Amsterdam é famosa por muitas coisas, mas uma em específico é quase que unanimidade, a cerveja. E nada melhor do que conhecer um museu que conta a história de uma das marcas mais populares da Holanda. Além disso, ver como é feita e degustá-la no Heineken Experience em Amsterdam.

O local é considerado um museu da Heineken, mas acho que vai muito mais além, já que é todo interativo, fazendo jus ao termo “Experience”. Tive essa experiência na minha primeira vez em Amsterdam em março de 2011. O local não fica no centro de Amsterdam, mas a apenas 11 minutos a pé da Museumplein, uma das principais praças de Amsterdam.

Entrada do Heineken Experience

Visita ao Heineken Experience em Amsterdam

Compramos nosso ingresso na hora. Como era inverno estava bem tranquilo, mas se você for no verão, aconselho entrar no site e comprar com antecedência para evitar filas. Ao pagar o ingresso, o visitante recebe uma pulseira com dois “botões” que serão trocados ao final do tour no bar por cerveja. Ou seja, seu ingresso dá direito a degustar dois chopes Heineken. Depois de trocados os botões você pode levar a pulseira como recordação da sua experiência.

Logo no hall de entrada já vemos um mapa da distribuição da Heineken por vários países, além de um painel de boas-vindas em várias línguas, incluindo o português. Nas primeiras salas está o museu em si.

Reserve seu hotel em Amsterdam e garanta bons preços

História da Heineken

A história da Heineken é contada por meio de fotos, antigos pôsteres comerciais da cerveja e até um vídeo que mostra a Heineken como um negócio de família. Um pouco da história é que em 1869, Gerard Adriaan Heineken comprou o prédio onde hoje funciona o museu, transformando-o na primeira cervejaria Heineken. Ela funcionou como cervejaria até 1988, sendo que em 2001, passou a ser o Heineken Experience.

Pelas salas do museu ainda podemos ver as primeiras garrafas comercializadas pela cervejaria, bem como os diferentes logos ao longo do tempo. Até alguns troféus recebidos estão expostos.

Museu da Heineken

Produção da cerveja

Passada a parte histórica, chegamos na parte da produção da cerveja. Em uma sala com grandes tonéis, conhecemos os ingredientes que compõem a cerveja. Podemos provar e tocar nos ingredientes “crus” – cevada e lúpulo. Nos tonéis temos água, cevada, lúpulo e a levedura (“A”) exclusiva da Heineken, desenvolvida por H. Elion que foi aluno de Louis Pasteur. Essa levedura diferenciada é dita como o ingrediente que garante o sabor exclusivo da Heineken.

Em seguida, entramos em um salão grande com imensos tonéis onde era produzida a cerveja logo no início da cervejaria. Nessa sala de produção histórica conhecemos mais sobre as etapas de produção da cerveja. Tive até a oportunidade de colocar o avental de cervejeiro e moer um pouco da cevada. Tivemos oportunidade de ver os primeiros barris de armazenamento do que então viria a se tornar a cerveja. Afinal, como disse no início, tudo é muito interativo.

Tonéis de ingredientes da Heineken

Logo após, entramos em uma sala de projeção com sistema 4D. Para quem já teve oportunidade de entrar em uma sala de projeção 4D sabe que as cadeiras se movem, saem alguns respingos de água e até ar de alguns locais e nessa projeção não foi diferente. O filme simula o processo de produção da Heineken. Na saída, um bar onde degustamos um chope, contudo ainda não é aqui que trocamos os botões da nossa pulseira. Cada um teve direito a um chope. A garçonete lançou uma pergunta sobre o filme que assistimos e quem acertasse a resposta, ganharia um chope extra. Adivinhem quem acertou a resposta???? EU!

Tecnologia e interatividade na Heineken Experience em Amsterdam

Passamos para uma sala escura com projeções de vários patrocínios da Heineken nos esportes e no mundo, mas o que me chamou atenção mesmo foi o teto feito das garrafas verdes. A sala seguinte foi destinada a conhecer o processo de engarrafamento da cerveja. O visitante pode até engarrafar uma cerveja com seu nome. Não fiz a minha porque fiquei tenso quanto a trazer a garrafa na mala, mas confesso que me arrependi.

Engarrafamento da Heineken

A sala mais interativa foi a que veio a seguir. Uma das opções era tirar uma foto e mandar para quem você quisesse via e-mail. As câmeras ficavam dentro de grandes tampas de garrafa. Outra parte interessante foi sentar nas poltronas e assistir a um filme cronológico contando a história da marca Heineken através dos meios de comunicação.

O penúltimo salão pelo qual passamos era uma área de jogos, tinha até uma mesa de totó (ou pebolim). Paramos para uma foto na mesa apenas. O próximo e último salão era o bar onde degustamos nossos dois chopes, trocando os botões da pulseira que ganhamos ao entrar. O bar era bem interessante, a chopeira completamente congelada e as mesas interativas permitiram um ótimo passar de tempo enquanto tomamos nossa Heineken. 

Degustação na Heineken Experience em Amsterdam

Finalizando o tour na lojinha

Por fim, após tomar todas as cervejas possíveis, paramos na lojinha que vende tudo o que você puder imaginar com a marca Heineken, desde abridores de garrafa a casacos. Fiquei com vontade de comprar tudo, mas me segurei e me contentei em comprar apenas uns presentinhos para os amigos cervejeiros.

Um tour que vale a pena ser feito e considero obrigatório para quem gosta de cerveja. E digo mais, a Heineken tomada em Amsterdam é muito diferente da tomada e produzida aqui no Brasil. MUITO melhor!

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Eu adorei visitar a Heineken Experience. Quando estive lá aproveitei e fiz o VIP Tour. Achei o máximo! É um esquema de visitação super bem estruturado né? Um lugar que não pode faltar no roteiro de Amsterdã.

  • A Heineken Experience é um dos programas que eu mais tenho vontade de fazer em Amsterdam.
    Adoro passeios que envolvam uma cervejinha! hehehe

    E se tratando da história incrível da Heineken, tenho certeza que o passeio não decepciona!

    Adorei as dicas!

    Abraço

  • Esse é o tipo de museu que eu não deixo de ir por nada. Também fiz a Heineken Experience no inverno e foi bem tranquilo comprar o ingresso mesmo.

  • Ótima dica de programa em Amsterdam! Mesmo apra quem não gosta de cerveja (como eu) vai curtir bastante o passeio, pois é super interativo, como você disse.

    • Pois é Lulu, acho que o interessante é justamente isso. Conhecer a produção de uma das bebidas mais famosas do mundo, atrai a todos, mesmo quem não bebe cerveja.

Posts recentes

Eventos no Rio em outubro de 2025

A coluna Panorama Carioca está de cara nova. Agora trará sempre os principais eventos que…

% dias atrás

Meu Ano em Oxford: conheça as locações do filme

Desde sua estreia no início de agosto, Meu Ano em Oxford tornou-se um dos filmes…

% dias atrás

For Rainbow 2025: Fortaleza recebe maratona cinematográfica

De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow…

% dias atrás

Rio Gastronomia 2025 celebra 15 anos do festival culinário

Os apaixonados por boa comida já têm compromisso marcado: o Rio Gastronomia 2025 promete ser…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em agosto de 2025

Com a chegada do mês de agosto, muitos chefs mudam os cardápios de seus restaurantes,…

% dias atrás

Parador Lumiar: refúgio de charme para relaxar na Serra

Localizado no coração da Serra Fluminense, o Parador Lumiar Hotel & Spa é a escolha…

% dias atrás