Hoje tem Curry no Rio
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Hoje tem Curry: restaurante indiano no Rio

Viajar para outros destinos através da gastronomia é algo que sempre busco fazer, mesmo na minha cidade. Melhor ainda quando consigo conciliar essa viagem gastronômica com visita a pontos turísticos. Foi justamente o que fiz ao conhecer o Hoje tem Curry na Lapa, uma vez que o restaurante indiano no Rio está localizado em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Gastronomia Indiana na Lapa

O Hoje tem Curry funcionou durante muitos anos na cozinha do The Maze no Rio. A maior obra de arte a céu aberto do Rio atualmente se encontra fechada, mas com previsão de reabertura. Enquanto isso, podemos aproveitar para comer os deliciosos pratos do restaurante indiano no Rio, na Lapa. Mais especificamente em um casarão na famosa Escadaria Selarón. Ou seja, perfeito conjugar uma visita a escadaria mais famosa do Rio a um almoço ou jantar indiano.

É um restaurante familiar que tem à frente o chef anglobrasileiro Bruno Nadkarni, neto de indianos. Junto a ele a paulistana Mariana Luia, que desde 2008 comandaram juntos o restaurante no The Maze e desde 2020, tocam o restaurante indiano no novo endereço na Lapa.

A essência do restaurante são os currys, presentes não só na culinária indiana, mas também em outros países como a Tailândia. Na essência, o curry é uma mistura de especiarias como, por exemplo, pimentas, cardamomo, coentro, canela, entre outros. Amplamente, o curry pode ser usado em carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, assados e cozidos. Dessa forma, a versatilidade é o pontapé para a criação dos mais diversos pratos.

Ambiente do Hoje tem Curry

O ambiente do Hoje tem Curry mistura a arte em azulejos de Jorge Selarón com a decoração com itens clássicos da Índia. Destaca-se a varanda com mesas em meio às árvores, dando um ar totalmente intimista ao restaurante indiano no Rio. Estátuas e tapetes indianos trazem o toque da Índia ao interior do casarão na Lapa, incluindo Lord Ganesh que saúda os visitantes. A parte interna inclusive é bem espaçosa, abrigando mesas para grupos maiores.

No entanto, o cantinho mais charmoso do restaurante foi onde almoçamos. A sacada debruçada sobre a área externa do Hoje tem Curry é o local perfeito para um almoço ou jantar a dois. A pintura em textura amarela com vermelho abrilhantam o local que apresenta duas colunas clássicas. Um ambiente belíssimo e super instagramável.

Ambiente do Hoje tem Curry na Lapa
Ambiente do Hoje tem Curry na Lapa

Experiência Gastronômica no Restaurante Indiano no Rio

Nossa experiência gastronômica no Hoje tem Curry começou com a porção de Veg Kafta, bolinhos de legumes, ricota e especiarias. Servido em porções de 3 ou 6 unidades, vem acompanhado de delicioso chutney verde. Para acompanhar, o Lassi, uma bebida tradicional indiana feita com iogurte, água de rosas, cardamomo e fruta. Em específico no Hoje tem Curry, feito com manga, o que torna o Mango Lassi ainda mais refrescante e gostoso.

No cardápio, os pratos principais podem ser servidos sozinhos com opções de acompanhamentos. No entanto, optamos pelo Thali, o “PF indiano” do Hoje tem Curry. Ou seja, todas as opções de prato principal acompanham samosa recheada com legumes e especiarias, chutney da estação, arroz basmati, pão chato, raita de iogurte e dal, um cozido de lentilhas. Certamente a melhor forma de viajar pela gastronomia do restaurante indiano no Rio.

Pedi o prato angloindiano mais famoso, o Chicken Tikka Massala. Pedaços de filé de frango marinados e assados à moda tandoori, servidos em molho cremoso feito com tomates, castanha de caju, manteiga, cardamomo negro e canela indiana. Para quem gosta de um bom tempero, sem ser tão apimentado, é a pedida certa.

O João já optou pelo Pork Vindaloo, curry marcante do sul da Índia e um dos preferidos dos carnívoros e amantes do toque mais apimentado. São pedaços de sobrepaleta suína marinados e cozidos com uma combinação única levemente adocicada de especiarias indianas e vinagre de vinho tinto.

Por fim, pedimos o Gulab Jamun é uma sobremesa bem diferente do que estamos acostumados, mas surpreendente. É um bolinho frito feito de khoya (leite em pó), iogurte, água de rosas e cardamomo, servido em uma delicada taça. Macio e molhadinho, encerrou de forma perfeita nosso almoço no Hoje tem Curry.

Pratos do restaurante indiano no Rio
Pratos no restaurante indiano no Rio

Considerações Finais

Sem dúvida, um lugar que a gente pretende voltar e levar os amigos para conhecer. Os preços são justíssimos, o que torna o restaurante uma ótima opção custo-benefício no Rio. Posso dizer que fui à Índia sem sair do Rio de Janeiro. Por isso, se estiver pelo centro do Rio e quiser ter uma experiência gastronômica diferente, então vá ao Hoje tem Curry.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *