metrô em Bruxelas
Bruxelas

Como andar de metrô em Bruxelas

O metrô em Bruxelas ajuda a se deslocar de forma mais fácil e rápida pela cidade. Inclusive para visitar o Atomium, saindo do centro da cidade, o metrô é a melhor forma. Por isso, separei algumas informações sobre a rede metroviária e dicas de como andar de metrô em Bruxelas.

Linhas de metrô em Bruxelas

Inaugurada em 1976, a rede metroviária de Bruxelas não é das mais complexas. São 4 linhas principais, sendo duas delas duplas, já que as linhas 1 e 5, em determinado ponto, se juntam. A partir daí, fazem o mesmo percurso até outro ponto em que se separam. Ou seja, se você quer ir para uma estação onde as linhas caminham juntas, você pode pegar o trem da linha 1 ou 5. O mesmo ocorre para as linhas 2 e 6. Recentemente foi criada a linha 7.

Linhas de metrô em Bruxelas
Mapa metroviário de Bruxelas

Comprando o bilhete do metrô

O primeiro ponto a levar em conta é saber qual estação você quer saltar. Em seguida, veja qual a linha que passa por ela e em qual sentido você tem que pegar o trem.

Nas estações existem máquinas onde você pode comprar seu próprio bilhete de metrô. Você seleciona o idioma e segue as instruções que são basicamente: 1) escolher bilhete de ida e volta ou somente um trecho; 2) quantidade de bilhetes; e 3) a forma de pagamento. É permitido pagamento com cartão ou com dinheiro. Nós optamos por usar o cartão.

Optamos pelo bilhete de ida e volta que funciona para duas viagens dentro de 24 horas. Ainda é permitido trânsito entre estações pelo período de 60 minutos. Ou seja, se na ida você precisar fazer baldeações entre as estações, não é necessário usar outro bilhete. O mesmo é válido dentro do período de 1 hora.

Faça reserva do seu hotel em Bruxelas

Como andar de metrô em Bruxelas

As estações de metrô são bem limpas e tranquilas, entretanto não usamos o metrô em Bruxelas no horário de pico. Cada estação apresenta uma decoração diferente. Como todas as placas na cidade, os idiomas francês e holandês são usados. O que chama bastante atenção é o painel de indicação das estações e horários dos trens presente em todas as estações.

como andar de metrô em Bruxelas
Painel de indicação das estações de metrô em Bruxelas

Na foto acima está ilustrado o trajeto da linha 6 (azul) do metrô que vai de Roi Baudouin até Elisabeth. Estávamos na estação Heizel como a seta azul indica (1). O letreiro embaixo (2) indica a direção em que estamos indo, nesse caso direção Elisabeth e além disso, o número ao lado representa o tempo para chegar o próximo trem.

Em cinza (3) estão as estações que já passaram. O led luminoso em vermelho (4) indica onde os trens dessa linha estão. Ou seja, tem trem passando nas estações Belgica, Delacroix, Porte de Namur e Elisabeth. Dessa forma você também pode avaliar se o trem está se aproximando da estação em que você está, facilitando assim o planejamento da viagem.

9 thoughts on “Como andar de metrô em Bruxelas

  1. Nossa, me surpreendi com o mapa das estações de metrô em Bruxelas. Parece que atende muito bem cidade, né?! (Ao menos tem bastante estações! hehehe)

    Bom saber que dá para pagar a passagem com cartão. Já passei apuros em outros lugares por não ter dinheiro trocado na hora de comprar os bilhetes.

    Abraço

    1. Pagar em cartão facilita bastante, ainda mais quando precisamos de moedas e dinheiro trocado para usar as máquinas. A maior parte das atrações turísticas estão no centro de Bruxelas, mas para ter acesso a outras, só mesmo de metrô.

  2. Toda vez q to em uma cidade grande com metrô, adoro andar nele! hahaha acho q eh coisa de quem mora em cidade sem metrô e já passou apertos para se locomover antes de uber e afins. É o melhor jeito, SEMPRE! As estação estão fixas marcadas em qualquer mapa e são infinitamente mais fáceis de entender as linhas do q nos ônibus. Quero muito conhecer a Bélgica e esse guia para o metrô de Bruxelas é muito útil!

    1. Também acho o metrô um dos sistemas de transporte público mais tranquilos de usar em viagem. Sempre procuro usar para chegar até as atrações turísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *