O metrô em Bruxelas ajuda a se deslocar de forma mais fácil e rápida pela cidade. Inclusive para visitar o Atomium, saindo do centro da cidade, o metrô é a melhor forma. Por isso, separei algumas informações sobre a rede metroviária e dicas de como andar de metrô em Bruxelas.

Linhas de metrô em Bruxelas

Inaugurada em 1976, a rede metroviária de Bruxelas não é das mais complexas. São 4 linhas principais, sendo duas delas duplas, já que as linhas 1 e 5, em determinado ponto, se juntam. A partir daí, fazem o mesmo percurso até outro ponto em que se separam. Ou seja, se você quer ir para uma estação onde as linhas caminham juntas, você pode pegar o trem da linha 1 ou 5. O mesmo ocorre para as linhas 2 e 6. Recentemente foi criada a linha 7.

Mapa metroviário de Bruxelas

Comprando o bilhete do metrô

O primeiro ponto a levar em conta é saber qual estação você quer saltar. Em seguida, veja qual a linha que passa por ela e em qual sentido você tem que pegar o trem.

Nas estações existem máquinas onde você pode comprar seu próprio bilhete de metrô. Você seleciona o idioma e segue as instruções que são basicamente: 1) escolher bilhete de ida e volta ou somente um trecho; 2) quantidade de bilhetes; e 3) a forma de pagamento. É permitido pagamento com cartão ou com dinheiro. Nós optamos por usar o cartão.

Optamos pelo bilhete de ida e volta que funciona para duas viagens dentro de 24 horas. Ainda é permitido trânsito entre estações pelo período de 60 minutos. Ou seja, se na ida você precisar fazer baldeações entre as estações, não é necessário usar outro bilhete. O mesmo é válido dentro do período de 1 hora.

Faça reserva do seu hotel em Bruxelas

Como andar de metrô em Bruxelas

As estações de metrô são bem limpas e tranquilas, entretanto não usamos o metrô em Bruxelas no horário de pico. Cada estação apresenta uma decoração diferente. Como todas as placas na cidade, os idiomas francês e holandês são usados. O que chama bastante atenção é o painel de indicação das estações e horários dos trens presente em todas as estações.

Painel de indicação das estações de metrô em Bruxelas

Na foto acima está ilustrado o trajeto da linha 6 (azul) do metrô que vai de Roi Baudouin até Elisabeth. Estávamos na estação Heizel como a seta azul indica (1). O letreiro embaixo (2) indica a direção em que estamos indo, nesse caso direção Elisabeth e além disso, o número ao lado representa o tempo para chegar o próximo trem.

Em cinza (3) estão as estações que já passaram. O led luminoso em vermelho (4) indica onde os trens dessa linha estão. Ou seja, tem trem passando nas estações Belgica, Delacroix, Porte de Namur e Elisabeth. Dessa forma você também pode avaliar se o trem está se aproximando da estação em que você está, facilitando assim o planejamento da viagem.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Nossa, me surpreendi com o mapa das estações de metrô em Bruxelas. Parece que atende muito bem cidade, né?! (Ao menos tem bastante estações! hehehe)

    Bom saber que dá para pagar a passagem com cartão. Já passei apuros em outros lugares por não ter dinheiro trocado na hora de comprar os bilhetes.

    Abraço

    • Pagar em cartão facilita bastante, ainda mais quando precisamos de moedas e dinheiro trocado para usar as máquinas. A maior parte das atrações turísticas estão no centro de Bruxelas, mas para ter acesso a outras, só mesmo de metrô.

  • Acho sensacional poder me deslocar nas cidades de metrô! Muito funcional! Quando eles são simples como o metrô de Bruxelas, melhor ainda! :)

  • Adorei o posto sobre como andar de metro em Bruxelas. Acho que esse tipo de dica muito prática e útil. Interessantes as várias opções de bilhete.

  • Que massa! Então é fácil andar de metrô lá, né? Bruxelas é uma das minha grandes vontades em termos de viagem.

  • Toda vez q to em uma cidade grande com metrô, adoro andar nele! hahaha acho q eh coisa de quem mora em cidade sem metrô e já passou apertos para se locomover antes de uber e afins. É o melhor jeito, SEMPRE! As estação estão fixas marcadas em qualquer mapa e são infinitamente mais fáceis de entender as linhas do q nos ônibus. Quero muito conhecer a Bélgica e esse guia para o metrô de Bruxelas é muito útil!

    • Também acho o metrô um dos sistemas de transporte público mais tranquilos de usar em viagem. Sempre procuro usar para chegar até as atrações turísticas.

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás