Amsterdam

Keukenhof: o jardim de tulipas na Holanda

As tulipas são consideradas ícones da Holanda, sempre muito lembradas ao falar do país. Em Amsterdam é possível encontrar tulipas no mercado das flores, mas para visitar os grandes jardins, só mesmo em um passeio para outras regiões do país, que pode ser feito a partir de Amsterdam como uma day trip. É o caso dos jardins do Parque Keukenhof, em Lisse.

Flores ornamentais do gênero de plantas liliáceas, as tulipas são formadas por uma única flor em cada haste, com folhas alongadas, apresentando seis pétalas ou na forma com pétalas dobradas, podendo atingir de 30 a 60 cm de altura. Apesar da grande associação das tulipas com a Holanda, engana-se quem acha que as flores são originárias do país.

Estudos indicam que as tulipas surgiram na Turquia e foram levadas para a Holanda em 1560 pelo botânico Conrad von Gesner. Inclusive, o nome tulipa, deriva da palavra turco-otomana “tulbend”, que significa turbante. Mas por quê as tulipas se tornaram um dos símbolos da Holanda?

Por apresentar primaveras frias, o clima da Holanda é adequado ao cultivo e florescimento dessa planta, sendo o solo bem drenado e úmido do país, outro fator que ajuda bastante. De meados de março ao final de maio, as tulipas transformam grandes partes da Holanda em uma colorida colcha de retalhos. Em Amsterdam, é possível ver (e comprar) algumas tulipas no mercado de flores flutuante, o Bloemenmarkt, na rua Singel às margens dos canais da cidade.

Porém, para visitar os grandes e coloridos jardins de tulipas, só saindo de Amsterdam. Um passeio muito comum feito durante o período em que as tulipas estão florescendo é visitar o Parque Keukenhof, em Lisse. Em minhas duas vezes na cidade, não consegui ir até lá, pois não estava ainda na época correta, mas minha mãe esteve lá em 2017 e disse que é inesquecível.

Keukenhof é o maior e mais famoso parque de flores do mundo, são 32 hectares cobertos por flores de várias cores e formatos, totalizando mais de 7 milhões de bulbos em flor, com um total de 800 variedades de tulipas. Além das tulipas, outras flores também ganham vez, como as orquídeas dispostas em um orquidário. Durante a temporada, o parque também recebe diversos eventos relacionados a flores.

Para quem quer levar consigo souvenir desse passeio, pode optar por comprar as tulipas na lojinha que fica dentro do parque. Aqueles que preferirem, podem comprar as tulipas feitas em madeira ou as estampadas em camisetas e canecas. No parque também está à disposição dos visitantes um restaurante no estilo self service que serve lanches e comidas.

Keukenhof é também uma grande festa para crianças, com atividades como a caça ao tesouro, labirinto e o playground. Famílias e visitantes também podem optar pelo aluguel de bicicletas para explorar o parque pedalando. Veja como foi a experiência do blog Ligado em Viagem visitando os campos de tulipas de bicicleta.

A temporada das tulipas – e consequentemente de abertura do parque – acontece entre março e maio. Neste ano de 2019, o Keukenhof está aberto de 21 de março a 19 de maio, das 8h às 19h30. Quando for à Holanda para ver as tulipas florescendo, não importa para onde você olhe, os campos serão diferentes e sem dúvida muito coloridos.

Endereço: Stationsweg 166A – 2161 AM – Lisse

Além das tulipas, os moinhos também são típicos da Holanda. Saiba onde encontrar os moinhos de vento na Holanda.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

10 thoughts on “Keukenhof: o jardim de tulipas na Holanda

  1. Olá,

    Sou apaixonada por flores, então este passeio com certeza iria me fisgar completamente. Deve ser maravilhoso ir visitar um campo de tulipas, pois elas são magníficas. Gostei de saber que acaba se tornando um passeio familiar, pela diversidade de coisas disponíveis para os pequenos. As suas fotos ficaram MARAVILHOSAS, assim como o post está incrível e completo. Adorei!

    Beijos!

  2. Olá!
    Meu Deus que sonhooooo!!!!
    Eu sou apaixonada por esse Jardim de Tulipas na Holanda!!!! É um dos lugares que está na minha lista de ir antes de morrer rs
    Adorei saber que dá pra levar tulipas como souvenir!!! E, cara, amei suas fotos!!!!!

    Grande beijo,

  3. Amsterdam é um dos destinos que está se aproximando na minha lista e o teu post me deixou em alerta em relação ao mês que iremos escolher para finalmente desvenda-la. Achei o jardim lindo, a minha filha iria amar passear neste local. Amei a dica.

  4. Que encanto é conhecer um campo de tulipas na Holanda, deve ser como estar em um sonho! Amo flores e as tulipas estão entre as minhad preferidas, acho belas e intrigantes. Já vi que a melhor época de visitas é mesmo a primavera, se um dia for até lá não vou me esquecer da dica!

  5. Olá 🙂
    Que post interessante, eu acho as tulipas lindas, mas não sabia que elas eram surgiram na Turquia. Deve ser incrível poder conhecer os jardins cheios delas.
    Adorei o post e as fotos estão incríveis, com toda a certeza se um dia tiver oportunidade será um dos lugares que irei conhecer.
    ótima quinta

  6. Oi Leo! Eu AMO tulipas e meu sonho é ir no jardim de Holanda. Acho um cenário lindo, totalmente apaixonante e muito de filme. Espero mesmo ter a oportunidade de conseguir ver pessoalmente. Enquanto isso, vou indo em Holambra mesmo, que é mais perto hahaha
    Amei as fotos! Beijos

  7. Que lugar lindo, parece ter uma energia incrivel.
    Espero um dia que Deus me abencoe com cenários lindos assim, eu adoraria visitar um lugar como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *