Após repaginamento do ambiente, o Bottega Gastrobar em Botafogo renova também seu cardápio. Quem assina o novo menu é o chef Leo Guida, enquanto o chef Rapha Melo assume o comando da cozinha. Fui conhecer as novidades do menu do gastrobar e conto com detalhes a minha experiência gastronômica por lá.
Quem desenvolveu o menu do Bottega Gastrobar foi o chef Leo Guida, que vem despontando com menus cheios de técnica em seu restaurante Amana, na Serra da Tiririca, em Niterói. Após cinco anos de atuação no grupo Troisgos, quem comanda a cozinha do dia a dia do Bottega é o jovem chef Rapha Melo. O atento olhar do chef vai desde a seleção dos insumos frescos até a entrega do prato finalizado com aromas e sabores apurados.
O Bottega Gastrobar se localiza no polo gastronômico de Botafogo, servindo almoço executivo, mas também promovendo happy hour e eventos de guest bartender. Recentemente, o ambiente foi totalmente repaginado. A começar pela charmosa varanda com mesas altas e bancos no balcão do bar, que ganha espaço também na área de entrada. De lá saem os drinques criados pelo mixologista Renato Tavares.
No salão do primeiro andar, as mesas ganham espaço para o almoço executivo. No entanto, à noite, o salão ganha poltronas que compõem pequenos lounges para uma vibe mais descontraída. É neste andar que está a elegante adega com opções de rótulos internacionais, selecionados pela proprietária Carol Bustamante. No segundo andar, um salão que pode ser fechado para eventos de médio porte. Foi no segundo andar que tivemos nossa experiência gastronômica para experimentar os novos pratos do cardápio.
Minha experiência gastronômica no Bottega Gastrobar começou ainda no térreo, com o Gin gin Mule preparado pelo bartender Matheus Duarte. O drinque com base de gin Ivai leva ainda ginger ale, tangerina, folhas de louro e tônica artesanal. Ainda experimentei durante o jantar o brasileiríssimo Jorge Amado feito com cachaça Gabriela cravo e canela, maracujá fresco, baunilha, limão siciliano e hortelã. Mas, certamente, o meu preferido foi o Negroni do Serrado feito com Gin Ivaí de Seriguela, Vermute tinto, Campari e manga.
Para acompanhar, de entrada experimentei o delicioso croquete de pato com laranja kinkan e mayo de wasabi. Além do surpreendente Pintxo, uma sardinha marinada servida em ciabatta artesanal com pesto de tomate e salsa verde. Em seguida, experimentei o Lingoto de aioli, bangnetto verde e alicci e o Ceviche de pesca do dia com lula empanada na semolina e leche de tigre de maracujá. Duas ótimas pedidas para começar a experiência no Bottega Gastrobar, inclusive compartilhando com amigos à mesa.
Na ala dos pratos principais, opções do mar como a Pesca do dia com crosta de ervas e molho beurre blanc de cerveja. Além disso, gostei muito do Polvo ao Pastor que chega à mesa com tortilla de quinoa da casa e tartar de abacaxi defumado. Quem não abre mão de uma boa carne, o Bife Ancho com molho chimi churri, que chegou à mesa no ponto perfeito para meu paladar. Sem dúvida, o grande destaque foi o Schnitzel de porco preto finalizado com cogumelos e tomates confitados. Além da apresentação ser elegante, a carne estava suculenta.
As proteínas podem vir acompanhadas de guarnições à parte. Certamente vale a pena pedir o Palmito gratinado com Bottarga. Ainda figuram no cardápio, Radicchio com ameixa tostada e redução de azeite balsâmico; Tomatinhos confitados, uvas verdes, pesto e alho negro; e Cebolas carameladas. Outras sugestões são Batata Hasselback com coalhada e ovas de peixe voador; Jollof Rice, porçao de arroz Jasmin frito com aioli e cebolinha tostada; e Alho poró com salsa verde, lâminas de guanciale e alicci.
Por fim, para adoçar o paladar, Tarta Basca de queijos, preparada com canastra e brie; e Twist de doce de leite e missô contemplam a releitura da Bannofee. Mas a minha preferida foi a mousse de chocolate finalizada com morangos flambados no Cointreau e crocante de cacau. De comer rezando!
Além do menu a la carte, o Bottega Gastrobar serve almoço executivo sazonal preparado de acordo com os ingredientes orgânicos recebidos. O menu contempla entrada, prato principal e sobremesa. O gastrobar funciona de terça a quinta das 12h às 16h e das 18h às 24h. Às sextas, a casa encerra as atividades à 01h. Aos sábados, o horário é das 12h à 01h e aos domingos das 12h às 24h.
Endereço: R. Visconde de Caravelas, 121 – Botafogo – Tel.: (21) 97662-5691
A coluna Panorama Carioca está de cara nova. Agora trará sempre os principais eventos que…
Desde sua estreia no início de agosto, Meu Ano em Oxford tornou-se um dos filmes…
De 22 a 29 de agosto, Fortaleza será palco da 19ª edição do For Rainbow…
Os apaixonados por boa comida já têm compromisso marcado: o Rio Gastronomia 2025 promete ser…
Com a chegada do mês de agosto, muitos chefs mudam os cardápios de seus restaurantes,…
Localizado no coração da Serra Fluminense, o Parador Lumiar Hotel & Spa é a escolha…