Ottawa

Museus em Ottawa: da história à arte

Na minha passagem pelo Canadá, consegui conhecer dois museus em Ottawa. Um deles foi a belíssima National Gallery of Canada com um acervo variado de arte. Já o Museu da Civilização conta a história do Canadá desde sua colonização até os dias de hoje.

Bem próximo do hotel onde estávamos hospedados, a National Gallery of Canada foi inaugurada em maio de 1988. A fachada projetada por Moshe Safdie já é uma grande obra de arte. O prédio apresenta uma estrutura que mescla granito rosa e uma cúpula de vidro. É a principal galeria de arte do Canadá.

Na parte externa ainda podemos conferir a aranha gigante “Maman” na National Gallery Plaza. A famosa escultura em bronze de Louise Bourgeois tem 9 metros de altura e atrai os visitantes para muitas fotos. Apesar de ter sido feita em 1999, só foi inaugurada em 2003. Em seu interior, três andares abrigam o melhor das coleções nacionais de arte. A entrada principal se dá pelo térreo, onde está também a lojinha e uma exposição de arte inuit.

Fachada e interior da National Gallery of Canada

No primeiro andar está um grande acervo de arte canadense e indígena. Inclusive, figuram algumas obras do famoso “Group of Seven”, como já falei no post da Art Gallery of Ontario, em Toronto. Além disso, encontram-se obras estrangeiras, de arte contemporânea e as exposições temporárias. Destaque para o Water Court, um pátio usado para exposição de esculturas que contrastam com a arquitetura contemporânea do local. Ainda vale conhecer a Capela da Rideau Street, datada de 1888, salva de uma demolição e transferida para o museu. Já no segundo andar estão as obras de arte europeia e americana, do renascimento ao século 20.

Museu de História Canadense

Localizado em Gatineau, do outro lado do rio Ottawa, o Canadian Museum of History é parada obrigatória. Para chegar, basta atravessar a Alexandra Bridge a pé, de bicicleta ou de carro. O museu foi construído na década de 80, com projeto de Douglas Cardinal. A fachada em ondas é inspirada na paisagem canadense. Tire fotos também na parte externa, em especial com a vista do rio Ottawa.

O interior do museu em Ottawa

Logo na entrada, no Grand Hall, uma enorme coleção de totens em madeira conta a história da civilização antiga. Em seguida, nos andares superiores, as exposições que contam a história canadense. A exposição se inicia com os primeiros povos que habitavam a região, os indígenas. Painéis interativos contam os hábitos desse povo, como eram e como se organizavam em sociedade.

A segunda parte retrata os primeiros contatos entre os indígenas e os europeus. Primeiramente, a chegada dos franceses e com ela, as doenças que ajudaram a dizimar a população nativa. Entre os anos de 1600 e 1700, os franceses se estabelecem not território canadense. Em seguida, visitamos a seção dedicada à colonização britânica, de 1763 a 1914. É relatado como os ingleses mudaram os costumes e a sociedade, principalmente na região de Ontario. Consequentemente, a formação de um parlamento aos moldes do britânico e a prosperidade no início do século 20.

Logo após, a exposição traz o Canadá moderno, do ano 1914 até a atualidade. Nesta seção são relatados fatos históricos importantes, como por exemplo a participação do Canadá nas duas grandes guerras mundiais e a Grande Depressão. Estão expostos também trajes usados na época pelos canadenses. Essa seção passa ainda pela criação da bandeira do Canadá, a cultura pop canadense e a luta por direitos iguais pela comunidade LGBT, mulheres e a política racial e religiosa. Certamente uma verdadeira aula de história.

Museu da História Canadense

Serviço dos Museus em Ottawa

A National Gallery of Canada funciona diariamente entre os meses de maio e setembro das 10h às 18h. De outubro a abril, das 10h às 17h, com exceção de segunda-feira. O ingresso custa CAD$ 16, mas às quintas-feiras das 17h às 20h, a entrada é gratuita.

O Canadian Museum of History funciona diariamente das 09h30 às 17h. O ingresso custa CAD$ 20, mas às quintas-feiras das 17h às 20h, a entrada é gratuita. A visita aos dois museus em Ottawa pode ser facilmente conciliada no mesmo dia.

Nossa viagem a Ottawa contou com apoio do órgão de Turismo de Ottawa.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Tive o prazer de visitar Ottawa, sua arquitetura, seus museus, e fiquei encantada com essa cidade tão charmosa. Estive por lá durante 3 dias mas ficaria mais facilmente. O National Gallery of Canada é realmente lindo e a visita ao Museu de História é super legal. Vale mesmo a pena conhecer. Parabéns pelas dicas.

    • Acho que conciliando essa visita aos museus com a do Parlamento, terá aproveitado bastante a parte histórica e cívica de Ottawa.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás