Documentação

Seguro Viagem Nacional: vale a pena contratar?

As viagens nacionais serão o foco do brasileiro quando voltar a viajar, segundo pesquisa feita em nosso Instagram. O Brasil possui destinos com atrações de viagem diversas. Por isso, surge a dúvida sobre contratar ou não um seguro viagem nacional.

A importância do seguro viagem para destinos internacionais já está bem difundida entre os viajantes frequentes. Porém, muitos turistas ocasionais ainda não sabem que para entrar na Europa é exigido um seguro viagem. Assim como, que nos Estados Unidos, uma consulta médica pode ser muito cara, se não tiver um seguro viagem internacional.

Mas e para as viagens nacionais? Vale a pena contratar o seguro viagem nacional? Em Portugal, quando precisamos utilizar o seguro viagem internacional da APRIL, foi tudo perfeito. Por isso, procuramos a seguradora para conhecer mais sobre o seguro viagem nacional.

O que é o Seguro Viagem Nacional?

Com o início da retomada do turismo pelos destinos nacionais, a APRIL Brasil Seguro Viagem registrou aumento nas vendas do seguro viagem nacional. Só em julho, as vendas do produto chegaram a 34% do total dos bilhetes emitidos.

Contratar seguro viagem para o Brasil é mais comum do que se pensa. O seguro viagem nacional terrestre garante atendimento em português, em todo território brasileiro. A cobertura abrange despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas. Ademais, o atendimento é 24 horas em todos os dias da semana. Por fim, ainda oferece assistência para extravio de bagagem.

Todos os planos e coberturas da APRIL, por exemplo, são os mesmos para viagens nacionais e internacionais. A única diferença é que o valor da cobertura nacional é em Reais. 

Qual a diferença para Plano de Saúde?

A grande dúvida em contratar um seguro viagem nacional é a questão de possuir plano de saúde. Entretanto, nem todo convênio médico possui abrangência nacional. A grande maioria, por exemplo, é regional. Por exemplo, dos 47 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, menos de 20% têm um plano de saúde com cobertura nacional.

Dessa forma, se a viagem sair da área de cobertura, será necessário solicitar atendimento público pelo SUS. Ou então atendimento particular, que normalmente é caro. Especificamente, o seguro viagem APRIL oferece ainda a cobertura de repatriação do segurado. Dessa forma, possibilitando que ele volte à sua cidade, onde a cobertura do seu plano de saúde é válida.

Viagem Nacional em Destino de Aventura

Outro fator importante que temos que pensar em viagens internacionais é em relação a esportes. Igualmente, no Brasil, temos destinos esportivos e de aventura. Nesse caso, como devemos proceder? Há um seguro específico para esse tipo de viagem?

A APRIL nos disse que seus planos cobrem esportes, amadores ou profissionais. Além de mais de 50 modalidades esportivas. Então é importante sempre consultar o tipo de cobertura do seguro viagem, mesmo que pelo Brasil.

Conheça 6 hotéis no Brasil para relaxar e se isolar

Como proceder caso precise usar o seguro no Brasil?

Acionar o seguro funciona da mesma forma para viagens internacionais ou nacionais. O segurado da APRIL tem à disposição uma central de assistência própria 24 horas, com atendimento multicanal. É possível entrar em contato por telefone, WhatsApp, e-mail, usando a assistente virtual Margot ou o APP “APRIL móvel”. Os atendentes farão o direcionamento para as melhores opções, dentre as redes credenciadas. 

É sempre indicado contato com a central de assistência, que identificará exatamente qual a necessidade do atendimento. Entretanto, o reembolso também é 100% coberto, caso não seja possível contatar a central previamente.

A APRIL oferece coberturas a partir de 70 km da residência do segurado. Inclui ainda planos para compras em grupo ou familiares.

Vale a pena contratar um seguro viagem nacional?

Com base nessas informações, quando vale a pena contratar um seguro viagem nacional? Primeiramente, na nossa opinião, se você não tem plano de saúde, é importante contratar um seguro viagem nacional. No caso de possuir plano de saúde, é importante checar se ele tem cobertura em todo território nacional.

Outro fator importante para avaliar é se você está viajando em família ou grupo de amigos. Portanto, neste caso, onde nem todos tenham plano de saúde (ou cobertura nacional), achamos que vale a pena. Contratando o seguro viagem nacional para todos, impede que eventuais problemas estraguem a viagem de todos.

Aproveite e faça reserva do seu hotel pelo Brasil

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Por muito tempo eu nunca fui de contratar um seguro viagem nacional!
    Mas depois de conhecer essa opção percebi que faz todo sentido. Não viajo mais sem.

    Ótimas dicas!

    • Acho que o turista nacional vai se acostumando com a ideia e em breve se tornará parte do orçamento das viagens nacionais.

  • Estou cada vez mais convencida da necessidade de se contratar um Seguro viagem nacional! Até pouco tempo atrás eu não conseguia ver a necessidade, já que temos plano de saúde para toda a família. Porém, como os Seguros vão além do atendimento à saúde, os mesmos valem à pena quando há, por exemplo, extravio de bagagem. E seu texto explica bem isso e o Seguro se faz necessário para evitar alguns perrengues. Excelente seu texto!

    • Sim, para a questão de extravio de bagagem é muito importante estar amparado de alguma forma. O seguro viagem nacional cumpre essa meta.

  • Muito pertinentes suas colocações sobre seguro de viagem nacional. E, concordo com você, sem plano de saúde nacional, é bem importante contratar um seguro, sobretudo em viagens de aventura!

Posts recentes

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás

Onde comer Feijoada de São Jorge no Rio

No dia 23 de abril, o Rio de Janeiro se veste de vermelho e branco…

% dias atrás

7 Praias em Curaçao para conhecer e relaxar

Quem visita Curaçao tem que explorar algumas das mais de 40 praias que a ilha…

% dias atrás

Air France apresenta novo menu a bordo

A partir de abril, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres…

% dias atrás