Região Serrana Rio de Janeiro

2 restaurantes na Região Serrana do Rio

Sair do Rio e subir a serra para aproveitar um final de semana é bom em qualquer estação do ano. Nada melhor que aproveitar para conhecer bons restaurantes. Por isso, aproveitamos para conhecer 2 restaurantes na região serrana com propostas diferentes. Ótimas opções de onde comer em Itaipava e Araras.

Il Perugino – Itaipava

Especializado em culinária italiana, o Il Perugino Ristorante é reconhecido pelo Guia 4 Rodas como um dos melhores estabelecimentos do país. O restaurante está sob comando do chef e também dono do restaurante, Sormany Justen, que combina pratos consagrados com um toque de contemporaneidade.

Além de um amplo salão, decorado de forma requintada para receber os clientes, o restaurante conta com uma enoteca com três mil vinhos armazenados na área climatizada ou em exposição. O restaurante trabalha com diversas importadoras que garantem a venda de vinhos do novo e do velho mundo. Além disso, os interessados têm a possibilidade de comprar os vinhos, mesmo sem consumir no restaurante, com preços competitivos.

De entrada optamos pela Burrata com la pizze bianchi (creme de muçarela especial com folhas verdes e pizza branca), enquanto aguardávamos pelos pratos principais. As escolhas foram o Risotto di gamberi rucola i zafferano (risoto de camarões, rúcula e açafrão) e o Pappardelle com ragú d’anatra e porcini (massa fresca de corte largo com ragu de pato e funghi porcini). O ragu de pato estava delicioso, bem desfiado e temperado, combinando perfeitamente com a massa.

Para fechar bem o jantar, escolhemos como sobremesa o Crocante de banana com sorvete de creme, uma massa crocante bem recheada com banana. Bem gostosa. Os preços podem não ser os mais baratos, mas achei que valeu a pena para conhecer o local que foi muito bem recomendado por uma amiga, até porque as porções foram bem satisfatórias.

restaurantes na Região Serrana
Il Perugino em Itaipava

Afrânio – Araras

Araras tornou-se um pólo gastronômico importantes na região serrana do Rio. O que me chamou mais atenção foi o fato do restaurante estar completamente integrado à natureza. Dessa forma, você consegue comer bem, em um ambiente aconchegante e uma trilha sonora agradável.

Fomos almoçar no Afrânio, a caminho da casa de uma amiga em Araras. O local não estava cheio, mas para jantar, acredito ser bom fazer reserva com antecedência. O restaurante tem uma parte interna com móveis antigos e um clima de casa na serra. Contudo, preferimos almoçar na varanda que fica aos fundos, em um deck imerso na natureza.

Optei pelo Pappardelle com Ragu de Coelho. A massa estava al dente e o ragu com molho bem temperado e abundante no prato. O João optou pelo Atum Oriental, pedaços de atum mal passado com crosta de gergelim, servido com arroz de amêndoas e molho teriyaki. Achei o arroz seco demais para acompanhar o peixe. De sobremesa, o Delícia de Chocolate, um mousse de chocolate servido com sorvete de creme e pedaços de morango. Delicioso.

restaurantes na Região Serrana
Afrânio Restaurante

Restaurantes na Região Serrana – Serviço

Il Perugino Ristorante: Estrada União e Indústria, 10550 – Itaipava – Tel.: (24) 2222-3092 – Aberto de quarta a domingo, a partir das 12h30.

Afrânio Restaurante: Estrada Bernardo Coutinho, 3575 – Araras – Tel.: (24) 2225-0705 – Aberto diariamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *