A principal atração turística de Campos do Jordão é o Parque Amantikir. O slogan “Jardins que falam” não poderia ser mais adequado, já que cada canto do parque desperta nossa atenção e emoção de forma diferente, tudo em meio ao ar fresco da Serra da Mantiqueira.

Estávamos de carro em Campos do Jordão, então utilizando o GPS do celular foi fácil chegar até o Parque Amantikir, mas quem não estiver de carro pode aproveitar para ir de táxi sem se preocupar com a volta, já que vi vários taxistas aguardando na saída para levar os visitantes de volta para o centro. O estacionamento no local é gratuito, mas sujeito a lotação.

O nome Amantikir significa “a montanha que chora” e origem numa tradição oral, segundo a qual uma princesa tupi se apaixonou reciprocamente pelo Sol, causando a ira da Lua. Enciumada, a Lua se queixou ao deus Tupi, que decidiu erguer uma enorme montanha e prender dentro dela a indiazinha. Segundo a lenda, desde então, todos os dias quando o sol nasce, a princesa chora de saudades, parando apenas quando o sol se põe. Suas lágrimas formam as nascentes, córregos e rios da serra. Na pronúncia dos lusitanos, a palavra se tornou Mantiqueira, que dá o nome da serra, a qual pode ser vista dos mirantes do parque.

O Parque Amantikir apresenta jardins inspirados em diversos países do mundo, dividido em setores que recebem nome de cores e que podem ser visitados por conta própria. No primeiro setor estão as coníferas ou pinheiros originárias das regiões frias do planeta; o Jardim de Raízes que forma um arranjo paisagísticos elaborado com cepos de árvores mortas, existentes na área original do parque; o Jardim de Capins com plantas toupeiras que produzem flores em forma de pluma; o Jardim Árido feito com plantas suculentas, cactos e outras com baixa necessidade de regas; e o Mirante de onde se tem uma incrível vista da paisagem do Vale do Lageado, situado a mais de 700 metros em desnível, dividindo os municípios de Campos do Jordão, São bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

No segundo setor estão quatro jardins que vão render fotos espetaculares e diversão para quem visita. Apaixonados pelas plantas, os ingleses criaram um estilo de jardim que mistura formas, cores e texturas. Com essa inspiração, o Jardim Inglês é um espaço que busca retratar um jardim rural inglês, com sua fonte de água corrente e mais de 80 espécies de plantas.

Entre os destaques deste setor, o Labirinto Clássico comum em jardins de castelos europeus, com 450m² de área e 600 metros de corredores com paredes de 2,20 metros de altura, sendo o maior do Brasil. Diversão garantida circular – e se perder – por esse labirinto. Já o Labirinto de Grama foi criado pelos celtas no século IV A.C. e era usado como lugar sagrado com forte apelo esotérico. Tornou-se o principal cartão postal do Parque Amantikir. Finalizando, o Rock Garden é um jardim rústico com pedras e plantas de imensa floração, deixadas livres e sem interferência. É chamado de jardim sem jardineiro.

Dando prosseguimento ao roteiro, o Tapete Verde faz referência aos espetaculares gramados dos parques ingleses e serve de área para eventos, espaço de meditação ou heliponto. A vista de lá também é bem interessante. Ao lado está a Estufa de livre visitação, porém visitas técnicas devem ser agendadas com 48 horas de antecedência. A parte mais bonita desse setor é o Lago das Pontes, um lago construído de forma alongada para receber pontes orientais, sendo uma delas construída somente com encaixes, segundo projeto de Sir Isaac Newton. De á segue-se para o Bosque outonal.

O parque apresenta uma estrutura onde funciona o School Garden que guarda segredos pedagógicos como a horta paisagística e a coleção de Narcisos que florescem no inverno. Mas a parte mais linda é o Espelho d’Água, um lago com plantas aquáticas e peixes ornamentais, refletindo o céu. O lago artificial é ladeado pelo Jardim Francês feito com drenos ecológicos feitos de garrafas PET e pelo Jardim Austríaco inspirado nos jardins do Palácio Mirabell em Salzburgo, com canteiros de flores em meio aos gramados. Ali também está a Lareira inspirada nas lareiras da Andaluzia, criada com demolição parcial de uma antiga construção, em composição com vasos gigantes.

A partir do Jardim Alemão se tem vista espetacular de todo conjunto de jardins (foto de capa). No mesmo setor está o Jardim Romântico inspirado na corrente artística e filosófica surgida na Europa no final do século XVIII; o Jardim de Sombra com plantas que preferem locais protegidos da luz solar direta; a Casa da Árvore; e o Jardim Autoral, inspirado na Moldura de Innsbruck na Áustria, se tornando uma grande lembrança de Campos do Jordão.

Inspirado nos jardins orientais, o Jardim Chinês que utilizada elementos úteis à vida dos camponeses, como o monte de lenha e a ponte construídos com cuidados estéticos primários. Na parte central, a Porta da Lua representando a passagem entre o mundo exterior e o refúgio do lar, símbolo da riqueza e poder na China Antiga.

Já o Jardim Japonês pode ser avistado de longe pela presença de um grande tori. A arte da jardinagem ligada aos aspectos de meditação e espiritualidade estão simbolizados pelas Lanternas que significam a luz da sabedoria iluminando nossos pensamentos, as pontes que ensinam que para evoluir é preciso superar obstáculos e as pedras que representam os ancestrais lembrados com respeito e reverência.

Todo o parque é muito bem cuidado e para mante-lo assim é importante seguir as regras que são explicadas logo no início. O Parque Amantikir está aberto todos os dias das 08h30 às 17h e o ingresso custava R$ 40 (inteira) em abril de 2018. Quando for visitar o parque prepare a câmera, porque sem dúvida a visita renderá belas fotos.

Endereço: Rodovia Campos do Jordão (Eugênio Lefévre), 215 – Gavião Gonzaga – Tel.: (12) 99634-6784

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Acredita que já fui várias vezes a Campos do Jordão mas nunca visitei esse parque? Da próxima vez irei com certeza, as fotos ficam incríveis ai

  • Já fui algumas vezes para Campos mas nunca fui nesse jardim acredita? Acho que preciso ir de novo para conhecer! Linda matéria com muita riqueza nos detalhes. Parabéns!

  • Outro dia mesmo estava pesquisando sobre o Amantikir. Adorei saber mais sobre a história dele. Muito bonito mesmo, realmente rende fotos ótimas.

  • Quero muito ir para Campos do Jordão para conhecer a Baden Baden. Quando for, certamente irei no Parque Amantikir. Adorei as suas fotos! Lugar super bonito.

  • Eu amo de paixão o Amantikir, acho um dos lugares mais bonitos de Campos do Jordão (junto com o Museu Felicia Leirner), e digo que tem que constar em qualquer roteiro na cidade. Já fui algumas vezes mas suas fotos me deram muita saudade!

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás