Zagreb

Uma exposição diferente no Museum of Broken Relationships

Quando estava preparando meu roteiro de Zagreb, percebi que a cidade abriga inúmeros museus e que precisaria de tempo para conhecer todos, porém um me chamou atenção, o Museum of Broken Relationships, que traduzindo para o português seria algo como “museu das relações terminadas”.

Em agosto de 2015, passei um dia e meio na capital croata e infelizmente, toda vontade de ir aos museus foi por água abaixo quando me dei conta dos horários de abertura dos principais museus. Eles não abrem às segundas e aos domingo ficam abertos apenas até 13h. Quais os dias que eu tinha na cidade? Domingo à tarde e segunda! Com isso, sobrou tempo para conhecer bastante os pontos turísticos ao ar livre.

Porém, o Museum of Broken Relationships estava aberto nesses dias e ao menos um dos que eu queria conhecer, consegui ir. O museu surgiu de uma exposição itinerante e gira em torno de relacionamentos fracassados e suas histórias. Ao contrário de instruções de auto-ajuda “destrutivas” para a recuperação de amores fracassados, o museu oferece uma oportunidade para superar um colapso emocional através da criação: contribuir para a coleção do museu.

Seja qual for a motivação para a doação de pertences pessoais – seja puro exibicionismo, alívio terapêutico, ou simples curiosidade – as pessoas abraçaram a ideia de exibir o seu legado de amor como uma espécie de ritual, uma cerimônia solene. Logo, estão expostos objetos que marcaram uma relação ou mais comumente, o fim de uma relação.

Conceituado na Croácia em 2006 por Olinka Vištica e Dražen Grubisic, o museu, desde sua turnê internacional, acumulou uma incrível coleção que representa os mais diversos tipos de términos de relação, sejam elas amorosas, familiares ou de amizade. O Museu está agora permanentemente localizado no belo palácio barroco Kulmer (datado de 1776 e classificado como Patrimônio Nacional) na Cidade Alta – uma parte histórica de Zagreb rica em atrações turísticas.

Cada objeto exposto, possui uma história associada a ele contada em croata e inglês, porém o museu cede traduções em vários idiomas, inclusive em português, em um livro que pode ser pego na recepção, ao pagar o ingresso que custa 30 kn (kunas – moeda da Croácia), equivalente a €4. O interessante é ir lendo cada história. Algumas são bobas, outras muito bizarras; algumas tristes, outras engraçadas; no fim, você acaba refletindo muito sobre sua vida e seus relacionamentos (amoroso, familiar…).

Alguns que separei para mostrar aqui:

(1) a fotografia: foto de um lago na Flórida onde a doadora matou aula com o namorado e a seta indicada o local onde ela viu um pênis no sol pela primeira vez (hahaha);

(2) a centopeia colorida: objeto de um relacionamento a distância entre Sarajevo e Zagreb, que durou quase dois anos e o acordo era de a cada vez que o casal se encontrasse, tirassem uma perna da centopeia, mas o relacionamento chegou ao fim após 20 meses e a centopeia não se tornou uma total inválida;

(3) o machado: um casal que morava junto, quando ele precisou fazer uma viagem para os Estados Unidos, ela não pôde acompanhá-lo. Quando ele voltou, ela já estava apaixonada por outro e viajou de férias, deixando os móveis na casa. O cara comprou o machado e a cada dia dos 14 dias de férias da ex, ele quebrava um pedaço da mobília dela até ela voltar e encontrar os pedaços;

(4) rolha de champagne: a menina ia casar, mas descobriu que o noivo a traía. A rolha é da champagne que ela estourou para comemorar que estava “livre” dele.

Essas foram algumas que eu achei interessante colocar aqui, mas tem muitas outras. O museu ainda possui uma pequena lojinha de lembranças também muito interessantes e relacionadas ao tema. Além de um café onde eles mesmo falam que é o local para você se recompor depois de um turbilhão emocional causado pela exposição. A melhor de todas para mim foi essa placa na entrada do museu. Nada como um humor negro para aliviar a dor de um fim de relacionamento!

O museu funciona diariamente de 9h às 22h30 no verão (1º de junho a 30 de setembro) e de 9h às 21h no inverno (1º de outubro a 31 de março).

Endereço: Ćirilometodska 2 – Tel.: +385 1 4851021

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Esta exposição deve ser fantástica! Nunca imaginei que pudesse ter uma exposição com um tema desses. E falando sério, é bem interessante! As histórias que você apresentou nas imagens me intrigaram bastante!

    Fiquei bem curiosa!
    Até!

  • Olá Leo,

    Que lugar mais maravilhoso, simplesmente já quero conhecer esse museu também. Achei interessante trazer um objeto que representa um término e ainda ter a opção de você conhecer a história por trás, creio que isso traga mais veracidade de certa forma. Adorei essas histórias dos objetos que trouxe!

    Beijos!

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Gastronomia e Eventos no Rio em maio de 2024

Maio começa agitado com o show da Madonna na praia de Copacabana. Com isso, alguns…

% dias atrás

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás