Veneza

Arte em Veneza: conheça o Peggy Guggenheim Collection

Quando se fala em Veneza, vem à cabeça passear de gôndola pelos canais e conhecer a famosa Piazza San Marco. Dessa forma, a possibilidade de conhecer um museu com obras de arte famosas, acaba em segundo plano. Contudo, um local que deve ser incluído em um roteiro de arte em Veneza é a antiga casa de Peggy Guggenheim.

O Peggy Guggenheim Collection é um museu à beira do Grande Canal, inaugurado em 1951 no Palazzo Venier dei Leoni. Após uma exposição na Bienal de Veneza em 1948, Peggy Guggenheim resolveu se mudar para a cidade, escolhendo o palácio dos anos 1750 como sua casa. Apesar de ser um palácio não-finalizado, Peggy encontrou ali o local perfeito para levar sua coleção de arte pessoal.

No início de 1951, Peggy Guggenheim abriu sua casa e coleção ao público. A partir daí, continuou a fazê-lo todos os anos até sua morte em 1979, aos 81 anos. Ex-esposa do artista Max Ernst e sobrinha de Solomon Robert Guggenheim, este museu abriga uma coleção um tanto pequena quando comparada aos demais museus Guggenheim. Em 1980, o Peggy Guggenheim Collection abriu pela primeira vez sob a administração da Fundação Solomon R. Guggenheim, à qual Peggy Guggenheim havia doado seu palazzo e coleção durante sua vida.

Garanta bons preços de hotel em Veneza

Arte em Veneza e a coleção de Peggy Guggenheim

Dentre a coleção pessoal de Peggy Guggenheim, estão grandes obras do Cubismo, Futurismo, Pintura Metafísica, Abstração Europeia, Surrealismo, Expressionismo Abstrato Americano. São obras de grandes mestres da arte como, por exemplo, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Magritte, Constantin Brancusi e Jackson Pollock.

Parte das obras estão expostas na parte interna da casa, mas algumas podem ser vistas no jardim externo. Entre elas “Woman Walking” de Alberto Giacometti, “The Angel of the City” de Marino Marini e “Changing Alces, Changing Time, Changing Thoughts, Changing Future” de Maurizio Nanucci.

Peggy Guggenheim Collection em Veneza

No jardim também está o local onde foram enterrados os restos mortais de Peggy Guggenheim e de seus cachorros. Outra atração localizada nos jardins, desde 2003 é a Yoko Ono Wish Tree, onde os visitantes deixam seus principais desejos escritos em pequenos cortes de papel. São desejos dos mais variados, até o de “perder a virgindade” como vi quando estive por lá (risos).

A meu ver um dos museus mais interessantes de arte em Veneza. Além disso, de lá se tem uma bela vista dos canais da cidade. O museu está aberto de quarta à segunda de 10h às 18h, permanecendo fechado às terças-feiras, com ingresso no valor de 15 € (preço em maio de 2018).

Está localizado no Grande Canal, entre a Ponte Accademia e a Igreja de Santa Maria della Salute. Para chegar basta pegar o vaporetto 1 ou 2, saltando nas paradas Accademia ou Salute.

Endereço: Palazzo Venier dei Leoni – Dorsoduro 701 – Tel.: +39 041 2405 411

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Eventos no Rio em outubro de 2025

A coluna Panorama Carioca está de cara nova. Agora trará sempre os principais eventos que…

% dias atrás

Meu Ano em Oxford: conheça as locações do filme

Desde sua estreia no início de agosto, Meu Ano em Oxford tornou-se um dos filmes…

% dias atrás

For Rainbow 2025: Fortaleza recebe maratona cinematográfica

De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow…

% dias atrás

Rio Gastronomia 2025 celebra 15 anos do festival culinário

Os apaixonados por boa comida já têm compromisso marcado: o Rio Gastronomia 2025 promete ser…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em agosto de 2025

Com a chegada do mês de agosto, muitos chefs mudam os cardápios de seus restaurantes,…

% dias atrás

Parador Lumiar: refúgio de charme para relaxar na Serra

Localizado no coração da Serra Fluminense, o Parador Lumiar Hotel & Spa é a escolha…

% dias atrás