Lisboa

Oceanário de Lisboa: uma viagem ao fundo do mar

Oceanário de Lisboa fica na área mais moderna de Lisboa, o Parque das Nações, construído para sediar a Expo 1998. É um programa não só para adultos, mas que as crianças vão adorar. Um local interessante para agregar a família e que você consegue visitar em uma manhã ou uma tarde, tranquilamente.

Parque das Nações em Lisboa

O Parque das Nações compreende a área onde se realizou a Exposição Mundial de 1998 (Expo 98) e se desenvolve ao longo do rio Tejo. O local abriga a Marina Parque das Nações, a Feira Internacional de Lisboa, o Pavilhão de Portugal e do Conhecimento.

Além disso, as telecabines de um sistema de teleférico que permite ao visitante ter uma vista do alto de todo o Parque e do rio Tejo. O passeio de teleférico é pago e para crianças até 6 anos é gratuito.

Teleférico do Parque das Nações

Porém, o grande marco de visitação do Parque das Nações é o Oceanário de Lisboa.

Faça reserva de hotel na área moderna de Lisboa

Oceanário de Lisboa

É o segundo maior oceanário do mundo, com uma coleção de peixes, aves e mamíferos marinhos. O aquário gigante foi projetado pelo arquiteto americano Peter Chermayeff. Tem como objetivo conscientizar os visitantes da importância dos oceanos para a população e o mundo, tendo como base os seres vivos que neles vivem.

O mascote do Oceanário se chama VASCO em homenagem ao grande navegador português Vasco da Gama. Mas também é um acrônimo formado pelas letras das palavras que formam seu lema: “Vamos Ajudar a Salvar e Conservar os Oceanos”. O mascote é um menino que nasceu em Atlântida e é um grande defensor dos oceanos. Aliás, aproveite para fazer uma foto com o mascote logo na entrada do Oceanário.

Como é a Visita pelo Oceanário de Lisboa

O Oceanário tem cerca de 7.500.000 litros de água divididos em 80 aquários que compreendem 500 espécies diferentes. Quando estive em Lisboa pela primeira vez em março de 2011, fui conhecer o Oceanário. Na época estava rolando a exibição das tartarugas marinhas, por isso o teto estava todo decorado com tartarugas.

O que me chamou atenção também foi uma grande parede coberta por azulejos em tons de azul e branco, formando mosaicos que recriavam figuras peixes dos mais diversos tamanhos. Lindíssimo.

Entrada do Oceanário de Lisboa

Já no seu interior a principal atração é um grande aquário central com 5.000.000 de litros que abrange dois andares do Oceanário. Nesse tanque gigante estão algumas espécies de tubarões e raias, mas também peixes ósseos como a barracuda gigante, garoupa, peixe-lua e moreia.

Tanque Central do Oceanário de Lisboa

Além do tanque gigante central, existem quatro tanques laterais. Cada um com espécies de cada um dos quatro oceanos: Atlântico, Pacífico, Antártico e Índico. Todos quatro apresentando o nível terrestre e nível subaquático.

Tanques do Oceanário de Lisboa

O grande destaque do tanque do Oceano Atlântico são os alcídeos, aves muito parecidas com os pinguins. Porém seu bico é bem diferente. Essas espécies passam a maior parte do tempo dentro d’água se alimentando de outros seres marinhos, regressando à terra para se reproduzir e criar seus filhotes. Tivemos como fotografar alguns que estavam se exibindo para as câmeras dos visitantes.

Tanque do Oceano Atlântico

Em seguida, no tanque do Oceano Pacífico o grande destaque é para as florestas de kelp que são subaquáticas. Elas ocorrem em oceanos temperados de pouca profundidade e as lontras-marinhas exercem um papel crucial na manutenção dessas florestas. Esses animais se alimentam de ouriços-do-mar e dessa forma mantêm o ecossistema equilibrado. Conseguimos pegar uma hora em que o funcionário estava alimentando as lontras. Demais!

Tanque do Oceano Pacífico

Logo após, vimos os queridinhos do tanque do Oceano Antártico: os pinguins. Apesar de passar a vida no mar, vêm à terra apenas para acasalar. Eles conseguem viver nas águas geladas do Antártico por possuir penas impermeáveis e uma camada isolante de gordura. No tanque duas espécies residentes nas ilhas Malvinas e no sul da América do Sul. Reparem que eles são todos identificados nas asas. Alguns se escondiam, mas consegui fotografar um exibicionista.

No tanque do Oceano Índico, o que se sobressai são os invertebrados marinhos, alguns peixes e aves. Dos quatro foi o menos interessante para mim.

Tanques dos Oceanos Antártico e Índico

Áreas interativas e loja

O Oceanário ainda possui outras áreas interativas ensinando como preservar os oceanos. Ademais, uma área onde podemos colocar a mão em alguns tipos de invertebrados para sentir (via tato) como eles são, desde ouriços a estrelas-do-mar.

Por fim, a visita termina na lojinha, que vende o mais variado tipo de souvenires. Incluindo vários bichos de pelúcia como o pinguim, peixe-lua e outros mais diferentes.

O ingresso para o Oceanário é gratuito para crianças de 0-3 anos, tanto para as exposições permanente e temporária. Eu como biólogo, adorei e recomendo muito conhecer, principalmente se estiver com crianças. O horário de funcionamento é de 10h às 20h (no verão) ou às 19h (no inverno).

Conheça outras atrações turísticas em Lisboa

Endereço: Esplanada Dom Carlos, s/nº

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Fiz uma passagem rápida por Lisboa , não deu tempo de visitar o oceanário , pois não sabia tanta beleza encontraria por lá , se Deus quiser na próxima viagem estará em primeiro lugar em minha lista.

  • Ai que perfeição de lugares hein rsrs.
    Fiquei mega curiosa pra estar em cada um deles, e tirar várias fotos rsrs.

  • Que coisa maravilhosa
    Ja fui em Lisboa, mas fiquei mais nas passagens clássicas mesmo (q são lindas).
    Poxa, não sabia q o Oceanário era tão lindo, ou tinha tirado um tempo para ir.
    Um grande abraço.

  • Que passeio lindo. Eu até já me vi no teleférico, vendo o Tejo de cima. Agora fiquei com mais vontade do que já tinha de viajar a Lisboa.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás