Na minha opinião, a melhor forma de conhecer Lisboa é a pé, já que a cidade concentra as principais atrações turísticas facilmente conectadas. Claro que apresentar um sistema de transporte público bom, otimiza o tempo. Nesse sentido, o metrô em Lisboa facilita bastante visto que atende boa parte da cidade. Optei por usar o metrô, muitas vezes depois de uma dia inteiro de caminhada.

Cartão Viva Viagem

Para utilizar o metrô é preciso adquirir o cartão Viva Viagem, que é recarregável, com validade de 1 ano. O cartão é facilmente comprado nas máquinas de auto-atendimento que aceitam cédulas, moedas e cartão de crédito/débito. Adquirido o cartão Viva Viagem, é preciso carrega-lo com títulos de viagem, que são os créditos para viajar no metrô. Importante ressaltar que cada passageiro deve ter o seu cartão, não podendo usar um mesmo Viva Viagem para mais de uma pessoa.

São dois tipos de título: o ocasional carregável no Viva Viagem, mais utilizado pelos turistas; e o frequente carregável no cartão Lisboa Viva, mais usado pelos moradores. Uma vez carregado seu cartão, é preciso fazer a validação do título nos canais de entrada e saída. A validação é efetuada mediante a aproximação do cartão aos validadores que se encontram nos canais de acesso. O título é devidamente validado quando o validador emite “luz verde” e as portas dos canais de acesso abrem. Logo após a validação na entrada, o título tem duração de uma hora, desde que o passageiro não tenha saído da estação.

Usando o Viva Viagem

Linhas do metrô em Lisboa

O metrô em Lisboa – Metro – é formado por 4 linhas diferenciadas por cores (amarela, verde, azul e vermelha). A linha vermelha leva até o Aeroporto de Lisboa. Então é uma opção para quem não quer gastar muito com táxi ou Uber. A mesma linha também passa pela estação de trem Oriente, outra alternativa para quem chega e sai de Lisboa.

As linhas verde e azul levam ao centro e principais atrações turísticas. Inclusive tem paradas próximas à estacão de trem de Rossio, de onde saem os trens que vão para Cascais e Sintra, cidades próximas a Lisboa, incluídas no roteiro de muitos visitantes.

O Metro funciona todos os dias, no período das 06h30 à 01h. O título em agosto de 2018 custava 1,45€, sendo que a compra do primeiro bilhete Viva Viagem, acresce o valor de 0,50€. Um outro passe que integra a Carris, Metro e a CP, nos circuitos urbanos de Lisboa, é o passe Navegante. Este passe permite sair do Cais do Sodré até Belém utilizando a Linha Cascais.

Leo Vidal

Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Compartilhe
Publicado por
Leo Vidal

Posts recentes

Ceias de Natal nos Hotéis, Restaurantes e por Encomenda

O Rio já está em clima de Natal. Por isso preparamos um roteiro completos de…

% dias atrás

Moonlight Basin: refúgio de luxo do One&Only nas montanhas de Montana

Entre as montanhas imponentes das Rochosas, o One&Only Moonlight Basin marca a estreia da marca…

% dias atrás

Universo Spanta 2026: line-up, datas e tudo sobre o festival

O Universo Spanta 2026 já está confirmado e promete agitar o verão carioca com uma programação diversa,…

% dias atrás

Natal nos Shoppings do Rio com uma programação mágica

O Natal nos shoppings do Rio de Janeiro promete uma temporada repleta de luzes, emoção…

% dias atrás

Botecar Rio 2025: festival celebra os botecos cariocas

Há mais de uma década celebrando a cultura botequeira em Belo Horizonte, o Botecar está…

% dias atrás

Eventos no Rio em novembro de 2025

Faltam 2 meses para acabar o ano! Com isso, começam a surgir os eventos de…

% dias atrás