Zurique

Como ir do aeroporto ao centro de Zurique

Uma das formas de chegar à Suíça é por Zurique, em especial quando o voo sai do Brasil. O maior aeroporto do país é o de Zurique, que fica distante do centro da cidade e dependendo do hotel em que estiver hospedado, pode não ter transfer incluído ou o mesmo ser muito caro, assim como os táxis. Por isso, a melhor forma de chegar do aeroporto ao centro de Zurique é de trem.

Chegada ao aeroporto de Zurique

O aeroporto de Zurique fica afastado da cidade, a pouco mais de 10 km. Esse percurso pode ser feito de carro em 15 minutos, mas se você não tiver alugado um veículo, precisará do transporte público e a melhor opção sem dúvida será o trem. O intervalo de saída dos trens do aeroporto para o centro é bem frequente e o percurso total dura 10 minutos.

O aeroporto é muito bem sinalizado, então após pegar as bagagens, basta seguir as placas indicando “Train”. Na verdade, serão dois lances de escada rolante até chegar onde fica o escritório de venda de passagens de trem ou comprar em alguma das máquinas eletrônicas. Ali mesmo você consegue se guiar pelos monitores que indicam a plataforma de onde sairá o trem para o centro, nesse caso para a estação principal de Zurique, a Hauptbahnhof (HB).

Plataforma da estação dentro do Aeroporto de Zurique

Caso opte por comprar nas máquinas eletrônicas, procure pelo trajeto Zürich Flughafen (que significa Aeroporto de Zurique, em alemão) – Zürich HB, a estação de trem principal de Zurique. Se você tiver o Swiss Travel Pass (passe de trem suíço) não será necessário comprar o bilhete. Basta apenas se dirigir à plataforma indicada nos monitores.

Importante prestar atenção na ordem dos vagões, já que mesmo neste trajeto curto, existe vagão de primeira e segunda classe. Nosso passe de trem, cortesia da Swiss Travel System para nossa equipe, era de primeira classe, então nos posicionamos na área B da plataforma, como indicado na placa. O trajeto é bem curto e ao chegar na Hauptbahnhof não deixe de observar a escultura Guardian Angel.

A escultura é obra da escultora francesa-suíça Niki de St. Phalle, presente para o 150º aniversário da estação e está localizada no grande salão da estação principal de Zurique. A escultura está no mesmo local desde 1997, como se protegesse todos os viajantes que passam pela estação. Com um design bem colorido e volumoso, Guardian Angel representa as mulheres alegres, liberais e autoconfiantes, sendo uma das obras mais populares da arte contemporânea. Outro monumento famoso da artista é a Fonte Stravinsky em Paris, próximo ao Centro Pompidou, em Paris.

Estação principal de Zurique

Uma vez na estação, você estará em frente à principal rua de compras de Zurique, a Bahnhofstrasse. Se o seu hotel for na Old Town, provavelmente você conseguirá ir a pé. Caso seja à beira do Lago Zurique, é melhor fazer baldeação na estação de trem. A mesma estação servirá de ponto de partida, caso você saia de Zurique para outras cidades suíças usando o trem.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás