Brasília

Um tour pela Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, foi projetada por Oscar Niemeyer e recebeu esse nome pois foi consagrada em 12 de outubro de 1967, dia da padroeira de Brasília e do Brasil. Inaugurada em 31 de outubro de 1970, a catedral é um dos marcos turísticos da cidade e foi tombada como obra de arte em 1º de junho de1967 e como monumento arquitetônico em 1991.

A planta circular, com 6 metros de diâmetro, é definida por 16 pilares curvos. Em seu interior, abriga pinturas de Athos Bulcão e Emiliano Di Cavalcanti, além de vitrais de Marianne Peretti. O altar e a cruz no topo da edificação foram doados pelo Papa Paulo VI. O batistério e o campanário completam o conjunto.

Para acessar a nave da igreja, desce-se uma rampa que leva ao subsolo. Ao entrar é possível observar estátuas de anjos que estão presas à laje do teto, como se estivesse voando sobre a nave. No interior também tem uma réplica da Pietá de Michelangelo, uma estátua de Dom Bosco e a cruz de madeira que data da primeira missa rezada na capital em 1957.

Na área externa, estão quatro estátuas de bronze esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, cada uma com três metros de altura, posicionadas à esquerda e à direita da entrada principal do Templo. Representam os quatro Evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e o pergaminho que trazem à mão os identifica como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo na Terra.

Ainda parte do conjunto arquitetônico da Praça de Acesso, à esquerda de quem entra situa-se a Cúpula do Batistério – uma construção de concreto armado, de forma ovoide, que protege e complementa o interior da Capela onde se realizam os batizados. Uma escada de mármore liga a parte externa do Templo ao Batistério, o que permite acesso direto a este, sem que seja necessário passar pela nave da igreja.

Situado à direita de quem entra, o Campanário apresenta-se de forma inovadora e ousada. Criado por Niemeyer para ser a Torre da Catedral, foi inaugurado em 1977. Mede 20 metros de altura e suporta quatro sinos de bronze, doados pelo Governo da Espanha. Três deles – Santa Maria, Pinta e Nina –, lembram as Caravelas de Cristóvão Colombo na descoberta da América. O quarto – Pilarica – é uma homenagem a Nossa Senhora do Pilar, muito cultuada naquele país. Desde 1987, controlados eletronicamente, os sinos tocam às 06h, às 12h e às 18h.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Eventos no Rio em outubro de 2025

A coluna Panorama Carioca está de cara nova. Agora trará sempre os principais eventos que…

% dias atrás

Meu Ano em Oxford: conheça as locações do filme

Desde sua estreia no início de agosto, Meu Ano em Oxford tornou-se um dos filmes…

% dias atrás

For Rainbow 2025: Fortaleza recebe maratona cinematográfica

De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow…

% dias atrás

Rio Gastronomia 2025 celebra 15 anos do festival culinário

Os apaixonados por boa comida já têm compromisso marcado: o Rio Gastronomia 2025 promete ser…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em agosto de 2025

Com a chegada do mês de agosto, muitos chefs mudam os cardápios de seus restaurantes,…

% dias atrás

Parador Lumiar: refúgio de charme para relaxar na Serra

Localizado no coração da Serra Fluminense, o Parador Lumiar Hotel & Spa é a escolha…

% dias atrás