Muitos filmes de Hollywood já tiveram como pano de fundo a cidade de San Francisco na Califórnia. Certamente um dos locais mais usados como locação, depois da Golden Gate, é o Palace of Fine Arts. O prédio neoclássico fica no Marina District, próximo ao Presidio National Park.

História do Palace of Fine Arts

O prédio foi construído para a Exposição Panamá-Pacífico de 1915, uma grande feira que comemorou a recuperação da cidade após o terremoto e incêndio de 1906. No entanto, a intenção oficial era celebrar a inauguração do Canal do Panamá.

Os pavilhões foram construídos em um aterro da baía de São Francisco, atual Marina District. Muitos prédios se inspiravam em grandes construções famosas como um templo budista de Kyoto.

Primeira vez no Palace of Fine Arts – 2014

Na época, para chegar ao Palace of Fine Arts era preciso atravessar uma lagoa artificial de gôndola. Atualmente, é o único prédio que ainda se mantém no mesmo local desde 1915. Foi projetado por Bernard R. Maybeck e construído com madeira e gesso. Por isso, começou a ruir e em 1959 foi começado o processo de restauração do prédio. Logo após a restauração com concreto armado, entre 1962 e 1975, se tornou cenário para vários filmes que se passam na cidade.

Como chegar ao Palace of Fine Arts

O Palace of Fine Arts fica bem distante do centro da cidade. Na primeira vez que visitei o local, aluguei uma bicicleta próximo à Ghirardelli Square. As ruas nessa área em San Francisco possuem faixas exclusivas para ciclistas, o que facilita bastante o percurso. Além disso, ainda passamos por um parque e pela orla da baía de São Francisco. Pena que não estava um belo dia de sol, mesmo no verão em agosto de 2014.

Como chegar de bicicleta

Já na segunda vez em 2019, optei por ir de transporte público, saindo da Union Square. Pegamos o ônibus 30 no ponto da Stockton St com Sutter St. O percurso dura pouco mais de 30 minutos até o ponto da Broderick St com Bay St. Saltando ali, você estará a uma distância curta para caminhar até o palácio.

A estrutura atual

Como é um passeio gratuito, atrai muitos turistas. O tempo de visita vai depender da sua vontade. O ideal é andar pela passarela no entorno do palácio ou sentar e apreciar a estrutura refletida no lago anexo. Além disso, aproveite para descobrir ângulos interessantes para fotografar o Palace of Fine Arts.

A rotunda à beira de uma lagoa planejada para refletir sua beleza é o que chama mais atenção. Sua cúpula é decorada com pinturas. No alto das várias colunas coríntias estão ninfas com cabeça reclinada, simbolizando o enfado da vida sem arte.

Visita recente em 2019

Já visitei o local com tempo nublado e em um dia de sol. Claro que com sol fica mais claro e facilita tirar boas fotos. Entretanto, é um local para visitar a qualquer momento. Com chuva, pode ficar mais difícil já que tem bastante área descoberta.

O auditório acomoda cerca de mil espectadores e é palco para o Festival de Cinema de Maio. Ademais, recebe outros eventos que podem ser consultados no calendário.

Endereço: 3301 Lyon St

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Leo, que coisa mais linda esse lugar! Quero muito visitar o Palace of fine Arts , quando for a San Francisco ano que vem. Seu post caiu como uma luva para meu roteiro, obgda!

    • Hebe, você vai amar San Francisco. Tem outras dicas no site e se precisar de qualquer coisa para o roteiro, me escreve que te ajudo.

  • Que lindo o Palace of Fine Arts em São Francisco. A cidade é um máximo e um lugar como esse para passear agrega demais. Amo parques e esse é super fotogênico.

    • San Francisco sem dúvida seria um local que eu moraria nos Estados Unidos. Amo o clima da cidade e esses locais lindos.

  • Que lindo é esse Palace of Fine Arts em São Francisco! Adorei os ângulos para tirar fotos e principalmente a ideia de chegar até ele de bicicleta. Ainda não conheço São Francisco, mas está numa lista de destinos próximos e com certeza vou adicionar essa parada!

    • Poder pedalar pela orla de San Francisco e finalizar com esse passeio é perfeito. Pena que no dia que fiz isso, estava meio nublado. Mas em um dia de sol deve ser ainda mais lindo.

  • Que incrível a arquitetura do Palace of Fine Arts! Quando voltar a San Francisco não deixarei fora do meu roteiro. Obrigada pela dica!

Posts recentes

Dia das Mães em Hotéis do Rio e São Paulo

Maio é o mês das mães. Aquela data que queremos celebrar aquelas que nos deram…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em maio de 2024

Maio começa agitado com o show da Madonna na praia de Copacabana. Com isso, alguns…

% dias atrás

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás