodação no Vila Galé Rio

A decoração do hotel é inspirada em ritmos musicais bem cariocas como o Samba e a Bossa Nova. Nosso quarto da categoria Standard, estava localizado na nova torre, que fica acima do restaurante Versátil. O piso é revestido em madeira. O mobiliário, também em madeira, inclui mesas de cabeceira, uma mesa de trabalho e uma bancada abaixo da televisão. Além disso, um amplo armário abriga o cofre de segurança e frigobar. Por fim, a confortável cama com cabeceira em capitonê de couro e travesseiros macios. A iluminação é indireta por meio de abajures.

Quarto Standard

A conexão wi-fi é gratuita e funcionou muito bem no quarto e nas dependências do hotel. O banheiro é funcional e limpo. Bancada da pia em granito, box com blindex e amenities de marca própria. O serviço de quarto é realizado uma vez ao dia.

Gastronomia do Vila Galé Rio

A Bossa Nova também dá o tom na decoração do restaurante Versátil. Inclusive, à noite ele passa a se chamar Massa Fina e tem capacidade para 200 pessoas. Durante o almoço e jantar funciona o sistema de buffet. O hóspede pode degustar pratos da culinária brasileira, italiana e portuguesa, elaborados pelo chef Clodoaldo Ramos.

É também no Versátil que é servido o buffet de café da manhã, incluído na diária. Com pães, pratos quentes, frios, queijos, iogurtes e frutas, incluindo opção de ovos e tapiocas, preparadas na hora sob pedido. Sem dúvida, uma excelente forma de começar o dia.

Café da Manhã no Vila Galé Rio

Aos sábados é servida feijoada com música ao vivo. Ela conta com mesa de aperitivos, como por exemplo, torresmo, mandioca e caldo de feijão. Além disso, uma mesa com sobremesas. Entre as minhas preferidas certamente estão o manjar e a cocada mole. A feijoada é aberta também ao público que, assim como o hóspede, paga pela refeição.

Feijoada aos sábados

Aos domingos, o restaurante Versátil apresenta a autêntica gastronomia portuguesa. Composto por mesa de pães, sopa, variedades de saladas, espelho de queijos e mexilhões. Além disso, são servidos sete pratos principais como por exemplo, Leitão à Bairrada e Cataplana de frutos do mar e peixe. Por fim, são servidas oito deliciosas sobremesas típicas como pastel de nata, sericaia, pudim de claras e rabanadas. Não cheguei a experimentar, mas parece ser bem completo.

O restaurante funciona de segunda a sexta também para o público. O almoço é servido das 12h às 15h e o jantar das 19h às 22h30. Aos finais de semana, o horário de funcionamento passa a ser das 12h30 às 15h30 e 19h às 22h30.

Área Externa

A área de lazer do hotel ocupa o pátio central do terreno, ladeada pelo conjunto de edifícios que compõem o hotel. A piscina externa é bem grande e certamente convida a relaxar. Ao aproveitar a piscina, o hóspede conta com apoio do bar da piscina, para desfrutar de um bom drink. 

Chama a atenção o projeto paisagístico com um corredor de palmeiras que acompanha a área da piscina, até a entrada do hotel. Além disso, jardins menores, muito bem cuidados. À noite, a iluminação dá um toque especial ao ambiente.

Área Externa

Uma outra vantagem de se hospedar no Vila Galé Rio de Janeiro é a pequena distância para principais atrações da Lapa. Por exemplo, é possível ir caminhando até aos Arcos da Lapa e até a Escadaria Selarón. O Vila Galé Rio também disponibiliza um all inclusive cultural. O pacote inclui a hospedagem para duas pessoas e uma criança. Inclui ainda ingressos para o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e AquaRio. Sem dúvida, uma boa opção para quem quer ficar no centro do Rio.

Endereço: Rua Riachuelo, 124 – Lapa  – Tel.: (21) 2460-4500

O Panorama de Viagem se hospedou no Vila Galé Rio a convite do hotel. As opiniões expressas na matéria são próprias e refletem a real experiência como hóspede.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Olá!

    Eu não conhecia este hotel aqui no Rio, mas tô completamente apaixonada, tanto pela paisagem, quanto pela comida.
    Os pratos são bem variados, parece ser um melhor que o outro, além de ser acessível para quem quer curtir a noite na Lapa. Adorei!

    • E o melhor Ana Caroline, é que até quem não está hospedado no hotel pode aproveitar a feijoada e o restaurante do hotel.

  • Que lugar lindo!
    Tudo feito com muito capricho.
    Gostei muito da comida e do ambiente bema acolhedor.
    Um hotel no lugar certo pelo jeito. Adorei!!!

  • O Vila Gale parece ser uma ótima opção de hospedagem no Rio, gostei da localização e da estrutura do local.

  • Com posts como esse eu percebo como sou desligada das coisas, e do mundo...
    Eu jamais saberia desse local. Que hotel maravilhoso. Que fotos convidativas. E que dicas deslumbrantes.
    Já queria eu poder ir logo conhecer um lugar tão deslumbrante.
    Ótima escolha de post. Abraços

  • Aí que hotel bonito! Fiquei de olhos brilhando com essas fotos perfeitas! Adorei!
    Eu nunca fui pro Rio, morro de vontade de conhecer, quem sabe um dia e talvez eu até consiga ficar nesse hotel!!

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás