Hvar

Como e qual a melhor forma de chegar a Hvar

A ilha de Hvar se tornou um dos destinos mais procurados pelos turistas europeus e brasileiros durante o verão europeu. A melhor forma de chegar a Hvar é de ferry ou catamarã da Jadrolinija, saindo do porto de Split. Foi o que fiz em 2015, quando estive na Croácia e compartilho as dicas para quem pretende se programar para conhecer a ilha.

Sobre a ilha

Hvar (que se pronuncia “Ruar”) é considerada a rainha das ilhas da Dalmácia. Na antiguidade se tornou famosa devido à sua importante posição estratégica e náutica. Após uma boa estruturação do turismo, é considerada atualmente uma das dez ilhas mais belas do mundo. Graças ao clima ameno, com invernos quentes e verões agradáveis Hvar recebe muitos turistas que são atraídos pela natureza, tradição e arquitetura croata, além da agitada vida noturna.

A ilha de Hvar está localizada no arquipélago dálmata central com uma área de 299,6 km² e uma população de aproximadamente 11.400 habitantes. Caracterizada por clima ameno do Mediterrâneo, a temperatura média nos meses de inverno é de 9°C, enquanto em julho passa dos 25°C, com um longo periodo de insolação. A economia é baseada no turismo, porém a agricultura, em especial das oliveiras e da lavanda também é muito importante.

A ilha possui dois centros principais, a região de Hvar Town, o centro moderno da cidade, onde ficamos e a região de Stari Grad, que é o centro antigo da ilha. É possível se deslocar entre esses dois centros, mas nós não fomos explorar a parte antiga. Ter em mente a parte da ilha que você quer ficar é importante na hora de escolher o ferry que você pegará.

Como comprar o bilhete de ferry?

Saindo de Split, a melhor opção para chegar a Hvar é pegar o ferry (ou catamarã) da Jadrolinija, a maior empresa de transporte marítimo regular da Croácia. Aproveite as dicas do blog TurMundial sobre o que fazer em Split e conheça mais uma cidade da Croácia em sua viagem.

A empresa faz o transporte de passageiros e veículos. O site original está em croata, mas tem a opção de escolher o idioma em inglês. Existem outras empresas que fazem o percurso Split-Hvar, mas optamos por essa empresa, por ser mais famosa e ter um quadro de horários melhor.

O bilhete do ferry para chegar a Hvar pode ser comprado na hora no porto de Split, porém em épocas de alta estação, como o verão europeu, os melhores horários esgotam mais rapidamente. Pensando nisso, compramos nossos bilhetes pelo site, com antecedência, ainda aqui no Brasil. Para isso, basta entrar no site, escolher o porto de saída (Split) e o porto de chegada – Hvar (Hvar) para Hvar Town ou Stari Grad (Hvar) para Stari Grad -, a data e clicar em “Search”. Abaixo aparecerão todos os horários disponíveis para o trajeto. Clicando em “Price List” aparecerá o preço (atualmente 90 kunas) e “Buy” para comprar.

Existe a opção de comprar apenas o trecho de ida (One-way voyage) ou trechos de ida e volta (Return voyage). Ao finalizar a compra será emitido um bilhete eletrônico que você deve apresentar no dia e horário marcados para embarque no catamarã. A travessia de Split até chegar a Hvar dura em torno de 65 minutos para Hvar Town.

Vale a pena alugar carro em Hvar?

Essa é a dúvida de muitas pessoas. Nós alugamos carro pela Croácia, mas não fomos com ele para Hvar. Primeiro que não pretendíamos sair de Hvar Town, segundo que o ferry que permite carro só vai para Stari Grad e terceiro que para você embarcar com o carro no ferry o custo da passagem é muito maior. Fizemos uma simulação e o bilhete que custaria 90 kunas por pessoa passaria para 365 kunas (uma pessoa + um veículo). Claro que esse valor a mais será dividido pelas pessoas que estão no carro, mas mesmo assim, acho que não compensa.

Como é o catamarã da Jadrolinija?

O catamarã da Jadrolinija que leva de Split para Hvar é bem grande, com um espaço para malas e poltronas simples porém confortáveis. Ele dispõe de banheiro e um bar para pedidos simples, como uma bebida ou algum petisco.

Vale a pena ficar próximo a janela se quiser acompanhar o percurso que é bem bonito. A chegada no porto de Hvar ocorre sempre no mesmo píer e o desembarque é bem tranquilo. Uma vez na ilha, aproveite ao máximo esse paraíso que é Hvar.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Excelente dica! Também usei o ferry dessa empresa para ir de Split para Hvar e acho que é a melhor opção =)

  • Parabéns pelo post, tirou 70% das minhas dúvida. Agora só faltam 30% Hehehe e vamos la. Você falou que não vale a pena alugar carro para ficar em Hvar, mas como é e qual seria a melhor opção para se locomover em Hvar sem carro?

    • Oi Pedro, tudo bem?
      Ficando em Hvar você consegue fazer tudo a pé, já que os hotéis são bem próximos ao centro. Para outras praias e ilhas você usa os barcos. Espalhados pelo porto estão várias pessoas oferecendo esse serviço.

  • Oi, tudo bem? Adorei seu post. Queria tirar uma dúvida, estarei de carro em SPlit vou para Hvar e depois pegaria o carro novamente em SPlit e iria para Dubrovnik. Há algum local que seja possivel deixar o carro enquanto se fica em Hvar ou seria melhor devolver o carro e aluga-lo novamente?

    • Oi Taysa,
      eu cheguei de Zagreb de carro e devolvi em Split. Como passamos 4 dias em Hvar, achei que não compensava ficar com o carro parado 4 dias pagando essas diárias sem usa-lo. Aí no retorno a Split alugamos outro carro para seguir até Dubrovnik.

    • Oi Diego,
      na verdade, chegamos de Zagreb de carro, devolvemos na locadora pois íamos ficar 4 dias em Hvar e não compensava pagar 4 diárias de carro para ele ficar parado. Retornando a Split, pegamos outro carro para seguir até Dubrovnik.

  • Ola. Seu post ajudou bastante! Mas supondo que eu decida ir de carro para Hvar. Ele será útil lá? Ou dará mais trabalho do que facilidade?

    • Oi Daniela,
      o carro será útil caso você queira se deslocar pela ilha, saindo de um ponto para outro diferente da ilha. O centro é basicamente petonal, apesar de permitir carros.

  • Oi Leo. E é possível alugar carro em Hvar? Qual a melhor forma de se locomover para conhecer a Ilha? Obrigada.

    • Oi Danielle, muita gente atravessa de Split para Hvar nos carros alugados no continente. Não lembro de ter locadora na ilha em si.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás