Termas de Puritama no Atacama
San Pedro de Atacama

Termas de Puritama: passeio para relaxar o corpo no Atacama

O passeio para as Termas de Puritama não é incluído em todos os roteiros turísticos do Atacama. Em especial por aqueles mais aventureiros, mas quando estive no Atacama em abril de 2015, optei por fazer e valeu a pena. Isso porque é um local onde conseguimos relaxar e aproveitar para dar um descanso ao corpo.

A palavra Puritama significa “água quente” na língua indígena chilena e reflete exatamente o que o local é. São 8 piscinas naturais de água doce com temperaturas em torno de 30 graus em uma área protegida, a 30 km ao norte de San Pedro de Atacama.

Como chegar às Termas de Puritama e quanto custa

Não são todas empresas de turismo que fazem esse passeio. As que não fazem normalmente dão a desculpa de que é um local onde é possível se chegar de táxi, por conta própria. A grande questão é que ao chegar no local de táxi, você ainda tem que descer uma grande ladeira até chegar na entrada das piscinas.

Ayllu Expediciones oferece esse passeio e como fechamos outros passeios com eles, incluímos a Termas de Puritama no nosso roteiro. A vantagem de ter fechado com eles, é que eles tinham acesso ao estacionamento na parte de baixo, já deixando você praticamente na porta do local.

Como outros passeios, o valor do ingresso não está incluído e nesse local o preço varia dependendo do horário da visita. Para as visitas da manhã o ingresso custava CLP 15.000. Para a visita à tarde o ingresso custava CLP 9.000. Fizemos a visita no período da manhã em que o local está mais vazio.

Visitando as Termas de Puritama

A empresa nos pegou no nosso hotel no Atacama e nos levou ao local. Nossa visita começou na primeira estação termal, uma piscina de acesso exclusivo para alguns hotéis. Contudo, a Ayllu nos proporcionou ter acesso e lá fizemos nossa base.

Reserve seu hotel no Atacama

A agência oferece roupão para os visitantes, o que é ótimo para evitar o choque térmico, já que ao sair da piscina quentinha temos que encarar um clima mais frio do ambiente.

Experiência nas termas de Puritama
Termas de Puritama com Ayllu

Se você pretende fazer o passeio por sua conta não esqueça de levar um roupão ou uma toalha. Um detalhe importante é que no local existem banheiros e vestiários para trocar de roupa, caso você esteja vindo direto de outro passeio ou já vestido em seu traje de banho. Como é preciso se deslocar de uma piscina para outra, recomendo levar chinelo para andar por entre as passarelas de acesso às piscinas.

As piscinas de água quente

As piscinas são todas em meio à natureza, com vegetação no seu entorno. Como elas foram construídas em um terreno em declive, algumas piscinas possuem pequenas “cascatas” dependendo da localização, o que já é um motivo a mais para relaxar, fazendo uma massagem natural nas costas e nas pernas.

Piscinas no Atacama
Piscinas nas Termas de Puritama

No deslocamento entre uma piscina e outra passamos por uma construção que parecia um pequeno santuário, totalmente rústico. Enquanto curtíamos as piscinas, a Ayllu montou para nós um coquetel com direito a pisco sour, vinho, sucos e água e alguns petiscos como queijo, azeitona e até mini-hambúrgueres que foram feitos na hora. Mais uma vez uma ótima infra-estrutura para nos sentirmos mais à vontade nesse local delicioso.

Coquetel Ayllu nas Termas de Puritama
Coquetel nas Termas de Puritama

Nós deixamos esse passeio para o último dia, justamente para podermos nos revigorar. Entretanto, é possível combinar com qualquer outro passeio, já que a duração é de apenas metade do dia (período da manhã ou tarde). Recomendo o horário da manhã mesmo pagando um valor mais caro no ingresso, pois é mais vazio. Como dá para ver nas fotos, as piscinas eram praticamente nossas, tinha apenas mais dois grupos pequenos no mesmo horário que nós. Por isso, organize seu roteiro de forma a tirar maior proveito desse passeio tão especial.

One thought on “Termas de Puritama: passeio para relaxar o corpo no Atacama

  1. esse foi um dos passeios que infelizmente não tive tempo de fazer no atacama. tivemos alguns problemas com uma empresa e perdemos muito tempo tentando pegar nosso dinheiro de volta e procurando uma nova agencia. não foi facil aheuahe ai por causa disso deixamos as termas de puritama de fora infelizmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *