Ushuaia é considerada a cidade mais austral da América do Sul pelo lado argentino. Por isso, é também chamada de cidade do “Fim do Mundo”. Ponto de partida de diversos cruzeiros para a Artártica, a cidade exibe diversas atividades turísticas. Apesar de ser um destino de inverno muito procurado pelos brasileiros, Ushuaia também pode ser facilmente explorada durante o verão. Elaboramos um roteiro de 3 dias em Ushuaia para você conhecer o melhor da cidade.

Como chegar a Ushuaia

Ushuaia foi fundada em 12 de outubro de 1884, quando a bandeira argentina foi primeiramente içada em sua latitude. Augusto Lasserre criou a subprefeitura de Ushuaia e desde então a cidade se desenvolveu a partir de um pequeno povoado, até atingir a marca de 100 mil habitantes permanentes. Atualmente, Ushuaia recebe cerca de 500 mil turistas por ano.

Para chegar a Ushuaia, a melhor forma é de avião. A Aerolineas Argentinas tem voos saindo das principais cidades argentinas, incluindo Buenos Aires. No entanto, é fácil conciliar a visita a Ushuaia com uma visita a El Calafate, como fizemos em fevereiro de 2023. Há voo direto de El Calafate para Ushuaia também. Daí, surge a dúvida de quantos dias ficar em Ushuaia. Eu recomendo ficar 3 dias em Ushuaia, considerando dias inteiros de passeio. Ou seja, sem contar o dia de chegada e saída. Dessa forma, você conseguirá fazer os principais passeios pela Terra do Fogo, como também é conhecida.

Roteiro de 3 dias em Ushuaia

Para aproveitar melhor a cidade, é preciso entender que os principais passeios são longe do centro de Ushuaia. Ou seja, você precisará contratar empresas especializadas para te levar aos locais mais interessantes em 3 dias em Ushuaia. Contudo, é interessante deixar um tempinho para visitar o centro da cidade para fazer compras e fazer uma refeição em algum dos restaurantes locais.

1º Dia em Ushuaia – Laguna Esmeralda e Museus

Laguna Esmeralda

Iniciando o roteiro de 3 dias em Ushuaia, sugiro começar com a trilha que leva à belíssima Laguna Esmeralda. Fizemos este passeio com a empresa Brasileiros em Ushuaia que nos pegaram no hotel Arakur Ushuaia Resort & Spa, onde nos hospedamos. O passeio se iniciou às 8h, saindo de Ushuaia pela Ruta 3 com destino ao ponto de início da trilha.

Depois de ouvirmos as instruções da nossa guia, adentramos um denso bosque da Patagônia Argentina. A trilha de aproximadamente 5 km é considerada de nível fácil, com apenas alguns aclives e declives. Durante o passeio, observamos as famosas turbas fueguinas, castoreiras, rios e lagos. Uma caminhada de aproximadamente 2 horas, cercada pela Cordilheira dos Andes. Ao chegarmos na Laguna Esmeralda, podemos contemplar a paisagem, enquanto fazemos uma parada de descanso para um café e lanche que a empresa oferece. Com o corpo e espírito renovados, iniciamos nossa caminhada de volta, que dura aproximadamente 2 a 2 horas e meia.

Trilha para a Laguna Esmeralda

Como o grupo caminha junto, o ritmo da caminhada é tranquilo, sem exigir muito fisicamente. Porém, é uma atividade indicada para pessoas de 10 a 65 anos em bom estado físico. Gestantes, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou circulatórios, problemas no joelho ou coluna, não devem fazer o passeio. Leia todos os detalhes do trekking para a Laguna Esmeralda.

Retornamos por volta das 14h, indo direto para o centro de Ushuaia. Sugiro uma parada para lanche no Marco Polo Free Life, no Hotel Cap Polonio, antes de visitar os museus da cidade. Pedimos um combo com café, suco e salada de frutas, além de croissant e torradas com geleia e requeijão. Uma delícia!

Lanche no Marco Polo em Ushuaia

Galeria Temática História Fueguina

Em seguida, conheça mais da história de Ushuaia na Galeria Temática História Fueguina. O museu se localiza na rua principal do centro de Ushuaia, a San Martin. Em dois andares de exposição interativa, aprendemos sobre a história de Ushuaia. Primeiramente, conhecemos sobre os pioneiros povos indígenas que habitavam a região e suas tribos. Muito interessante saber como eles viviam, seus rituais, hábitos de caça e como se locomoviam.

A partir daí, seguimos para a segunda seção do museu, sobre as embarcações que chegaram a Ushuaia. Em especial, uma área dedicada ao HMS Beagle, embarcação que deu nome ao canal Beagle. A embarcação era comandada por Robert FitzRoy e trazia também o grande pesquisador Charles Darwin. Este foi responsável por identificar diversas espécies da fauna e flora da região, que posteriormente seriam relatadas em seu livro “A Origem das Espécies”.

Por 45 anos, Ushuaia abrigou um presídio. A história do presídio, que compreende de 1903 a 1948, relatada na terceira parte da exposição do museu. Inclusive, é possível adentrar uma réplica das celas do antigo presídio. Contudo, a melhor forma de conhecer sobre o Presídio de Ushuaia é na próxima parada, o Museu Marítimo.

Galeria Tematica Historia Fueguina

Museo Maritimo de Ushuaia

Para finalizar o primeiro dos 3 dias em Ushuaia, vale a pena visitar o Museu Marítimo de Ushuaia. Este museu fica no local onde funcionava o antigo presídio de Ushuaia. Em verdade, cada pavilhão do antigo presídio abriga diferentes museus como o Museu do Presídio, o Museu Antártico e a Galeria de Arte de Ushuaia.

No Museu Marítimo, podemos conhecer a história da Terra do Fogo e como era a vida no arquipélago. Os povos originários, marinheiros europeus e suas expedições, bem como as histórias de missionários e maquetes dos navios exploradores. Já no Museu do Presídio, conhecemos sobre a história dos presos políticos e presidiários famosos. Além de poder adentrar uma ala não restaurada do prédio, que mostra exatamente como eram os corredores e celas na época que o presídio ainda funcionava.

Museu Marítimo de Ushuaia

Por fim, uma ala dedicada às primeiras expedições à Antártica e uma ala com obras de arte clássicas e modernas. Se você quiser explorar tudo, não se preocupe porque a entrada no museu é válida por dois dias.

2º Dia – Trem do Fim do Mundo e Navegação – Roteiro de 3 dias em Ushuaia

Tren del Fin del Mundo

Um passeio bem interessante para fazer em um roteiro de 3 dias em Ushuaia é andar no Tren del Fin del Mundo. Quem nos levou foi a agência Tours by Design em um tour que contempla o passeio de trem, um tour guiado pelo Parque Nacional Terra do Fogo e almoço no restaurante Alakush. este é um passeio de 5 horas de duração, ou seja, pode ser conciliado com outro, tranquilamente.

A van da Tours by Design nos pegou no hotel às 08h15, levando direto para o sudoeste da ilha, onde fica a estação de trem do Fim do Mundo. Os ingressos para o trem, na classe turística, já estão incluídos no passeio. Depois de 40 anos sem funcionar, em 1994, o Trem do Fim do Mundo recuperou parte do antigo trajeto. Dessa forma, ao pegar o trem, revivemos a história de Ushuaia, percorrendo o mesmo caminho que há anos atrás os presos costumavam percorrer para coletar lenha e pedras para a construção do presídio. O trem entra numa parte inacessível do Parque Nacional Terra do Fogo. O percurso dura aproximadamente 40 minutos e tem áudio guia em 7 idiomas diferentes.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Ao final do percurso de trem, a van da Tours by Design nos aguardava para levar até a Baía de Zaratiegui, onde está o correio mais ao sul do mundo. Dali é possível enviar uma carta para as pessoas que você ama. Mas também, carimbar seu passaporte – ou um postal comprado no local. Além disso, deste local é possível avistar a Ilha Redonda e uma paisagem encantadora que nos mostra a fauna e a flora do sul. Em seguida, uma parada na Baía de Lapataia, um ponto panorâmico que é o ponto mais ao sul com acesso por via terrestre.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Por fim, fizemos uma parada no restaurante Alakush onde almoçamos. Escolhemos de entrada Bruschetta de presunto de Parma com azeite, tomate e alho. Para os principais, escolhi o Raviolone de cordeiro com molho do bosque, enquanto o João foi de Milanesa. Tudo acompanhado de um Pinot Noir.

Almoço no restaurante Alakush

No Cais de Ushuaia

Completando nosso segundo dia de roteiro, fizemos a navegação com a Terramar Turismo que vai até a Isla Martillo. Este passeio dura 5 horas e compreende uma navegação pela Baía de Ushuaia através do Paso Chico, com três paradas panorâmicas. O ponto inicial de nosso passeio é o cais turístico de Ushuaia, onde inclusive recomendo tirar uma foto na placa turística de Ushuaia.

Tenda da terramar turismo, Placa Turística no cais e Barco da navegação

O navio da Terramar Turismo tem dois andares, com banheiros e bar com cafés e bebidas alcoólicas, bem como alguns petiscos, todos comprados à parte. Além disso, uma área externa de onde podemos ter uma vista panorâmica durante as paradas.

Navegação Pingüinera Isla Martillo

Saindo do cais, navegamos até a Isla de los Pájaros onde apreciaremos a avifauna da Terra do Fogo. Pudemos observar algumas aves como Albatroz-de-sobrancelha-preta, Patos Vapor, Cauquenes e gaivotas Kelp e Cinzentas. Além disso, observamos tamém leões marinhos de um e dois pêlos.

Em seguida, navegando pelo Canal Beagle até chegar ao Farol Les Eclaireurs (Os Iluminadores). Durante a parada, a guia conta a história do naufrágio do SS Monte Cervantes, que aconteceu em 1930. Continuando, navegaremos para o leste passando por Puerto Almanza na costa argentina e a Base Naval de Puerto Williams na costa chilena. Nossa última parada foi na Isla Martillo, onde tivemos a chance de ver uma colônia de pinguins de Magalhães e alguns exemplares de pinguins Gentoo. Sem dúvida, este é o ponto alto do passeio. Infelizmente não pudemos sair na ilha. Apenas uma empresa faz o passeio que permite andar pela ilha, mas mesmo assim com distância de segurança para os pinguins.

Navegação Pingüinera

Após o espetáculo de ver os pinguins, retornamos direto para o cais em Ushuaia. Confesso que achei esse percurso longo (2h30) e cansativo. No entanto, fomos agraciados com um lindo pôr-do-sol, já que no verão o sol se põe por volta das 21h.

3º Dia em Ushuaia – Lagos Off-Road e Cavalgada

Um passeio bem legal para finalizar seu roteiro de 3 dias em Ushuaia é o dos Lagos Off-Road. Fizemos este passeio com a agência Baqueanos de Tierra del Fuego, em um Toyota 4×4. Nosso guia Martín nos pegou no hotel às 09h, de onde seguimos para o norte pela estrada nacional N3, onde avistamos os vales e serras. Em seguida, pegamos a antiga Ruta 3 com terreno acidentado, mas facilmente acessado pela 4×4. Atravessamos a Cordilheira dos Andes, até chegar ao ponto com vista panorâmica do Lago Escondido.

Lago Escondido com Baqueanos em 4×4

Logo após, fizemos uma parada na propriedade da família Bronzovich, que data de 1956. Ali tomamos um café e comemos um bolo, para então, posteriormente, fazer o passeio a cavalo. Os cavalos da fazenda são mansos, preparados para levar os turistas ao passeio pela propriedade, guiada pelo caseiro da propriedade. A cavalgada dura em torno de 20 a 30 minutos.

Após a cavalgada, seguimos no 4×4 até o Lago Fagnano. Uma paisagem diferente, com terreno pedregoso e lago com pequenas ondas. Esta é certamente a parte mais radical, já que os carros 4×4 andam pelo lago, até retornar à estrada.

Cavalgada e Lago Fagnano

Por fim, chegamos a mais uma propriedade da Baqueanos, onde finalizamos com um almoço típico, que inclui tábua de queijos e charcutaria de entrada. Seguido de um churrasco com corte de carne típico da região e legumes grelhados. Tudo acompanhado de muito vinho, um Malbec da região. Por fim, chá, café e um alfajor caseiro, que sem dúvida, foi o melhor que já comi na Argentina. Retornamos para o hotel por volta das 18h.

Almoço com Baqueanos

Roteiro de 3 dias em Ushuaia – Onde Comer

Uma sugestão de almoço especial para incluir em seu roteiro de 3 dias em Ushuaia é no Reinamora, que faz parte do hotel Los Cauquenes Resort & Spa. Optamos pelo menu de três etapas que compreende entrada, prato principal e sobremesa.

Para iniciar, escolhemos a Provoleta defumada na lenha com molho picante de cebola e bacon. Ainda o polvo na grelha com batatas confitadas e molho criolo de milho defumado. Para acompanhar a refeição escolhemos um Chardonnay da Patagônia Argentina. Como principal as escolhas foram: os deliciosos Sorrentinos de merluza negra com creme de tomate assado e azeitonas pretas. E o risoto de beterraba assada marinada em sálvia fresca, queijo brie e brotos de cebola fresca. Para finalizar, as sobremesas foram Mousse de chocolate 80% com coração cítrico e Panqueca de doce de leite com creme e frutas cítricas.

Menu de Três Etapas no Restaurante Reinamora

Sem dúvida, uma experiência gastronômica incrível para vivenciar em Ushuaia. Todos os pratos estavam deliciosos e o atendimento foi excelente. Se tiver oportunidade, pegue uma mesa perto das janelas para almoçar com uma vista incrível da Baía de Ushuaia.

Nosso roteiro de 3 dias em Ushuaia foi organizado em conjunto com o Turismo de Ushuaia.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Posts recentes

Festival Brasil Sabor com pratos promocionais no Rio

De 16 de maio a 02 de junho acontece a 18ª edição do Festival Brasil…

% dias atrás

Dia das Mães em Hotéis do Rio e São Paulo

Maio é o mês das mães. Aquela data que queremos celebrar aquelas que nos deram…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em maio de 2024

Maio começa agitado com o show da Madonna na praia de Copacabana. Com isso, alguns…

% dias atrás

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás