Lisboa

Alfama em Lisboa: um tour pelo tradicional bairro lisboeta

Um dos bairros mais tradicionais e antigos, a Alfama em Lisboa teve seu apogeu na época em que os mouros dominavam a Península Ibérica. No início da Idade Média, os ricos habitantes começaram a se mudar por medo de terremotos e o bairro passou a ser povoado basicamente por pescadores e pessoas de baixa renda. Atualmente, é muito frequentado pelos turistas por conta do Castelo de São Jorge, mas além disso existem outras atrações bem interessantes no bairro.

Para chegar até o bairro uma opção é o elétrico (bonde) 28 ou o autocarro (ônibus) 737. Uma sugestão: visite primeiro o Castelo de São Jorge, que assim ficará mais fácil caminhar pelo bairro, já que estará em uma descida. Leia mais informações sobre o Castelo de São Jorge. Na minha opinião, andar a pé é sempre mais interessante para descobrir os cantinhos do local e a Alfama é um local a ser descoberto, já que abriga mercearias, lojas, restaurantes, casas de fado.

O nome Alfama deriva do árabe “al-hamma”, que significa banhos ou fontes, já que ali se encontrava um conjunto de nascentes minero-medicinais em decorrência de uma falha geológica. Muitas dessas nascentes se transformaram em chafariz, que estão espalhados pelas ruas. Pouca coisa da época moura ficou de pé após o terremoto de 1755, mas o clima do bairro ainda nos remete a essa época. Casas onde os varais com roupas penduradas colorem suas fachadas são a grande característica do bairro.

Vista de Alfama em Lisboa

Em um ponto alto da Alfama, está o Castelo de São Jorge, de onde se tem uma linda vista de Lisboa. Contudo, o bairro abriga outros mirantes – ou miradouros – que merecem destaque por sua beleza e pela vista que proporcionam. Se o turista for mais acima, além do castelo, chegará ao Miradouro da Nossa Senhora do Monte. Na descida do castelo, encontra-se o Miradouro de Santa Luzia é o mais famoso deles por apresentar uma vista privilegiada sobre o Tejo. No terraço ao lado da Igreja de Santa Luzia, um jardim florido e uma piscina. Chama atenção os dois painéis azulejados: um mostra a praça do Comércio antes do terremoto e o outro, o ataque do Castelo de São Jorge pelos cristãos em 1147.

Miradouro de Santa Luzia

Além da Igreja de Santa Luzia, na Alfama estão outras igrejas famosas da capital portuguesa. A antiga igreja de Santa Engrácia, hoje abriga o Panteão Nacional, onde estão os túmulos de grandes nomes da história portuguesa. Foi fundado no século 16, reconstruído em 1681 pelo arquiteto João Antunes, mantendo sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave da antiga igreja, decorada de mármores coloridos, característica da arquitetura barroca portuguesa. Entre as personalidades sepultadas no Panteão estão o escritor e dramaturgo Almeida Gerrett; Manuel de Arriaga, o primeiro presidente eleito da República de Portugal; Amália Rodrigues, uma das mais famosas cantoras de fado; o poeta João de Deus, entre outros. Quem estiver visitando o Panteão nas terças e sábados, pode aproveitar para conhecer a famosa Feira da Ladra – um mercado de pulgas -, que acontece semanalmente em sua proximidade.

Igrejas em Alfama

Dentre as mais visitadas destaca-se a Catedral da Sé que foi construída em 1150, no local onde havia uma mesquita, para o primeiro bispo de Lisboa, logo após a reconquista da cidade pelos portugueses. A Catedral foi destruída no terremoto de 1755 e reformada ao longo dos séculos, justificando a mistura de vários estilos arquitetônicos. A fachada em estilo românico lembra muito a Notre Dame de Paris, com dois campanários gêmeos unidos ao centro por uma rosácea. No interior predomina a nave românica com nove capelas e um claustro góticos. A grande “atração” da catedral sem dúvida é a pia batismal onde Santo Antônio foi batizado em 1195, escoltada por uma cena em azulejo onde o santo está pregando para os peixes.

Catedral da Sé de Lisboa

Aliás, Santo Antônio de Pádua é o santo mais querido dos lisboetas e foi declarado em 1934 padroeiro de Portugal pelo papa Pio XI. A popular Igreja de Santo Antônio está situada onde se acredita que ficava a casa onde nasceu. Também destruída pelo terremoto de 1755, a reconstrução foi conduzida pelo arquiteto Mateus Vicente, que foi responsável também pela linda Basílica da Estrela. O exterior da igreja estava em reforma agora em 2018, mas em 2011 pude tirar foto da fachada que mistura os estilos barroco e neoclássico. No interior, um painel de azulejos retrata a visita do papa João Paulo II em 1982. Por ser considerado o santo casamenteiro, muitos casais visitam a igreja para pedir proteção e prosperidade.

Igreja de Santo Antônio

Museus em Alfama

Por fim, Alfama também abriga dois museus interessantes. O Museu de Artes Decorativas que reúne um acervo de design e decoração doado pelo milionário português Ricardo do Espírito Santo, organizado de forma temporal. O museu funciona diariamente das 10h às 17h, com exceção das terças-feiras. Alfama é considerada o berço do fado e nada mais justo que ser o bairro onde está o Museu do Fado. A mostra conta a história do gênero musical popular e dramático, desde sua origem no século 19 até a atualidade. O museu está aberto de terça a domingo das 10h às 18h.

Reserve um dia do seu roteiro em Lisboa para explorar o bairro, aproveitando para comer em algum dos restaurantes da região. Por ali também é fácil encontrar lojas para todos os gostos. Desde artigos de decoração até souvenires típicos da região e de todo o país.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Oi!
    Adorei o conselho, mas ele veio meio tarde para mim.
    Fui ara Lisboa em 2019, mas só pór 2 dias. Infelizmente, passei longe de Lisboeta. Uma pena! Se eu soubesse que é tão bonito assim, teria ido, claro.
    Valeu pelos conselhos, vou seguir suas viagens de perto :)

  • Olá,

    Amei seu post, trouxe muitas informações valiosas de lugares que preciso conhecer. Alfama parece ser um lugar que me conquistaria, pois os dos pontos que você citou: igreja e museus, são coisas que normalmente adoro visitar em um local novo.
    Também amei as fotos, como sempre, você arrasou. Adoro as suas dicas, sempre tão precisas!

    Beijos!

  • Que lugar incrível! Eu realizei um sonho antigo no ano passado, que era conhecer o Uruguai. Com certeza, depois desse post, Lisboa está na minha lista de próximas viagens. Adorei!

  • Ai que incrível, eu amei. Parece ser um lugar lindo, essas fotos me deixam ainda mais com a vontade de sair por aí conhecendo o mundo. Amei o post!

  • alfama é linda, vale a pena visitar, e o miradouro é de deixar sem ar, sem palavras a aquela vista é de cortar a respiração é certamente o melhor sitio para ver lisboa no seu melhor

  • Alfama é linda, só a vista do miradouro é de deixar sem respiração é linda demais e é a melhor vista sob a cidade de lisboa, espero que tenhas feito um desvio e tenhas dado uma trica mos pasteis de belém

  • Olá, tudo bem?

    Eu não sabia da existência desse lugar, mas também não conheço Lisboa ou Portugal e vontade de conhecer não falta. Parece ser um lugar bem bonito! Obrigado pela dica!
    Abraço!

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Dia das Mães em Hotéis do Rio e São Paulo

Maio é o mês das mães. Aquela data que queremos celebrar aquelas que nos deram…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em maio de 2024

Maio começa agitado com o show da Madonna na praia de Copacabana. Com isso, alguns…

% dias atrás

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás