A vila da Praia do Forte conta com alguns atrativos turísticos, lojinhas e restaurantes. A antiga aldeia de pescadores deu origem ao que é hoje Praia do Forte. Um lugar que ainda preserva características rústicas, com detalhes requintados e modernidade. 

Como chegar na Praia do Forte

Quem vai para a Praia do Forte, chegando de avião, a parada mais próxima é o Aeroporto Internacional de Salvador. Por estar a mais ou menos uma hora de carro, o ideal é alugar um carro ou serviço de transfer para chegar na Praia do Forte.

Para chegar à Praia do Forte, saindo do aeroporto de Salvador, seguimos rumo ao Norte, passando pelo município de Lauro de Freitas, por Abrantes, Guarajuba, entre outros, pela estrada BA-099. Para que não precisássemos alugar carro, optamos por um serviço de transfer e escolhemos a Baiano Turismo, por recomendação de amigos.

O que fazer na Praia do Forte

Segundo a história, o vilarejo se formou primeiramente ao redor da fortaleza que o português Garcia D’Ávila mandou construir no século XVI. A finalidade era proteger o local de armazenamento das mercadorias que chegavam à colônia. As ruínas da fortaleza ainda estão presentes no alto de uma colina, entretanto não subimos para conhecer.

Capela de São Francisco de Assis

Outro cartão postal da Praia do Forte que pudemos conhecer é a Capela de São Francisco de Assis. A igrejinha que foi construída em 1900 por pescadores, segundo dizem, foi recuperada, porém estava fechada no horário que estivemos na praça, que leva o nome do santo. A localização em frente à praia do Porto, compõe com o mar e as embarcações, e por essa razão acaba sendo cenário para muitos casamentos.

Visual da Vila

Atrás da igreja, podemos ver o Farol Garcia D’Ávila (foto de capa), que também leva o nome do fidalgo português. Foi erguido em 1916, com projeto arquitetônico inspirado na torre Mitchell. Porém com o movimento do mar, a estrutura foi abalada. A torre atual do farol foi construída em concreto e inaugurada em 1971.

Projeto Tamar

Ao fundo da praça São Francisco, está o Projeto Tamar – Praia do Forte. O projeto trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. São elas: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-couro, tartaruga verde e tartaruga oliva.

Entrada do Projeto Tamar

O Centro de Visitantes do Tamar da Praia do Forte foi criado em 1982 e junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil, no entorno do farol Garcia D’Ávila. Funcionando diariamente das 08h30 às 17h30, é um dos mais frequentados do Brasil. Atende a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros.

Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Além disso, o centro promove eventos em seu espaço cultural, cinema, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Aos sábados acontece a “Serenata no Tamar” das 20h às 23h com música, gastronomia e ciência.

Projeto Tamar

As visitas podem ser individuais ou com guia, em horários definidos pelo centro. Nessas visitas guiadas, os monitores explicam quais são as principais ameaças à vida das tartarugas marinhas. Não pudemos vivenciar o momento de soltura dos filhotes, que normalmente ocorre no fim da tarde, em época certa. Mas sem dúvida dever ser um momento muito emocionante.

O passeio é perfeito para levar crianças que ficam maravilhadas ao ver as tartarugas, interagir com as estátuas que adornam o local e brincar e aprender no espaço infantil.

Restaurantes e Lojas na Vila da Praia do Forte

Andando pela vila, pode-se observar várias lojas, ideal para quem quer comprar desde artigos artesanais a roupas de marcas famosas, como Osklen e marcas de surf. Não muito longe dali, um espaço onde fica uma feira de artesanato, atrai os turistas pelo preço mais baixo.

Vila da Praia do Forte

Se tiver tempo, aconselho ainda experimentar um pouco da culinária em um dos muitos restaurantes da vila. Visitamos todos esses pontos em umas 2 horas. Certamente, um passeio bem interessante para quem está na região.

Faça reserva do seu hotel na Praia do Forte por este link e ajude o Panorama de Viagem a se manter no ar sempre atualizado, sem pagar nada a mais por isso.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • A Praia do Forte é um destino maravilhoso na Bahia, estado que tem tanto a oferecer, quando se fala em destinos turísticos. A cada ano que passa o município fica melhor estruturado e mais bonito. Já fui umas 4 vezes e quero voltar mais!

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Eventos no Rio em outubro de 2025

A coluna Panorama Carioca está de cara nova. Agora trará sempre os principais eventos que…

% dias atrás

Meu Ano em Oxford: conheça as locações do filme

Desde sua estreia no início de agosto, Meu Ano em Oxford tornou-se um dos filmes…

% dias atrás

For Rainbow 2025: Fortaleza recebe maratona cinematográfica

De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow…

% dias atrás

Rio Gastronomia 2025 celebra 15 anos do festival culinário

Os apaixonados por boa comida já têm compromisso marcado: o Rio Gastronomia 2025 promete ser…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em agosto de 2025

Com a chegada do mês de agosto, muitos chefs mudam os cardápios de seus restaurantes,…

% dias atrás

Parador Lumiar: refúgio de charme para relaxar na Serra

Localizado no coração da Serra Fluminense, o Parador Lumiar Hotel & Spa é a escolha…

% dias atrás