NA TELA E NO SOM

Festival de Cinema Italiano começa hoje sua 16a edição

Começa hoje o 16º Festival de Cinema Italiano. Entre 05 e 12 de novembro, os longas inéditos vão estrear nas salas de cinema do Petra Belas Artes. Mais uma vez, o evento apresenta o melhor do cinema italiano, incluindo filmes contemporâneos de veteranos como Pupi Avati (“Ela Ainda Fala Comigo”) e jovens estreantes, como Stefano Sardo (“Uma Relação”). O cinema de gênero também está no festival, assim como documentários e suspenses dramáticos.

Vale ressaltar que nas sessões presenciais, oito dos filmes exibidos estiveram presentes na seleção do renomado Festival de Veneza de 2021. No entanto, o Festival de Cinema Italiano contará também com o formato online. Este formato acontecerá até 05 de dezembro, através do site do Festival, com uma seleção de 16 filmes inéditos e 16 clássicos. As  sessões online são gratuitas.

Filmes do 16o Festival de Cinema Italiano

Os 16 filmes transitam em diversos temas e gêneros. Abordam relações familiares, como “Deixe-me ir”,  de Stefano Mordini, protagonizado pelos astros Stefano Accorsi e Valeria Golino. Mas também traz releituras de personagens clássicos, como “Todos por 1 – 1 Por Todos”, que retoma os famosos mosqueteiros de Dumas, numa versão cômica. Também faz parte do festival “Com todo o coração”, de Vincenzo Salemm, um dos filmes mais vistos na Itália este ano. Os longas inéditos concorrem ao Prêmio Pirelli, concedido ao filme mais visto pelo público.

O cinema de gênero também está no festival, como o apocalíptico “A terra dos filhos”, dirigido por Claudio Cupellini, a partir da famosa HQ homônima de Gian Alfonso Pacinotti, um dos principais quadrinhistas italianos. Ademais, integram a programação o documentário “As coisas que restam”, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso; e o suspense dramático “Ar Parado”, de Leonardo Di Costanzo, protagonizado por Toni Servillo, Silvio Orlando.

Já a retrospectiva exclusivamente online “As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano” permitirá ao público de todo o país (re)visitar filmes e trilhas que se tornaram clássicas. O destaque da seleção deste segmento são obras de mestres como Federico Fellini (“Os Palhaços”), Sergio Leone (“Era uma vez na América”), Dario Argento (“O Pássaro das Plumas de Cristal), Lina Wertmüller (“Mimi, O Metalúrgico” e “Amor e Anarquia”), e Damiano Damiani (“Advertência”).

João Marcelo

Companheiro de viagem e responsável pelos bastidores das fotos nos diversos destinos visitados. Amante da sétima arte, está por dentro do que rola no mundo do cinema.

Posts recentes

Hamnet reacende o legado de Shakespeare em West Midlands

Hamnet, adaptação do premiado romance de Maggie O’Farrell, chega às telas como um dos fortes…

% dias atrás

Nobu Cape Town reabre com novidades no One&Only Cape Town

Recentemente me hospedei no One&Only Cape Town em minha viagem para a Cidade do Cabo.…

% dias atrás

Cicloturismo de Luxo na Europa: Temporada 2026

Viajar no próprio ritmo, cruzar vilarejos históricos e transformar cada quilômetro em parte da jornada.…

% dias atrás

Chip Internacional Brasil Roaming: Internet em mais de 110 Países

Seja para férias, viagem a negócios, intercâmbio ou mochilão, o chip internacional Brasil Roaming é…

% dias atrás

Esqui em Montana: resort de luxo em Big Sky dá acesso direto às pistas

Entre os picos grandiosos das Montanhas Rochosas, o One&Only Moonlight Basin marca a aguardada chegada…

% dias atrás

Eventos no Rio em Fevereiro de 2026

Fevereiro é sinônimo de Carnaval! E claro, o Rio de Janeiro não fica de fora,…

% dias atrás