Lisboa

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa

Quando se visita Lisboa, ouve-se muito falar do terremoto de 1755 que devastou boa parte da cidade. Uma das edificações que foi abalada por este grande terremoto e posteriormente por um incêndio, foi a Igreja do Carmo. Atualmente, suas ruínas se tornaram uma atração turística em Lisboa. Com partes da igreja expostas no Museu Arqueológico do Carmo, o complexo é certamente um grande memorial desta catástrofe.

A Igreja do Carmo foi construída em 1389 sobre a colina em frente ao Castelo de São Jorge por devoção religiosa de D. Nuno Álvares Pereira, sepultado posteriormente no local. O espaço religioso rivalizava com a Sé de Lisboa e com o Convento de São Francisco, pelo fato de estar associado ao nome de um dos mais famosos heróis portugueses da Idade Média. A igreja e convento em estilo gótico teve seu teto colapsado com o terremoto de 1755. Foram mantidos os pilares e arcos das naves, atualmente visíveis no momento em que se visita.

Em 1756 iniciou-se uma reconstrução em estilo neogótico, que foi interrompida definitivamente em 1834. Em meados do século 19, foi decidido não continuar a reconstrução do edifício, deixando o corpo das naves da igreja a céu aberto. O edifício ainda conserva estruturas e elementos primitivos. Entre os quais figuram os portais e a zona da antiga cabeceira da igreja. Objetos religiosos e artísticos que foram encontrados após o terremoto, foram então expostos em um museu.

O Museu Arqueológico do Carmo (MAC) foi fundado em 1864 por Joaquim Possidônio Narciso da Silva, primeiro presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Foi o primeiro museu de Arte e Arqueologia do país. Com a finalidade de guardar e expor importantes peças escultóricas procedentes de antigos edifícios arruinados, bem como elementos integrantes do próprio templo, descoberto entre os escombros. O museu incorporou ao longo dos séculos, conjunto de peças de valor histórico, arqueológico e artístico, em cronologia ampla.

A saber, não é permitido fotografar no interior do museu. Para ter uma noção de como era a igreja, vale ver a maquete da Igreja do Carmo no século 14. Compondo o acervo está a pia batismal da igreja e o painel de azulejos que representa a Deposição de Cristo. Além disso, o túmulo do Rei D. Fernando I, uma estátua de São João Nepomuceno, entre outras relíquias. Destaca-se também a coleção de epigrafia romana, a coleção de cerâmicas e múmias pré-colombianas e o acervo originário da escavação do Castro de Vila Nova de São Pedro, na Azambuja.

O Museu Arqueológico do Carmo está aberto de segunda a sábado das 10h às 18h. Contudo, de junho a setembro, fecha às 19h. Vale a pena chegar cedo, para garantir fotos sem muita gente no entorno. O ingresso em agosto de 2018, custou 4€. Para mais informações, visite o site do museu.

Endereço: Largo do Carmo – Tel.: +351 21 347 86 29 / 21 346 04 73

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Veja os comentários

  • Eu não sabia da ocorrência desse terremoto.. aliás nem sabia que ocorriam terremotos fortes em Portugal. A Igreja do Carmo perdeu o telhado mas virou um ponto turístico lindo.

  • Achei o valor do ingresso para o museu arqueológico do Carmo super baratinho e ja anotei aqui para chegar cedo, afinal de contas foto com varias pessoas ao redor ninguém merece né.

  • Não me canso de ver fotos da Igreja do Carmo. O museu arqueológico me pareceu super interessante e com preço acessível. Gostei muito do contexto histórico do post!

  • Adorei as dicas e a baita aula de história! =)
    Sem dúvida é um lugar que não dá pra deixar de fora do roteiro. Tanto pela importância histórica, como também pela beleza do lugar!

    Abraço

  • Sabe aquela dica que vem em boa hora? Então, essa igreja e museu arqueológico em Lisboa é um lugar que eu quero muito incluir no meu roteiro! Adorei saber os detalhes e irei em novembro com certeza! Obrigada!!

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Festival Brasil Sabor com pratos promocionais no Rio

De 16 de maio a 02 de junho acontece a 18ª edição do Festival Brasil…

% dias atrás

Dia das Mães em Hotéis do Rio e São Paulo

Maio é o mês das mães. Aquela data que queremos celebrar aquelas que nos deram…

% dias atrás

Gastronomia e Eventos no Rio em maio de 2024

Maio começa agitado com o show da Madonna na praia de Copacabana. Com isso, alguns…

% dias atrás

As 7 Suítes Mais Elegantes do Brasil

Editada por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, a revista que leva o mesmo nome…

% dias atrás

As melhores pizzarias da América Latina

O guia mais influente do setor mundial de pizzas, 50 Top Pizza, elegeu as melhores…

% dias atrás

Experiências Gastronômicas a bordo do Norwegian Aqua

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou novas experiências gastronômicas e de bebidas a bordo do Norwegian Aqua.…

% dias atrás