Campos do Jordão em 3 dias
Campos do Jordão

Campos do Jordão em 3 dias: o que visitar e conhecer

Já tinha algum tempo que não ia a Campos do Jordão e voltei recentemente para conhecer alguns locais que não tive chance antes. O roteiro que elaborei permite conhecer as principais atrações de Campos do Jordão em 3 dias. Claro que para quem for mais aventureiro e quiser fazer trilhas e outras atividades afins, vale acrescentar alguns dias a mais neste roteiro.

Apesar de morar no Rio, fui de avião até São Paulo e aluguei um carro para subir a serra, como expliquei melhor nesta matéria de como chegar a Campos do Jordão. E ao chegar na cidade, passa-se pela primeira atração turística, o pórtico da cidade com a inscrição Campos do Jordão, onde muitos param para fazer foto. Essa eu dispensei.

Estar de carro na cidade ajuda bastante para ir à atrações turísticas mais distantes do centro turístico de Capivari, como foi o caso do Parque Amantikir. O parque fica no alto, com uma vista incrível da Serra da Mantiqueira, mas o encanto de seus jardins se iguala à beleza da vista. Caminhar com calma por toda a área verde do parque, tirando fotos e apreciando a natureza não pode ficar de fora do roteiro de Campos do Jordão. Diria até que é uma atração turística obrigatória para quem visita a cidade. E a dica: vá para aproveitar o momento, sem pressa! Afinal, você terá tempo de aproveitar as outras atividades de Campos do Jordão em 3 dias.

Retornando para o centro turístico, passamos por Vila Abernéssia, um bairro comercial de Campos do Jordão. Parei para conhecer a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, toda pintada em azul e branco. A igreja foi construída em 1932 dedicada à Santa teresinha do Menino Jesus, canonizada em 1925.

Já à beira da principal via de acesso a Capivari, está a Praça da Bandeira, muito famosa na época do Natal, quando recebe diversos enfeites de temática natalina. A praça foi inaugurada em festividade marcante, prestigiada por grande parte da população de Campos do Jordão e diversas autoridades, no dia 19 de novembro de 1942. Antigamente, principal ponto de encontro da população jordanense, hoje atrai alguns turistas o chafariz com um globo terrestre ao centro de uma bacia revestida de azulejos.

Campos do Jordão em 3 dias

No segundo dia, a dica é começar a manhã no Alto da Boa Vista, mais especificamente fazendo o tour por dentro do Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do Governador de São Paulo. O tour é gratuito e guiado, mas fique atento aos horários. Quanto mais cedo chegar, menos fila você enfrentará provavelmente.

Uma vez no Alto da Boa Vista, vale a pena incluir a visita ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. O local abriga esculturas da famosa artista em um jardim aberto e o auditório onde é realizado o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão. 

Aproveite o final do dia para curtir alguns dos restaurantes e bares da rua Djalma Forjaz no centro de Capivari, sem deixar claro de experimentar os clássicos gastronômicos de Campos do Jordão.

Completando o roteiro de Campos do Jordão em 3 dias, por que não aproveitar para fazer umas compras na cidade? O centrinho de Capivari tem várias opções de lojinhas e centros comerciais que vendem roupas de inverno, itens de decoração e claro, chocolates! Circulando pelo centro de Capivari, vale a pena notar a arquitetura que lembra as vielas suíças, em especial na Praça São Benedito, onde fica a Igreja em homenagem ao santo.

Campos do Jordão em 3 dias

Não muito longe dali, aproveite para subir de teleférico até o mirante do Morro do Elefante. Eu sinceramente não tive coragem de subir, já que é apenas uma cadeirinha que me pareceu bem frágil, mas tinha bastante gente subindo. Outro local típico é visitar a estação de trem Emílio Ribas, de onde sai um trem que leva a Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha. O passeio de trem deve ser comprado com antecedência. Preferi apenas fazer umas fotos pelos trilhos – claro com atenção para a circulação dos trens – um clássico que todo visitante faz.

Outras atividades se encaixam em um roteiro de Campos do Jordão em 3 dias. Se tiver outras dicas, deixe mensagem nos comentários. Vamos adorar saber o que fazer em uma próxima vez na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *