Já tinha algum tempo que não ia a Campos do Jordão e voltei recentemente para conhecer alguns locais que não tive chance antes. O roteiro que elaborei permite conhecer as principais atrações de Campos do Jordão em 3 dias. Claro que para quem for mais aventureiro e quiser fazer trilhas e outras atividades afins, vale acrescentar alguns dias a mais neste roteiro.
Apesar de morar no Rio, fui de avião até São Paulo e aluguei um carro para subir a serra, como expliquei melhor nesta matéria de como chegar a Campos do Jordão. E ao chegar na cidade, passa-se pela primeira atração turística, o pórtico da cidade com a inscrição Campos do Jordão, onde muitos param para fazer foto. Essa eu dispensei.
Estar de carro na cidade ajuda bastante para ir à atrações turísticas mais distantes do centro turístico de Capivari, como foi o caso do Parque Amantikir. O parque fica no alto, com uma vista incrível da Serra da Mantiqueira, mas o encanto de seus jardins se iguala à beleza da vista. Caminhar com calma por toda a área verde do parque, tirando fotos e apreciando a natureza não pode ficar de fora do roteiro de Campos do Jordão. Diria até que é uma atração turística obrigatória para quem visita a cidade. E a dica: vá para aproveitar o momento, sem pressa! Afinal, você terá tempo de aproveitar as outras atividades de Campos do Jordão em 3 dias.
Retornando para o centro turístico, passamos por Vila Abernéssia, um bairro comercial de Campos do Jordão. Parei para conhecer a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, toda pintada em azul e branco. A igreja foi construída em 1932 dedicada à Santa teresinha do Menino Jesus, canonizada em 1925.
Já à beira da principal via de acesso a Capivari, está a Praça da Bandeira, muito famosa na época do Natal, quando recebe diversos enfeites de temática natalina. A praça foi inaugurada em festividade marcante, prestigiada por grande parte da população de Campos do Jordão e diversas autoridades, no dia 19 de novembro de 1942. Antigamente, principal ponto de encontro da população jordanense, hoje atrai alguns turistas o chafariz com um globo terrestre ao centro de uma bacia revestida de azulejos.
No segundo dia, a dica é começar a manhã no Alto da Boa Vista, mais especificamente fazendo o tour por dentro do Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do Governador de São Paulo. O tour é gratuito e guiado, mas fique atento aos horários. Quanto mais cedo chegar, menos fila você enfrentará provavelmente.
Uma vez no Alto da Boa Vista, vale a pena incluir a visita ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. O local abriga esculturas da famosa artista em um jardim aberto e o auditório onde é realizado o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Aproveite o final do dia para curtir alguns dos restaurantes e bares da rua Djalma Forjaz no centro de Capivari, sem deixar claro de experimentar os clássicos gastronômicos de Campos do Jordão.
Completando o roteiro de Campos do Jordão em 3 dias, por que não aproveitar para fazer umas compras na cidade? O centrinho de Capivari tem várias opções de lojinhas e centros comerciais que vendem roupas de inverno, itens de decoração e claro, chocolates! Circulando pelo centro de Capivari, vale a pena notar a arquitetura que lembra as vielas suíças, em especial na Praça São Benedito, onde fica a Igreja em homenagem ao santo.
Não muito longe dali, aproveite para subir de teleférico até o mirante do Morro do Elefante. Eu sinceramente não tive coragem de subir, já que é apenas uma cadeirinha que me pareceu bem frágil, mas tinha bastante gente subindo. Outro local típico é visitar a estação de trem Emílio Ribas, de onde sai um trem que leva a Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha. O passeio de trem deve ser comprado com antecedência. Preferi apenas fazer umas fotos pelos trilhos – claro com atenção para a circulação dos trens – um clássico que todo visitante faz.
Outras atividades se encaixam em um roteiro de Campos do Jordão em 3 dias. Se você tiver mais dias disponíveis, pode esticar a viagem até Monte Verde em Minas Gerais, que fica perto. Aproveite as dicas do blog Viciada em Viajar e saiba o que fazer em Monte Verde.
Campos do Jordão é uma delícia! Quando conheci estava com pé operado e não pude passear tanto, adorei as suas dicas e quando voltar quero conhecer tudo.
Tomara que volte logo e possa passear bastante Aline.
Morro de vontade de conhecer Campos do Jordão. Adorei esse roteiro para se fazer em 3 dias o que me facilita ainda mais em uma viagem de fim de semana prolongado. Muita coisa linda para se ver e fazer! Sensacional!
A vantagem de seguir esse roteiro de 3 dias em Campos do Jordão é justamente essa, não é necessário mais do que um feriado prolongado.
Visitei Campos já fazem alguns anos e fiquei encantada pela cidade com sua arquitetura, gastronomia e a agitação contagiante da Vila Capivari. Infelizmente perdi a maioria das fotos que fiz lá, preciso voltar para capturar tudo de novo. Amei suas dicas de Campos do Jordão em 3 dias, a cidade vale muito a pena mesmo.
Perder fotos é muito triste, mas as lembranças na memória amenizam um pouco. Melhor ainda é ter a chance de voltar e registrar tudo de novo, que espero que seja em breve.
Preciso voltar em Campos do Jordão! Um lugar encantador Adorei ler esse post com dicas do que fazer em 3 dias por lá! Não sabia de alguns desses atrativos!
Melhor é poder fazer esse roteiro em um feriado prolongado, por exemplo.