Sevilha

Metropol Parasol: a maior estrutura de madeira do mundo

Além de exibir monumentos e construções centenárias, Sevilha apresenta uma estrutura moderna, inaugurada na última década, como prova de que a cidade espanhola continua se atualizando. O Metropol Parasol – também conhecido como Setas de Sevilla – é a maior estrutura em madeira do mundo.

metropol parasol

O Metropol Parasol está localizado na Plaza de la Encarnación. O projeto do arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann é a maior estrutura em madeira do mundo e recebe também o nome de Setas de la Encarnación ou Setas de Sevilla, que traduzindo para o português seria “Cogumelos de Sevilha”. Isto porque a estrutura consiste em seis guarda-sóis com a forma de cogumelos de grandes dimensões (foto aérea ao lado).

Inaugurada em 06 de maio de 2011, a construção faz parte do projeto de renovação da Plaza de la Encarnación, transformando-a em um novo centro urbano contemporâneo. O que me chamou atenção foi como essa estrutura em madeira se mantém em pé e inalterada frente às intempéries. A estrutura cujo desenho se inspira nas abóbadas da catedral de Sevilha, é composta por mais de 3 mil peças unidas através de barras de aço fundido, montadas in loco e capazes de suportar as altas temperaturas de Sevilha. As extremidades dos elementos de madeira de pinheiro finlandês se acoplam nessa estrutura e toda ela está protegida por um revestimento de poliuretano impermeável, mas que permite a transpiração.

A primeira fase da construção do Metropol Parasol revelou vestígios de uma grande parte do período romano, assim como uma casa islâmica dos séculos XII e XIII. Estes restos arqueológicos foram mantidos e estão localizados em um espaço de 4.879 m² no subsolo, chamado Antiquarium, rodeado por uma redoma de vidro. É ali que estão também a lojinha de souvenires e a bilheteria onde se adquire o ingresso para o mirante – no valor de €3 em fevereiro de 2018 -, cujo acesso se dá por elevador. No nível da rua, ainda funciona um mercado de alimentos e área comercial.

Na base da estrutura, a 5 metros do nível da rua, com acesso por alguns degraus ou por escada rolante, chega-se à Plaza Mayor, um espaço aberto de 3.500 m² onde acontecem atividades de lazer, shows e eventos culturais. Neste ponto, estamos exatamente abaixo dos grandes cogumelos, que dali parecem mais guarda-sóis.

A parte que atrai os turistas é justamente o mirante, de onde se tem uma das melhores vistas de toda cidade de Sevilha. Esse mirante panorâmico de 360 graus está a 28,5 metros de altura e o visitante pode circular pelas passarelas curvilíneas de 250 metros que serpenteiam por cima de toda estrutura. Subimos no final da tarde e pudemos presenciar um belo pôr-do-sol, de um ângulo bem diferente. De lá é possível enxergar as partes mais altas de monumentos e construções do centro histórico e arredores como a Plaza de España, o Oratório de San Felipe Neri, a Giralda e a cúpula da Catedral de Sevilha, assim como das igrejas do Divino Salvador e da Anunciação.

Após circular por toda estrutura e tirar várias fotos, o visitante ainda pode parar para um rápido lanche ou tomar algo no pequeno bar localizado no mirante. A estrutura é aberta ao público, sendo pago apenas o acesso ao mirante, que funciona todos os dias das 10h às 23h de domingo a quinta; e até às 23h30, às sextas e sábados.

Sem dúvida um local que merece ser visitado quando estiver em Sevilha. Aproveite para conhecer outras belezas que a cidade guarda.

Endereço: Plaza de la Encarnación, s/n

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

6 thoughts on “Metropol Parasol: a maior estrutura de madeira do mundo

  1. Aí eu amo viajar conhecer lugares diferentes fiquei encantada ainda não fiz um viagem internacional mas quem sabe né amei as dicas que você deu

  2. Olá,

    Uau, parece ser um grande monumento, que nos deixa babando em todos os sentidos. Ainda não o conhecia, mas fiquei impressionada com o tamanho do local e sua estrutura. A vista é realmente muito bonita e deve ser um deleite passear pelo mirante. Suas fotos estão um arraso e nos deixa encantados pelo local. Arrasou!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *